Páginas

22.12.25

CASSEMS: consensos no custeio e programas de saúde



Após definição de novo custeio, a prevenção virou foco na CASSEMS

"A prevenção é o grande caminho da humanidade. O envelhecimento populacional é uma realidade e uma conquista de todos. Cuidar da saúde antes que a doença apareça é prioridade. A prevenção proporciona equilíbrio para o sistema de saúde e melhor qualidade de vida para as pessoas..." (p. 123)


A reflexão acima foi dita pelo novo presidente da CASSEMS, Ricardo Ayache, em 2010. Uma década depois de criada, a autogestão passaria a focar muito mais em prevenção. Decisão muito acertada.

A CASSEMS tem programas de saúde muito interessantes e equipamentos que poderiam ser implantados por autogestões como a CASSI.

Os ônibus da saúde (p. 128), por exemplo, são excelentes alternativas para cobertura de exames e pequenos procedimentos em regiões desassistidas de estruturas de saúde. Algo muito comum nos interiores. É prevenção na veia!!!

A CASSEMS tem atendimento odontológico em seu sistema, algo que deveria ter na CASSI. 

Em 2010, o Banco do Brasil não cumpriu a questão do plano odontológico como havíamos negociado, um direito dentro da CASSI para os associados. Ao implementar o modelo para funcionários da ativa, excluiu o conjunto dos aposentados e pensionistas. 

O programa CASSEMS ITINERANTE é uma estratégia inteligente e lida com a carência de médicos e redes nas regiões assistidas. 

"Preocupada com essa situação, a direção da CASSEMS organizou equipes formadas por médicos especialistas em procedimentos mais complexos, de várias áreas, para atender a população dos municípios mais carentes de recursos médicos, nos fins de semana. As equipes são formadas com base nas demandas de cada município. Em 2014, por meio do programa, somaram-se 5.200 atendimentos nos seis municípios selecionados para receber esse trabalho." (p. 132)

Enfim, ao ver a história da autogestão dos servidores de Mato Grosso do Sul, criada em 2001 tendo como referência a CASSI dos funcionários do Banco do Brasil (criada em 1944), vejo hoje que se poderia estudar muitas experiências exitosas da CASSEMS. 

William Mendes 

22/12/25


Bibliografia:

SILVA, Eronildo Barbosa da. CASSEMS 15 anos: autogestão em saúde: um sonho possível. Campo Grande: CASSEMS, 2017.

Nenhum comentário: