Páginas

9.3.12

Base - Semana de reuniões com bancários


Nesta semana fiz reuniões em grandes agências para conversar com os bancários sobre questões que vamos negociar com o Banco. Também estive nas atividades de hoje do dia das mulheres, na Praça da Sé em SP.

SINERGIA

Uma das grandes preocupações dos trabalhadores é referente ao novo programa de metas do bb (que é definido unilateralmente, de cima para baixo). O Banco mudou a forma de avaliação das agências e dos bancários. Até o ano passado, o Acordo de Trabalho era metrificador do resultado da dependência como um todo e era a referência para a parcela do módulo bônus da PLR.

Pelo que pude apurar, o sistema integrado de metas do Banco - o Sinergia - traz muitos problemas para as dependências do Banco em relação à gestão.

O movimento sindical não tem concordância com a individualização de metas para avaliação dos trabalhadores em seus locais de trabalho. Da forma como está, teremos dificuldades em negociar com o Banco neste ano, principalmente se a empresa seguir fazendo mudanças sem chamar com antecedência a representação dos trabalhadores para discutir e negociar.

Vale lembrar que o Banco mudou de um ano para outro o sistema que usa como referência para pagar parte da Participação nos Lucros e Resultados contratada com os bancários através de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a Contraf-CUT, federações e sindicatos.

TEMAS DAS NEGOCIAÇÕES PERMANENTES

Nas reuniões com os bancários também expliquei como estão as negociações sobre a pauta de negociação permanente. O bb NÃO apresentou proposta sobre a correção da jornada de 6 horas para todos os comissionados sem redução de salários.

Fizemos nesta semana um DIA NACIONAL DE LUTAS para cobrar da empresa uma proposta sobre o tema. A participação d@s bancári@s nas atividades realizadas foi muito boa.

Também queremos negociação com o bb para a inclusão de tod@s os bancári@s incorporados na Cassi e na Previ, com igualdade de direitos dos funcionários, sejam eles pré ou pós 1998 ou de bancos incorporados.

A MELHOR COISA DE SER DIRIGENTE SINDICAL É O CONTATO CONSTANTE COM OS TRABALHADORES PARA PENSARMOS JUNTOS AS PROPOSTAS A DISCUTIR COM A EMPRESA.

SOMOS DA ARTICULAÇÃO SINDICAL,
SOMOS FORTES, SOMOS CUT!


-----------------------------------------------

Post Scriptum (20/6/18):

Postei a matéria no Facebook com o seguinte comentário:

FORMAÇÃO: Companheirada, a melhor formação para um representante dos trabalhadores é estar sempre em contato com os representados nos locais de trabalho. :^)

Nenhum comentário: