Páginas

30.4.14

Agenda de luta - Seminário do Comando Nacional dos Bancários e Saúde dos Trabalhadores

Sou Humano inteligente, eu como banana! Vai um potássio aí?

Boa noite companheirada e colegas do BB,

Chegando agora em casa, na bela e querida Osasco SP. Estive os últimos 3 dias trabalhando em Brasília.

Praticamente não entrei em rede social por absoluta falta de tempo.


Comando Nacional e os desafios da Campanha Nacional 2014

Na segunda-feira 28 estivemos no primeiro dia do Seminário do Comando Nacional dos Bancários onde tivemos uma excelente análise de conjuntura feita pela deputada federal Erika Kokay (PT DF), uma liderança bancária histórica e que hoje está representando a classe trabalhadora no Congresso Nacional. Depois as lideranças do Comando fizeram reflexões acerca dos desafios dos trabalhadores do Ramo Financeiro.

Depois tivemos entre a segunda e terça-feira 29 uma atividade com todo o Comando Nacional pensando estratégias de campanha e mobilização junto com as dezenas de entidades sindicais que participam do Comando.

Por fim, nesta quarta 30, nos debruçamos sobre o tema Participação nos Lucros e Resultados. Estudamos o histórico desta conquista nos bancários e fizemos reflexões a respeito também.

Contamos com a imprescindível participação e assessoria dos companheiros e companheiras do Dieese para o aprofundamento de todos os temas, bem como tivemos o apoio d@s funcionári@s da Contraf-CUT, do Sindicato dos Bancários de Brasília e da nossa Fenae. Deixamos o nosso agradecimento a toda a equipe e a nossas entidades pela participação e apoio.

Fenae - na terça à noite, fui dar um abraço e prestigiar a posse do companheiro e amigo Jair Pedro Ferreira, que liderou a chapa vencedora nas eleições da entidade dos empregados da Caixa Econômica Federal. É como diz o lema da chapa "Juntos podemos mais". Bom trabalho a tod@s na gestão.


Saúde d@s Trabalhadores

Também na terça 29 pela manhã participei do 5º Seminário Unidas - Construindo Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável das Autogestões, em Brasília. Desde já agradeço o convite e espero que possamos fortalecer cada vez mais a Unidas - Autogestão em Saúde, que congrega as entidades de saúde dos trabalhadores do modelo de autogestão como é a nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil - Cassi.

Fiz parte da mesa "O papel das autogestões na política de saúde do trabalhador brasileiro - contribuições para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora". Dividi a mesa com o companheiro Geordeci, membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e coordenador da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorrerá em novembro.

Fiz uma apresentação pensada e construída em parceria com o companheiro e amigo Plínio Pavão, uma de nossas maiores lideranças em saúde do trabalhador do campo da Central Única dos Trabalhadores - CUT.

Falamos e debatemos com um público muito importante, o pessoal das 140 entidades de autogestão que participam da Unidas e que têm um foco na saúde dos trabalhadores, diferente dos planos e operadoras de mercado que visam lucro, através da exploração da saúde como "mercado".


Questões BB e formação sindical

Juntamente com esta agenda, encaminhamos questões importantes de nossos sindicatos relativas aos problemas oriundos da administração do Banco do Brasil que tantos impactos negativos trazem aos nossos colegas nos locais de trabalho.

Vacinação contra a gripe - Cobramos que o Banco melhore a comunicação interna com todas as unidades porque muitos bancários e bancárias ainda não conseguiram saber o cronograma de vacinação em que sua unidade está inserida. O Banco informou que enviou comunicado a todos os gestores.

É mais ou menos isso companheirada, dá trabalho escrever está agenda informativa, mas eu vou continuar me esforçando pra fazer o que faço desde 2006, informar por onde andei lutando e encaminhando as questões d@s trabalhador@s e entidades do funcionalismo que represento.


Corrida do 1º de maio

Vamos comer alguma coisa e dormir porque eu vou participar do VI Desafio dos Trabalhadores em Osasco, em comemoração ao 1º de maio.

Vou participar da prova percorrendo 8k e vamos madrugar. É isso!



Viva @s trabalhadores!

Somos fortes, somos CUT!
Lutar sempre pelo fim da exploração capitalista!

4 comentários:

Anônimo disse...

Não é de hoje que a empresa descumpre os acordos de trabalho. A prática piorou com os ultimos presidentes petistas, Lima Neto e Bendine. Prática autorizada pelo governo do PT, para minha tristeza,quando a empresa voltou-se pro resultado, doa a quem doer, uma concorrência de lucros com os bancos privados. Se é apenas por lucro, privatize, assim extinguem os cargos politicos. O lucro do BB deve (DEVER) ser SOCIAL, com a prática da CIDADANIA (respeito ao seu verdadeiro dono, o brasileiro comum), e não sua eclusão das agencias. Tenho 26 anos de empresa e chega a ser pior que na época FHC. Todos (inclusive gerentes) tem medo de criticar. Cada "reizinho" age como quer, e se atingir ou ultrapassar metas, a prática é disseminada como "dentro das normas", mesmo que ilegal. Meu voto pra presidente já está decidido: nulo!

