Páginas

18.8.11

REIVINDICAÇÕES ESPECÍFICAS BB 2011- ENTENDENDO AS PROPOSTAS (1)

Trava contra o descomissionamento dos funcionários


A cláusula 42 do atual acordo específico do BB (queremos melhorá-lo), que limita os descomissionamentos no banco, foi uma importante conquista da Campanha Nacional dos Bancários em 2010 e fruto de forte greve geral da categoria e de uma melhora na participação dos funcionários comissionados do BB.

O objetivo desta reivindicação, que virou conquista após a greve, é o de impedir ou dificultar a perda de função dos funcionários por motivos fúteis e sem justificativas plausíveis por parte do BB e de seus gestores.

Nós do movimento sindical entendemos que nenhum trabalhador pode perder sua função e ter redução em sua remuneração. O banco, porém, através de uma gestão voltada somente ao mercado e baseada na violência organizacional e nas metas abusivas, vinha descomissionando pessoas sem nenhum critério profissional.

Primeiro vinham as ameaças por não cumprir metas, não “colaborar” com a empresa (fazer horas extras gratuitas, por exemplo), por participação nas mobilizações por conquistas de novos direitos a todos, etc. Depois os gestores da dependência tiravam a comissão a qualquer momento. Às vezes, até para abrir vagas para colegas ou conhecidos de outras agências.

Após a conquista do direito em 2010, outras formas de descomissionamento surgiram como as reestruturações do “BB 2.0” ou por “conduta incompatível com o cargo”. Nesta última, inclusive, cabe qualquer coisa para retirar a função de um bancário do BB e prejudicar uma carreira em andamento.


Nosso objetivo em 2011 é melhorar a redação da cláusula, recuperando o texto original proposto e incluindo um parágrafo para coibir esse subterfúgio criado pelo BB em relação à “conduta”. Também queremos incluir na cláusula TODOS os funcionários, inclusive os primeiros gestores que o banco exigiu que ficassem fora da regra.

DIVULGUEM BASTANTE A REIVINDICAÇÃO ENTRE OS BANCÁRIOS E PREPAREM FORTE MOBILIZAÇÃO NESTE ANO PARA CONQUISTARMOS A SEGURANÇA QUE OS TRABALHADORES MERECEM.


A MOBILIZAÇÃO DEVE SER DE ESCRITURÁRIOS, CAIXAS E COMISSIONADOS.



A PROPOSTA DE 2011 CONTRA OS DESCOMISSIONAMENTOS É ESTA:


DESCOMISIONAMENTO DECORRENTE DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL - O BANCO, na vigência do presente acordo, observará três ciclos avaliatórios insatisfatórios e consecutivos de GDP, contados a partir de 1º/09/2011, como requisito para descomissionamento de funcionário por insuficiência de desempenho.


Parágrafo único – os casos de descomissinamento por “conduta incompatível com o cargo” serão efetuados somente através de inquérito administrativo concluído, com ampla defesa.



ESTA É A PROPOSTA ATUAL QUE QUEREMOS MUDAR:


TÍTULO III – CLÁUSULAS ESPECÍFICAS DO PRESENTE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA: DESCOMISIONAMENTO DECORRENTE DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL

O BANCO, na vigência do presente acordo, observará três ciclos avaliatórios consecutivos de GDP com desempenhos insatisfatórios, como requisito para descomissionamento de funcionário na forma das instruções normativas específicas.

Parágrafo Único – Excetuam-se os funcionários que exerçam as comissões de 1º, 2º e 3º Níveis Gerenciais e 1º Nível Técnico das Unidades Estratégicas – UE, 1º e 2º Níveis Gerenciais das Unidades Táticas – UT, 1º Gestor de Unidades de Apoio - UA e de Unidades de Negócios – UN.

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí, o BB utiliza o função comissionada para chantagear os funcionários, vivemos sobre a gestão do medo. Porém, falta na minuta a cláusula do retorno da licença saúde.

William Mendes disse...

A proposta sobre licença saúde ou acidente de trabalho é que o trabalhador não perca a função por esses motivos. Está na minuta sim.

Abraços,