12ª Conferência Nacional dos Bancários define minuta da campanha salarial 2010
Temas da pauta são emprego, remuneração, saúde do trabalhador, segurança bancária e sistema financeiro nacional. Um total de 692 delegados do país inteiro participa do evento
Começa nesta sexta-feira, dia 23 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), a 12ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, com a realização de painéis, abertura solene, análise de conjuntura, trabalho em grupos e plenárias, para debater temas como emprego, remuneração, saúde do trabalhador, segurança bancária e Sistema Financeiro Nacional. Dois são os objetivos: promover uma discussão democrática e a mais ampla possível com os bancários e estreitar a unidade nacional da categoria bancária.
O evento acontece no Windsor Barra Hotel e se estende até domingo, dia 25 de julho, cabendo-lhe definir os eixos, o plano de lutas, o calendário de mobilização e a pauta de reivindicações da categoria bancária para a campanha salarial 2010, que envolve trabalhadores das instituições financeiras públicas e privadas. Essa conferência está sendo organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT). A data-base dos bancários é 1º de setembro.
A abertura solene da 12ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro está marcada para a noite desta sexta-feira (23 de julho), às 18h30. O ato de abertura será conduzido por Carlos Cordeiro, presidente da Contraf/CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, para quem essa “conferência nacional coroa um processo democrático de participação dos bancários, que passou pelas consultas, por assembleias em sindicatos e pelas conferências estaduais e regionais”.
A estimativa é de que a 12ª Conferência Nacional da Contraf/CUT reúna 692 delegados de todo o país, eleitos em conferências regionais ou congressos estaduais, além de observadores inscritos e profissionais de imprensa. O portal da Contraf/CUT (www.contrafcut.org.br) transmitirá ao vivo os principais momentos do evento, por meio da webtv, com cobertura online.
O debate sobre conjuntura política e econômica será seguido da apresentação da pesquisa nacional realizada pela Contraf/CUT. Os painéis previstos são os seguintes: Emprego (Ângela Maria Carneiro Araújo – professora de Ciências Sociais da Unicamp e Miguel Huertas – economista da subseção Dieese na Contraf/CUT), Remuneração e previdência (Sérgio Mendonça – técnico responsável pela Pesquisa do Emprego e Desemprego em São Paulo/Dieese, Murilo Barella – secretário de Políticas da Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social e José Carlos Alonso – diretor de Benefícios da Funcef), Sistema Financeiro Nacional (Carlos Eduardo Carvalho – professor de Economia da PUC/SP e Ana Carolina Tosetti D’Avanço – economista da subseção Dieese do Sindicato dos Bancários de São Paulo) e Saúde do Trabalhador e Segurança Bancária (Ana Magnólia Mendes – professora de Psicologia Social e Trabalho na Universidade de Brasília/UnB).
Os debates dos painéis estão previstos para o dia 23 de julho, das 9 às 17 horas. Nesse dia, o período das 17 às 18 horas, será dedicado ao regimento interno. Depois, a partir das 18h30, haverá o ato de abertura solene.
No sábado, dia 24 de julho, das 9 às 13 horas, os delegados da 12ª Conferência Nacional da Contraf/CUT participam do debate sobre conjuntura política e econômica, seguida de apresentação de uma pesquisa nacional. No horário das 14h30 às 18h, os trabalhos em grupo serão em torno dos temas Emprego (Grupo 1 – Azul), Remuneração e Previdência (Grupo 2 – Laranja), Saúde do Trabalhador e Segurança Bancária (Grupo 3 – Verde) e Sistema Financeiro Nacional (Grupo 4 – Vermelho).
A programação para os três dias da 12ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro termina no domingo, dia 25 de julho, com os encaminhamentos dos grupos e discussão e aprovação da estratégia, eixos, plano de lutas/calendário, mobilização e da pauta de reivindicações da campanha salarial 2010. Nessa plenária geral e final, que acontece das 9 às 13 horas, também será realizada a eleição do Comando Nacional dos Bancários, seguida de debate e votação de moções.
Fonte: Contraf-CUT e Fenae
------------------------------------------------
Post Scriptum (13/6/18):
Foto de companheiros após os trabalhos na Conferência. Foi publicada por Wanderley.
Confraternização após debates na 12ª Conferência Nacional. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário