Páginas

25.7.20

Campanha Nacional dos Bancários (IV)




Olá colegas bancários e bancárias e demais trabalhadores! Olá colegas bancári@s aposentados!

Em linhas gerais, o que vi de acontecimentos nesta semana que passou em relação à categoria bancária, ao setor bancário e à política relativa a isso?

No início da semana, os trabalhadores aprovaram as minutas reivindicatórias da categoria bancária em assembleias virtuais, meio de consulta utilizado por causa da pandemia do novo coronavírus. Ainda durante a semana, as reivindicações foram entregues aos bancos. Bancários pedem aumento real para salários e demais conquistas remuneratórias e assistenciais e querem debater teletrabalho.

As ameaças ao emprego bancário e às conquistas históricas são fortíssimas! São sérias e se cada pessoa não se informar e não se envolver, os bancários terão perdas de direitos importantes! Se informem através dos sites de suas entidades sindicais e associativas.

Ameaças aos bancos públicos: o governo fascista segue destruindo nossos maiores patrimônios - o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. A Caixa já perdeu bilhões de reais de seu patrimônio. Esta semana teve novo dia nacional de lutas, na quinta 23. A estratégia de desfazer as empresas públicas fatiando e vendendo suas estruturas é uma forma lesiva de fragilizar a atuação das empresas.

O Banco do Brasil segue nas páginas de notícias por atos e fatos que nos causam grande tristeza, pelo espírito de pertencimento que temos em relação ao nosso BB e nossas comunidades. Depois do ato muito suspeito de entregar uma carteira de crédito para empresa com ligações com um dos ministros do governo fascista, com desconto de 90% do valor (90%), a direção expediu comunicado nesta semana que pode levar milhares de colegas a se exporem ao Covid-19, mesmo tendo coabitação com grupos de risco. Contraf-CUT e sindicatos atuaram para amenizar a questão.

BB SEM PRESIDENTE - O sujeito que estava na presidência do Banco do Brasil pediu para sair nesta semana. Ele era das relações do "super" ministro da economia. Deixa em sua passagem exemplos do que nunca se deveria fazer como gestor de uma empresa como a nossa. Proibiu campanha publicitária com destaque para a diversidade e em busca de novos clientes; passou todos os dias de sua atuação no banco defendendo o fim do próprio banco, sua privatização. E no final, deu uma carteira de crédito por 10% de seu valor, para empresa dos amigos.

A direção da Caixa Econômica Federal não compareceu à entrega das reivindicações dos bancários à Fenaban. Sabemos que o governo fascista e seus indicados nas direções dos bancos públicos querem isolar os trabalhadores, retirando eles da campanha nacional dos bancários. Resistam, resistam colegas! Porque nossa unidade dificultou muito a vida dos banqueiros e governos, ao fortalecer a nossa luta. Foram anos de lutas para que o BB e a Caixa assinassem a CCT da categoria em 2005 e 2006. Ajudei a construir essa história de unidade.

Eleições na Previ

Amig@s, segue em andamento até segunda-feira o processo eleitoral na nossa Caixa de Previdência, a Previ. Nós apoiamos a Chapa 1 - Previ para o associado. São quase 200 mil participantes com direito a voto e o quórum é de 50% + 1 para que a eleição seja válida. Contatem os colegas que não votaram ainda e vamos proteger o nosso fundo de pensão contra as ameaças que a crise nos impõe. O governo já indica a metade da direção através do patrocinador BB. Vamos eleger a nossa metade. Votem Chapa 1.

Abraços a todas e todos! Se informem através dos canais das entidades dos trabalhadores. Não são os banqueiros e seus representantes diretos que vão defender seus direitos. Sindicalizem-se também!

William Mendes

Nenhum comentário: