Páginas

2.6.09

Encontro destaca papel dos coletivos regionais e locais para política de formação


(Matéria de 16/6/09)




A reunião do Coletivo de Formação da Contraf-CUT destacou a importância dos coletivos estaduais e locais na criação de um projeto nacional de formação para os dirigentes sindicais bancários. O evento, encerrado nesta terça-feira, dia 16, aconteceu na sede da Confederação, em São Paulo, e reuniu dirigentes ligados ao tema em todo o país.

"Foi um encontro muito produtivo, com boa participação das federações e sindicatos. Agora, todos temos o papel fundamental de levar o debate para nossas bases e mobilizar nossas entidades para a importância do tema", afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT. 


Uma das principais ações definidas no encontro a serem tomadas pelos dirigentes é atualização dos coletivos de formação que já existem nas federações e a criação desses grupos onde eles não existem. Além disso, a Contraf-CUT orienta seus sindicatos para a criação de coletivos locais de formação. "É importante levar o debate até mais perto dos dirigentes, melhorando a qualidade da formação", afirma William. Outra indicação é estreitar as parcerias com a CUTs estaduais.

Durante a parte de manhã desta terça, os dirigentes presentes ao encontro participaram da apresentação da pesquisa sobre emprego no setor financeiro realizada pela Contraf-CUT em parceira com o Dieese, que aponta para a diminuição de 1.354 postos de trabalho no primeiro trimestre deste ano (veja mais aqui). 


"É interessante que esse tipo de momento aconteça, pois uma das nossas propostas é que a área de formação atue de forma transversal nos sindicatos, participando junto com as outras diretorias de seus debates. Precisamos preparar os dirigentes para qualificar suas intervenções e esse tipo de pesquisa favorece esse movimento", avalia William.

Também foi decidida a realização de reuniões organizativas com periodicidade definida. O próximo encontro do coletivo acontecerá em meados de agosto. 


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: