Páginas

28.8.14

Dia do Bancário tem negociação da Campanha Nacional e comemorações



Bancários celebram data com atividades em todo o Brasil

O segundo dia da segunda rodada de negociação da Campanha Nacional 2014 com a Fenaban, sobre o tema da Igualdade de Oportunidades, abre nesta quinta-feira, 28 de agosto, o Dia do Bancário. Além disso, várias atividades comemoram a data, com festejos que se estenderão nos próximos dias em todo o país.

Em Brasília, a Câmara dos Deputados marcou sessão solene que ocorre nesta sexta-feira (29), às 15h, em homenagem aos bancários e bancárias e ao aniversário de 31 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que acontece igualmente no dia 28 de agosto. 

A Contraf-CUT parabeniza cada bancário e bancário, que com muita garra, ousadia, unidade e mobilização constrói a luta da categoria por um país mais humano, justo e solidário. 

"O Dia do Bancário é um dia de reflexões e comemorações, celebrando as nossas conquistas que não são benefícios, mas frutos da nossa organização e luta coletiva. Queremos mais emprego, salário, saúde, segurança, igualdade e democracia", destaca Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.


Um pouco de história

Foi em 28 de agosto de 1951 que começou uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais da categoria. Os bancários reivindicavam um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. 

A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.

"É importante resgatar essa história para nos lembrarmos que não existem conquistas sem luta. Nenhum dos nossos direitos, como a Convenção Coletiva Nacional, jornada de seis horas, piso salarial, PLR e outros, foi concedido pela generosidade dos bancos. Todos eles foram resultado de batalhas da categoria e é para isso que devemos estar prontos novamente este ano", destaca Carlos Cordeiro.



Viva o Dia do Bancário!

Viva a Central Única dos Trabalhadores!


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: