Blog de William Mendes, ex-dirigente sindical bancário e ex-diretor eleito de saúde da Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil
27.3.12
Bancários do BB vão às ruas nesta quarta em mais um Dia Nacional de Luta
Os funcionários do Banco do Brasil de todo o país vão às ruas nesta quarta-feira (28) para mais um Dia Nacional de Luta pelo cumprimento da jornada legal de 6 horas no Banco, além de outras reivindicações da pauta permanente dos bancários, como melhorias no Plano de Carreira, fim do assédio moral, melhores condições de trabalho e atendimento aos clientes, extensão do direito à Cassi e Previ para todos os bancários de bancos incorporados.
"É fundamental que os sindicatos façam atividades para envolver os bancários na luta pela jornada de 6 horas, além de outras reivindicações da categoria, como o combate ao assédio moral potencializado pelo BB 2.0, melhorias no Plano de Carreira, e a luta por Cassi e Previ para todos, com igualdade de tratamento e qualidade de atendimento", afirma o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Eduardo Araújo.
Há tempos os bancários vêm cobrando do Banco uma proposta concreta que contemple o que os bancários querem, que é o respeito à jornada legal de 6 horas - prevista na legislação - e sem redução salarial. Mas, apesar da pressão do movimento sindical, o Banco insiste em ignorar o assunto.
Isso ficou evidente na retomada das negociações, no dia 1º de março, quando o BB, mais uma vez, frustrou a expectativa dos trabalhadores, afirmando não ter qualquer posicionamento em relação à jornada.
"Além de insistir no descumprimento da legislação sobre o tema, o BB ainda quebra um acordo que ele mesmo havia firmado com os bancários, de que apresentaria uma proposta aos representantes sindicais. Mas até agora nada. Isso é um flagrante de duplo desrespeito", denuncia Araújo.
Para apoiar a atividade, a Contraf-CUT disponibilizou materiais específicos para os sindicatos e federações. Os materiais podem ser acessados na seção de Downloads do site da entidade. Estão disponíveis arte de panfleto e camisetas, além de modelos de faixas e texto para um spot de rádio.
Dias de luta
Este será o segundo Dia de Luta deste mês realizado pelos bancários do BB. O primeiro aconteceu no dia 7 de março. Cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Boa Vista, Campos dos Goytacazes (RJ), Teófilo Otoni (MG) e bancários do Vale do Paranhana (RS) engrossaram o dia de mobilizações.
"Os bancários querem soluções nas mesas permanentes e para isso vão à luta mais uma vez", ressalta Araújo.
Fonte: Contraf-CUT
-----------------------------
Post Scriptum (no Facebook):
"TRABALHO DE BASE: ORGANIZANDO OS BANCÁRIOS
Voltei há pouco da base. Apesar de minhas obrigações na Contraf-CUT absorverem a totalidade de meu tempo, estou achando um TEMPO EXTRA para ir conversar com os bancários. NADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE ISSO PARA UM DIRIGENTE SINDICAL.
SOMOS FORTES, SOMOS CUT!
Marcadores:
Banco do Brasil,
BB 2.0.,
Cassi 2012,
COE BB,
Contraf-CUT,
Formação,
Jornada de trabalho bancária,
Negociações BB 2012,
OLT,
Plano de Carreira,
Previ,
Previ Futuro,
William Mendes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Sobre o sentimento de "ser empregado no Banco do Brasil": ontem, discutindo sobre cadastro em redes sociais, uma amiga comentou que se envergonha de informar ser do BB... Triste, não? O que nos levou a descrença e desvalorização, pois o sentimento de que algo possa mudar já não existe, seja em qual governo estivermos... Vergonha de lá trabalhar...
Postar um comentário