William Mendes disse...

Olá colega do bb, como vai?

Eu tenho as mesmas broncas que você está falando sobre essa putaria das administrações do bb.

No entanto, não concordo com algumas propostas suas e debato muito com todo mundo sobre o voto nulo.

Eu não concordo com a solução proposta por você ao afirmar: então privatize o bb.

Colega, você tem 26 anos de bb e eu tenho 21. Nós vimos o que foram as privatizações no país. Se privatizar o bb não sobrará nem o seu emprego nem o meu, com todos os direitos que nós temos que o restante das categorias NÃO TEM.

Vai achar alguém que tenha sobrado do Banerj, do Banestado, dos bancos da região Nordeste etc...

Também temos que separar contextos quando vamos falar de condições PÉSSIMAS de trabalho nas empresas, sejam elas públicas ou privadas.

Está um lixo trabalhar em banco hoje, mais que nunca, por causa das metas e do assédio. O trabalho em banco piorou. Isso é uma coisa.

Não é verdade que são piores as condições de trabalho sob o governo do PT hoje do que sob o governo FHC nos anos 90 (é que mudou o trabalho bancário como disse).

Você se lembra assim como eu do histórico de suicídios que nós vivemos sob o PSDB. Foram dezenas! foram 50 mil postos de trabalho fechados só no BB.

Falo isso porque é importante separarmos as coisas para abordar a diferença de política entre o PT e o PSDB para os jovens bancários que não têm ideia do que é trabalhar em um governo desses desgraçados tucanos.

Por fim, não concordo com o voto NULO. Votar em branco ou nulo ou não ir votar é favorecer o enfraquecimento da política e eu não concordo com isso.

Prefiro a POLÍTICA do que a GUERRA, que só MATA POBRE E TRABALHADOR COMO NÓS, enquanto a elite fica escondida em gabinetes brincando com nossas vidas.

Colega, valeu pelo comentário e reflexão.

Abraços fraternos, William

Anônimo disse...

Não defendo privatizar o BB. Sou radicalmente contra, mas que ele permaneça o banco de TODOS. O ATUAL BB não é o banco que o Brasil precisa. Uma administração arrogante, um partido burro, lerdo, cheio de si, que escolhe (e escolheu) mal a quem se aliar, e perseguiu (persegue), mentiu (mente), enrolou seus verdadeiros aliados, hoje paga (caro) a burra escolha. O BB do meu pai (sou filho de funcionário) era, mesmo na ditadura, cidadão e plural. Os funcionários, mesmo na ditadura, tinham seus direitos respeitados e valorados. Hoje o BB (o privado de fato, mas não de direito) é preconceituoso para com seus clientes mais humildes/classe média, é arrogante e ditatorial com seu funcionalismo, deu as costas a cidadania em busca do lucro. Virou moeda de troca política, com seus cargos milionarios bem pagos. Como sou caixa fui "jogado" hoje (e talvez por 1 mês) em uma agencia de grande movimento. Deu nojo, revolta, em ver como somos (funcionários e cidadãos) tratados mal. Pobre brasileiro. Horas e horas na fila para ser atendido em uma empresa que lhe PERTENCE. Criada por lei, rasga a própria lei. Fico as vezes pensando: quem vai levar essa empresa? Se em um passado recente existia um grande quadro que a amava e respeitava, lutava por sua existência, hoje... Quantos entram e largam do BB já no primeiro ano devido as parcas condições de trabalho, exigências que beiram o assédio, o terrível salário, que lhe desestimula e desvaloriza? Qdo atendo um PROVAB, médicos, que mal sabem colocar uma fralda em criança, e ganham 10.000,00... 26 anos de BB, Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma e 3.500,00 com horas extras... Em um dia de trabalho 900 autenticações. Responsabilidades diretas e indiretas...O Amador Aguiar dizia que invejava a qualidade do quadro funcional do BB. Hoje diria o mesmo? Qdo converso com outros funcionários a revolta é a mesma. O PT errou ao tratar seus aliados como inimigos. Se a inveja e temor dos outros partidos era o poder de mobilização dos sindicatos, hoje eles sabem do descredito do governo e PT junto a TODO seu funcionalismo. Quem levantará a bandeira vermelha? Desculpe, mas o admiro e não quero mais lhe tomar tempo. Mas 2014...

William Mendes disse...

Colega, eu tenho certeza que você não defende privatizar o bb.

Aliás, concordo com toda a descrição que você fez da situação desgraçada que nossos colegas estão vivendo nos locais de trabalho.

Grande abraço e bom fim de semana pra você e toda a família!

PS: Volto a reafirmar que, na minha opinião, votar nulo não vai melhorar a vida dos colegas do bb, muito menos do povo brasileiro. Aí é uma opinião política mesmo.