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20.5.11

BB e o mercado: como o banco vê o "cliente"

BB faz maior investimento para modernizar o varejo desde 1995

Fernando Travaglini
De Brasília

20/05/2011 Ruy Baron/Valor


O investimento de R$ 1 bilhão programado para este ano, destinado à reforma de quase metade das agências e à construção de 800 novos pontos de atendimento, é apenas a ponta de uma grande estratégia para modernizar o varejo no Banco do Brasil. Segundo o presidente do banco, Aldemir Bendine, a instituição prepara uma verdadeira "revolução" no segmento.


Sem grandes investimentos na área desde 1995, o BB decidiu alterar profundamente seus canais de atendimento, desde o relacionamento com os clientes até o desenho das agências. O objetivo principal é obter o maior retorno possível com cada usuário da instituição. "Essa diretoria tem verdadeira obsessão pela melhoria do atendimento", afirmou Bendine.

(COMENTÁRIO: ESSA FRASE É PROFUNDA, NÃO? IMAGINEM O USUÁRIO ENTRANDO NUM POSTO DE ATENDIMENTO DO BB E SENDO VISTO PELO BANCO COMO ALGO A SE TIRAR O MÁXIMO POSSÍVEL...)

De acordo com Alexandre Abreu, vice-presidente do banco, o sistema financeiro mudou nos últimos anos e a fase de grande crescimento da base de clientes ficou para trás. O nome do jogo agora é ampliar o relacionamento com seu público cativo, para continuar a expansão da receita com a mesma quantidade de correntistas.


Internamente, o projeto é conhecido como "BB 2.0", por ser a segunda grande mudança nesse segmento. O banco não fazia aportes no varejo desde 1995, quando fez o primeiro grande investimento em modernização, com a instalação dos terminais de autoatendimento (ATM), a informatização das agências e criação do crédito automatizado. Naquela época, o banco tinha apenas 5 milhões de clientes. Quinze anos depois e com mais de 55 milhões de clientes, a instituição se prepara para um novo momento. "A meta é ampliar o retorno por cliente, para mantermos a rentabilidade sobre o patrimônio líquido no patamar atual, de 25%. A fase de expansão da base ficou para trás", diz Abreu.

(COMENTÁRIO: VOCÊ QUE É CLIENTE OU "USUÁRIO" SE PREPARE PARA PAGAR ALGO AO BANCO ATÉ PARA OLHAR PRA ELE...)


Para atingir esse objetivo, o BB montou uma ampla estratégia. O primeiro passo foi a contratação de 10 mil novos funcionários, quase todos alocados nas mais de 5 mil agências. Os pontos de atendimento também foram reformulados. Cerca de metade das agências sofrerá algum tipo de modificação. Outras 600 serão construídas neste ano, já com um novo desenho, para privilegiar o cliente, com investimento total de R$ 1 bilhão.


Além disso, até 2014 serão instaladas quase 2 mil agências complementares, em municípios pequenos, para atingir a meta de cobrir 100% do território nacional. Até mesmo uma "concept store" foi inaugurada no shopping Iguatemi, em Brasília, uma espécie de espaço exclusivo para apresentar o banco aos novos clientes.


Na área tecnológica os investimentos somam R$ 60 milhões. Foi feita a reformulação do CRM (sistema que automatiza o relacionamento com os clientes). A ferramenta permite uniformizar a clientela por grupos, de forma a melhorar a oferta de produtos.


A instituição também trocou 35 mil computadores para suportar o novo sistema instalado nas agências, mais moderno. O BB instituiu ainda um programa de substituição de todos os seus ATM com mais de 5 anos, 20 mil máquinas desde o ano passado.


Até mesmo a gestão das agências foi reformulada. O próprio Bendine se reuniu pessoalmente com os gerentes das 5.087 agências para comunicar as mudanças. A partir de agora, o foco dos gerentes deixa de ser apenas no resultado e o atendimento ganha mais importância.

(COMENTÁRIO: ESSAS FIGURAS DE LINGUAGEM USADAS PELOS GESTORES DO BANCO SÃO UMA VERDADEIRA PIADA: FOCO NO ATENDIMENTO QUER DIZER O SEGUINTE: VOCÊ "CLIENTE" É O QUE VOCÊ VALE, OU SEJA, A QUANTIDADE DE CDC, OUROCAP, BRASILPREV, SEGUROS, TARIFAS, APLICAÇÕES, ETC ETC CONTRATADOS COM O BANCO)

"Hoje cobramos resultado de uma determinada unidade de negócio em função do volume que vende de crédito, ou da captação que registra no mês. Com a nova visão, cobraremos uma política de relacionamento. Queremos saber como o cliente está sendo atendido, como está a rentabilidade por cliente. Interessa mais como o cliente se relaciona com o banco", diz Abreu.


O diretor da Unidade de Gestão de Canais, Hideraldo Dwight Leitão, diz que o banco se prepara para uma nova era do sistema financeiro. "Hoje os produtos oferecidos pelos bancos são todos similares. A diferença está no conjunto de ações do banco e no atendimento ao cliente", diz.


O número de clientes atendidos por um mesmo gerente também foi reduzido, mas a informação é considera estratégica pelo banco. O objetivo principal é reduzir as reclamações registradas nos BC e nos órgãos de defesa do consumidor, listas que o banco já chegou a liderar. Por exigência legal, o banco tem que retornar uma reclamação em cinco dias. A meta, no entanto, é responder todas em até 24 horas e ser o melhor entre os grandes bancos.


O banco acredita que os resultados já começaram a aparecer. No primeiro trimestre de 2011, não houve aumento do número de clientes, mas o resultado recorrente subiu 42% na comparação com o mesmo período do ano passado. "Estamos conseguindo ser eficiente com a mesma base de clientes", finaliza Abreu.

Fonte: Valor
 
 
COMENTÁRIO FINAL: NÓS FUNCIONÁRIOS, CLIENTES E USUÁRIOS (POVO BRASILEIRO) ESTAMOS F... DESGRAÇADOS COM OS OBJETIVOS DO MAIOR BANCO DO PAÍS, O BB - BANCO ESTATAL, POIS DE PAPEL PÚBLICO NÃO TEM NADA!.

4 comentários:

Anônimo disse...

O BB do PT é só LUCRO,LUCRO,LUCRO. Estatal para que, se trata seus donos, o brasileiro que o mantem a ao Estado com seus impostos, como objetos a explorar o maximo possivel, arrancando-lhes o dinheiro ganho com muito trabalho? O BB já foi privatizado, voces da CUT/CONTRAF é que ainda não acordaram para o fato. Com o apoio cego, apaixonado pelo PT, deixaram-se enganar, ludibriar. O BB não contribui em nada para a diminuição da desigualdade social. É uma empresa privada que busca apenas o lucro, discrimina seus donos e os trata mal, assim como a seus empregados. Acordem pois ainda há tempo!

William Mendes disse...

Olá colega, como vai?

Com toda a liberdade e respeito que tenho com meus colegas e com toda a militância bancária, gostaria de entender por que você escreve uma coisa dessas:

" O BB já foi privatizado, voces da CUT/CONTRAF é que ainda não acordaram para o fato..."

Poxa vida! Parece que você não lê o que eu escrevo, não vê as atividades que meu sindicato (bancários de SP) vem fazendo no combate ao banco, parece que não vê o enfrentamento que a Contraf-CUT e a nossa central CUT vem fazendo ao governo e aos partidos aliados PT PMDB PSB PCdoB etc e também aos barões capitalistas que estão aí há séculos mandando no país.

MAS RESPEITO A SUA OPINIÃO E SIGO TRABALHANDO EM PROL DE MEUS COLEGAS DA CATEGORIA E GOSTARIA DE CONTAR CONTIGO NA LUTA CONTRA OS BANQUEIROS E GOVERNO QUANDO ESTE NÃO ATENDER ÀS NOSSAS REIVINDICAÇÕES.

Abraços,

Anônimo disse...

Conte sempre comigo. Sou filho de funcionário do Banco do Brasil, não o atual que discrimina seus empregados e seus donos, e me orgulho muito de sê-lo. Entrei por concurso, no (des)governo Sarney, há 25 anos. Mas há tempos não acredito que apenas conversando conseguiremos modificar o atual quadro de privatização do BB. O BB é banco ESTATAL, e deve servir aos seus donos, o BRASILEIRO comum. Saindo disso, não interessa ao Brasil tê-lo como orgão publico. Aí que está o perigo: ele está pronto para ser privatizado. Com salarios baixos, terceirizado, em busca do lucro, discriminando os pobres, cobranco tarifas iguais aos particulares, etc... O que mais falta? Onde trabalho foi duro, muito, conseguir votos para Dilma. TODOS ou votariam na Marina/Serra ou em branco (ou nem iam votar...). Descrença total: "não adianta, ja sabemos como vai acabar", era mo mote. Se continuar na "conversa" nada muda. Os avanços de hoje foram conseguidos pq houve 2ndo turno na eleição presidencial. E outra coisa, o governo do PT NUNCA citou o BB como empresa necessária, despreso total. Não há interesse de modificar a diretriz da adm do BB. E isso aceitarei. Vc é uma pessoa de bom coração, que acredita, que admiro. Mas a atual situação não me faz acreditar em muita coisa. O BB quebrou e seus empregados o reergueram. Com todas as dificuldades seu lucro aumentou mais de 1000 veses. Querem mais o que? Tenho 25 anos de BB e, pq sou cx efetivo, ganho a fortuna de R$3.000,00. 25 anos! Já vou fazer 50 anos e qual o meu futuro? Fazer outro concurso, federal, para me sustentar, caso haja outro PDV do PT no BB.

William Mendes disse...

Colega, vamos seguir lutando, ok? Tenho 18 anos de banco e meu salário também é na casa dos 2 mil. Me solidarizo contigo. Abraços,