Páginas

4.7.14

Diretor Eleito da Cassi visita o Paraná em agenda de Saúde dos Trabalhadores


Reunião com lideranças sindicais do Paraná.

Diretor de Saúde se reúne com entidades sindicais CUTistas

Na segunda-feira 30/6 pela manhã, o diretor eleito William Mendes visitou a sede do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, acompanhado do gerente da unidade Cassi PR, Aldo Cabral Rossi Júnior, e da gerente de divisão da unidade, Lourdes de Marchi Capeletto.

Os representantes da Cassi foram recebidos e conversaram com o presidente do Sindicato, Elias Jordão, com o presidente da Fetec CUT PR, Junior César Dias, e com o diretor do Sindicato Alessandro Greco Garcia, o Vovô, que também é vice-presidente do Conselho de Usuários do Paraná.

O Diretor de Saúde da Caixa de Assistência agradeceu o apoio ao projeto apresentado pela chapa eleita Todos Pela Cassi por parte das entidades sindicais paranaenses CUTistas e demais entidades do funcionalismo e se colocou à disposição para contribuir na campanha nacional dos bancários em relação às questões de saúde dos trabalhadores, principalmente nas negociações específicas dos funcionários do Banco do Brasil.

Foram abordadas algumas questões importantes sobre a Caixa de Assistência para os representantes das entidades sindicais do Paraná e foram reafirmados alguns compromissos entre os eleitos da Cassi e as entidades do funcionalismo:

- a busca permanente por parte da Caixa de Assistência para haver um atendimento de qualidade aos participantes, sem clientelismos, e que busque soluções para as questões de saúde dos participantes, com o foco na Atenção Integral à Saúde;

- o fortalecimento da relação entre dirigentes eleitos da Caixa de Assistência e as entidades sindicais, associações do funcionalismo, conselhos de usuários e demais atores envolvidos nas questões de saúde dos trabalhadores do BB;

- o Diretor de Saúde se comprometeu com as entidades sindicais em agendar uma reunião com os sindicatos da Fetec PR e demais parceiros na questão da saúde dos trabalhadores do BB entre julho e agosto para buscar soluções na melhoria do atendimento à saúde em todo o Estado do Paraná;

- os dirigentes eleitos têm o compromisso de atuar na Caixa de Assistência buscando a sustentabilidade da entidade. Para isso existem desafios tanto externos, ligados ao mercado privado de saúde e órgãos governamentais, como existem desafios internos, onde há um descompasso recorrente entre despesas assistenciais e as receitas da Caixa de Assistência, que é uma entidade de autogestão em saúde;

- os dirigentes eleitos vão aumentar o nível de informações para as entidades sindicais e os trabalhadores no que diz respeito às medidas de órgãos como ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), leis aprovadas nos parlamentos, dentre outras, que têm colocado em risco a existência de planos de autogestão porque são tratados da mesma forma que os planos privados que visam lucro e que não têm o objetivo em promoção de saúde como as entidades dos trabalhadores, que também não podem escolher onde atuarem como os planos que visam lucro.

“Nosso compromisso é melhorar o nível de informação para os trabalhadores e as entidades do funcionalismo para que todos participem ativamente do fortalecimento da Caixa de Assistência dos Funcionários do BB e que tenhamos todos foco na promoção de saúde porque esse é o objetivo a ser perseguido e isso potencializa a sustentabilidade da nossa Cassi. Por isso que lançamos o boletim Prestando Contas Cassi (leia AQUI), para aproximar os eleitos dos associados e suas entidades” afirma William Mendes, Diretor de Saúde.

Inauguração da Sala de Apoio a Amamentação da CABB SJP PR.

Inauguração da Sala de Amamentação da CABB de SJP

Foi inaugurada a primeira Sala de Apoio a Amamentação no Banco do Brasil na unidade da Central de Atendimento de São José dos Pinhais – CABB SJP. O Diretor de Saúde e Rede de atendimento da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) participou do evento.

O projeto é uma parceria e uma iniciativa que envolveu a Cassi, o Ministério da Saúde, a Secretaria do Estado de Saúde do PR, da administração da CABB com apoio da UCP (Unidade Canais de Parceiros) e contou com a colaboração de diversas pessoas interessadas nas questões de saúde.

Esperamos que a Sala de Amamentação da CABB SJP seja a primeira de muitas na empresa Banco do Brasil porque ela é uma iniciativa simples, fundamental para as mãezinhas no período de amamentação e traz benefícios a todos porque promove a saúde da mãe e da criança. 

"Acreditamos que é possível instalar espaços como esse em todos os complexos do BB” avalia William Mendes, Diretor de Saúde da Cassi e secretário de formação da Contraf-CUT.

Na inauguração, o diretor de saúde citou o direito das bancárias em relação ao período de amamentação. Na legislação brasileira, as mães têm o direito a 4 meses de licença maternidade e a possibilidade de mais 2 meses para as empresas que aderem aos benefícios da Lei 11.770 de 9/9/2008 de concessão de incentivo fiscal para ampliação da licença maternidade. Em relação ao período após a volta da licença maternidade, as mães têm o direito a 2 (duas) pausas de meia hora na jornada por 6 meses para amamentar ou proceder ao estoque do leite materno.

No Acordo Coletivo de Trabalho do BB, aditivo à CCT da categoria e fruto da luta das bancárias e bancários, o direito às duas pausas de meia hora é estendido para 12 meses (Cláusula 36). E com a sala de amamentação aumenta a oportunidade das mães amamentarem seus filhos por um período maior porque é possível amamentar por dois anos ou mais as crianças, trazendo grandes benefícios às mães e filhos.

Nenhum comentário: