Blog de William Mendes, ex-dirigente sindical bancário e ex-diretor eleito de saúde da Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil
31.12.10
Avaliação política e sindical de 2010
Artigo de William Mendes
E então terminou o ano de 2010... 2011 vem aí com desafios tremendos para a classe trabalhadora...
Caros companheiros, amigos e colegas bancários (homens e mulheres, claro!),
Avalio que vencemos muitas batalhas no ano civil que se encerra. Elegemos o projeto mais democrático, popular e nacional-desenvolvimentista para o Brasil para os próximos quatro anos.
Fizemos uma boa luta da categoria bancária na Campanha Nacional dos Bancários deste ano. Os avanços econômicos foram importantes, mas não podemos esquecer que tivemos avanços sociais também para a categoria como, por exemplo, combate ao assédio moral e igualdade de direitos entre as pessoas. Seguimos acumulando forças para as próximas lutas contra os banqueiros e governos.
Não tenho NENHUMA ILUSÃO sobre as dificuldades imensas que teremos na correlação de forças que comporão o próximo governo. A classe trabalhadora não terá moleza. A pauta derrotada está pautando o novo governo através da grande mídia, através dos partidos de composição e, INFELIZMENTE, através de membros do Partido dos Trabalhadores que vergonhosamente defendem os interesses dos empresários, dos salafrários e da elite local (se eu citar alguns serei criticado, mas, dane-se!). Exemplos domésticos: sr. Vaccarezza, sr. Palocci e sr. Zé Cardozo "Dantas" - todos do PT paulista.
Para obtermos vitórias nas batalhas da classe trabalhadora nos próximos 4 anos teremos que ser muito aguerridos, unidos e os nossos sindicatos devem estar sempre nos locais de trabalho fazendo aquilo que um sindicato CUTista deve fazer:
-ORGANIZAR A BASE
-PREPARAR A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
-MOBILIZAR E PREPARAR A CORRELAÇÃO DE FORÇAS
-BUSCAR NEGOCIAÇÕES
-CONTRATAR O QUE FOR POSSÍVEL PARA OS TRABALHADORES
A CUT preparou a PLATAFORMA DA CLASSE TRABALHADORA no ano de 2010. Ela deve servir de referência para que nossos sindicatos, nossos trabalhadores e demais movimentos sociais pressionem o Governo Dilma Rousseff, os governos locais e os parlamentos em relação ao que esperamos deles - poderes constituídos - para que o Brasil siga crescendo com justiça e distribuição da riqueza do país.
Se posso desejar alguma coisa para aquelas pessoas com quem convivo e tenho contato, DESEJO QUE PASSEM O ANO TODO PRIVILEGIANDO A VISITA AOS LOCAIS DE TRABALHO, PARA ESTARMOS SEMPRE PRÓXIMOS DAQUELES QUE SÃO NOSSA RAZÃO DE SER - OS TRABALHADORES REPRESENTADOS.
DESEJO TAMBÉM QUE LEIAM E ESTUDEM, AO MENOS UMA HORA POR DIA, PARA ESTARMOS MAIS PREPARADOS NA REPRESENTAÇÃO E DIREÇÃO DO MOVIMENTO SINDICAL EM PROL DE NOSSOS TRABALHADORES.
E QUE NUNCA, MAS NUNCA MESMO, ESQUEÇAMOS QUE NOSSO OBJETIVO DEVE SER MELHORAR A VIDA DA CLASSE TRABALHADORA E DE NOSSOS REPRESENTADOS ENQUANTO CATEGORIA PROFISSIONAL, E NUNCA A DISPUTA DE PODER PELO PODER.
BOM 2011 DE LUTA E UNIDADE A TODOS!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário