Páginas

17.3.12

Corações militantes - Os imprescindíveis!

Opinião

Acredito que sempre haverá corações militantes que fazem a luta valer a pena

Saí da nossa Contraf-CUT nesta sexta-feira depois das 22 horas e cheguei há pouco em casa. Depois das 23 horas. Estivemos focados em produzir a nossa revista dos funcionários do Banco do Brasil - O Espelho. Sei que não é correto trabalhar umas 15 horas no dia, mas o que fiz foi por militância e de coração (e muitos que conheço o fazem). Não fui explorado pelo Capital. Lutei 15 horas contra a exploração do capital.

Fizemos as matérias em um espaço pequeno de tempo (porque sempre há muito a fazer em nossa luta) e só foi possível pelo empenho e a participação de algumas pessoas que nos ajudaram na pesquisa e acharam tempo extra para contribuir. Agradeço aos funcionários dedicados da pequena equipe da imprensa da Contraf-CUT. Apesar da relação de trabalho, eles têm o coração militante. Agradeço a toda a pequena equipe de funcionários da nossa entidade porque ela tem o coração militante.

O esforço valeu a pena porque acho que vamos levar para os nossos mais de cem sindicatos e aos bancários do BB uma revista com boas informações sobre a nossa agenda de luta para melhorar a vida de nossos colegas do banco.

Corações militantes

Nesses anos que estou no movimento sindical, eleito pelos trabalhadores para representá-los e organizar a luta contra o capital e seus exploradores, tenho visto pessoas muito abnegadas na militância que exercem.

Como estamos na véspera do nosso Congresso da Contraf-CUT, que acontece no fim do mês e marca o fim de nosso mandato 2009/12 e, consequentemente, o começo de uma nova gestão, quero deixar neste momento, o registro da minha gratidão à pequena equipe de diretores e funcionários da Confederação.

Como disse acima, agradeço a dedicação dos funcionários da entidade. São poucas, mas são pessoas do bem e estão lá ajudando a organizar a luta dos trabalhadores do ramo financeiro em nível nacional.


Em relação aos companheiros e companheiras com quem tive a honra de militar nesses dois mandatos que lá estive, posso dizer que me fizeram aprender de forma exponencial sobre valores humanos que não se encontram nas grades curriculares das academias (e já completei duas grades de bacharelados).

Desde que fui eleito e passei a viver o dia a dia sindical, fui conhecendo pessoas que simplesmente vivem e pensam suas vidas em função de mudar o mundo para melhor, ajudar pessoas a estarem em situação melhor do que aquela em que se encontram, derrotar o sistema capitalista e estabelecer uma sociedade humana baseada em princípios mais solidários e inclusivos, pessoas que lutam sempre mesmo quando estão "meio maus" e, com isso, não nos deixa alternativa que não seja a de lutar também!

A militância política e sindical que aprendi na corrente política à qual pertenço - a Articulação Sindical da CUT - completou em mim a formação que tive de meus queridos pais. Agreguei à formação simples e voluntarista de meu caráter, a formação de movimento organizado de esquerda.

Sobre os ensinamentos que partilhei com a companheirada dessas duas gestões da Contraf-CUT, posso afirmar que completaram até agora os ensinamentos que aprendi com os meus companheiros dos sindicatos e do coletivo de diretores do Banco do Brasil de meu Sindicato, minha primeira escola política.

Das pessoas com as quais trabalho na Contraf-CUT e que estabeleci uma relação de parceria e cumplicidade no projeto coletivo de melhorar a vida dos trabalhadores do ramo financeiro, deixo a opinião sincera de que elas SÃO IMPRESCINDÍVEIS para o avanço do movimento dos trabalhadores.

Não é despedida, é agradecimento!

Isso não é uma despedida, isso é um agradecimento pelo meu crescimento como ser humano e meu agradecimento em nome dos trabalhadores por ver aquelas pessoas na Contraf-CUT e as demais que disse que vejo no movimento sindical que dedicam suas vidas para ver um mundo melhor.

A título de dica formativa

Por fim, nas últimas semanas tenho me virado para ir à base e falar com os trabalhadores todas as semanas.

Se posso reforçar uma dica de formação que já falo sempre aos dirigentes que conheço é a dica de nunca se afastar da base e dos trabalhadores, eles são nossa motivação e razão de ser sindicalistas.

SOMOS FORTES, SOMOS CUT!


SOMOS ARTICULAÇÃO SINDICAL!

Nenhum comentário: