Páginas

27.4.14

Agenda de luta e compromisso deste militante eleito diretor da Cassi



Meus pais, minha origem. Somos simples, somos da classe trabalhadora.
Jamais perderei meus vínculos com a minha classe.

Agenda Sindical

Nesta semana que passou, de terça-feira 22 a sábado 26 de abril, voltei a trabalhar bastante em minhas funções de secretário de formação da Contraf-CUT e como coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, função que me faz atender com frequência demandas de mais de uma centena de entidades sindicais bancárias do país.

Também comecei a me preparar mais especificamente para a função que desempenharei a partir de junho e pelos próximos 4 anos de minha vida política e profissional, ser Diretor de Saúde da Caixa de Assistência dos Funcionários do BB - Cassi -, uma entidade de saúde suplementar no modelo de autogestão, gestão compartilhada entre trabalhadores e patrocinador - Banco do Brasil -, e que cuida de 800 mil vidas.

Já na quarta-feira 23 fui para Guarulhos para participar do primeiro dia de debates e palestras da 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT. Cada novo aprendizado sobre o tema saúde com o ponto de vista de classe e com o nosso viés político e ideológico do tema saúde do trabalhador será importante pra mim porque eu fui eleito para cumprir um programa de nossa chapa e eu me comprometi com os associados que quero ter um foco importante na saúde dos trabalhadores durante sua fase de vida laboral, na ativa, onde hoje se adoece como nunca dentro de uma unidade bancária por causa da maneira como está organizado o sistema de exploração capitalista no sistema financeiro.


Formação Sindical, visita à minha agência de origem e questões BB

Na quinta 24 e sexta 25 trabalhei na Contraf-CUT lidando com os temas de minha responsabilidade. Já estou tratando dos cursos e da programação da secretaria de formação até o final do mandato (até abril de 2015). Nossa equipe de grandes companheiras do Dieese, como sempre, estará conosco no belo trabalho de parceria que fizemos nesses anos todos de formação.

Também passei em minha agência de origem, Vila Iara - Osasco, para partilhar com meus colegas a vitória de nosso projeto nas eleições Cassi. Vou seguir minha característica de representante eleito de jamais perder o meu chão, o meu contato com os trabalhadores.

Encaminhei algumas questões do BB, mas não consegui dar todos os retornos às demandas até sexta, algumas ficaram para a próxima semana. Mas trabalhei umas 16 a 18 horas nesta quinta e sexta para encaminhar nosso trabalho.

Neste sábado, estive na reunião mensal do Conselho da AABB SP, onde tenho mandato junto com o companheiro Ramon e divers@s companheir@s. Acho muito importante a participação cidadã nos espaços do funcionalismo. Muitas vezes estou fora de SP e não posso ir às reuniões, mas hoje pude ir até lá agradecer também o grande apoio que tivemos nas eleições da Cassi e dizer do empenho que faremos para realizar nosso trabalho com a mesma transparência e diálogo que temos feito nesses 12 anos de mandatos sindicais.


Compromisso pessoal como representante eleito dos trabalhadores

Liberei agora há pouco um comentário neste Blog de um colega do BB que diz que me acompanha há uns 4 anos. Eu chamei minha esposa pra ler e falei pra ela o quão grande é a minha responsabilidade em continuar representando milhares de pessoas em um mandato eletivo. Recebi muitas mensagens e ligações de colegas do Brasil inteiro que me conhecem, que sindicalizei quando começaram em minha base, que sabem de meu caráter e empenho. Muita gente acredita em mim, na minha postura, nos meus enfrentamentos internos nas entidades que participo e na forma séria de fazer política.

A missão que designaram pra mim é grande e de muita responsabilidade e dificuldades pela frente, afinal de contas estaremos na área sempre difícil de saúde, saúde suplementar. Diferente de outros tipos de mandatos coletivos, cada uma das 800 mil vidas tem uma demanda específica de saúde e quer a solução da Cassi (muitas vezes sem solução possível). As pessoas e entidades do funcionalismo que insistiram para que eu disponibilizasse meu nome para o projeto sabem disso. Eu sei disso e tenho consciência disso. Vou me dedicar em fazer o possível.

Construí uma trajetória de luta de muita dedicação à representação dos bancários e bancárias, e de classe, carregando no peito a marca CUT nestes anos todos. Não existem salvadores da pátria (e falei isso durante a campanha, fui transparente nas propostas e nas respostas a milhares de pessoas). Mas confesso que tenho um frio na barriga de receio de falhar em algumas das batalhas que pretendo realizar para melhorar a nossa Cassi. Até porque muita coisa não dependerá só de mim, e sim de uma discussão interna na entidade, de um mercado de saúde etc.


Princípios e propostas da Chapa Todos Pela Cassi

Mas quero ser transparente até nas dificuldades como sempre fiz. Meu compromisso é lutar para cumprir nosso programa da chapa e melhorar a Cassi mantendo ela com os princípios da solidariedade, lutando em parceria com o movimento sindical para incluir os colegas de bancos incorporados, e também trazer um foco novo na saúde dos trabalhadores na ativa para auxiliar, inclusive nas mesas de negociação de saúde, melhorias de direitos.

Vou me empenhar em trazer informação de qualidade sobre as questões do mandato na Cassi, as dificuldades e os avanços, pelo menos para as entidades sindicais e do funcionalismo parceiras da chapa e do mandato porque as ferramentas institucionais de comunicação da Cassi não nos pertencem, são institucionais e com ritos burocráticos.

Também pretendo ter uma boa relação com os conselhos de usuários, fóruns fundamentais para os associados e para a nossa Cassi. Temos que pensar formas de avançar na cultura funcional sobre a importância da participação nos conselhos de usuários.

Enfim, espero corresponder às expectativas dos associados e das entidades do funcionalismo com as nossas contribuições para a Cassi nos próximos 4 anos. Eu vou me empenhar e não vou perder o meu chão, a minha relação com as minhas origens. Eu tenho lado e sei quem e o que eu represento.

William Mendes

Nenhum comentário: