Páginas

9.12.17

Atenção, trabalhadores do Banco do Brasil! Só a luta unitária nos garante!


Comentário do Blog:

Olá prezad@s trabalhadores da ativa e aposentados da comunidade BB e companheir@s de lutas.

Estamos encerrando neste sábado, estudando a pauta da reunião de Diretoria da Cassi da próxima terça 12, uma semana de trabalho toda realizada na sede de nossa autogestão em Brasília. Tanto nesta semana como na próxima, temos temas complexos em debate na direção da Caixa de Assistência.

Na semana que vem teremos a próxima Mesa de Prestação de Contas do Acordo feito entre os patrocinadores da Cassi - o BB e os associados -, conquista realizada após dois anos de lutas unitárias em defesa dos direitos dos trabalhadores associados e do fortalecimento do modelo assistencial de nossa Caixa de Assistência. Será a 4ª Mesa sobre o Memorando de Entendimentos, assinado entre o Banco e as entidades representativas dos associados em 21/10/16.

Reproduzo abaixo matéria veiculada no site da Contraf-CUT, a partir de informações de um jornal da grande imprensa, que nos traz muita preocupação.

Eu sou um trabalhador concursado do Banco do Brasil desde 1992 e já vi muita coisa acontecer nestes 25 anos de dedicação a essa importante empresa pública, aos seus trabalhadores que represento como eleito, e às entidades que essa comunidade construiu ou ajudou a construir.

Muito me preocupam as sucessivas reestruturações que vêm ocorrendo em nosso banco público, principalmente por entender que elas podem estar afetando a capacidade plena desta instituição fundamental a serviço do Brasil e do povo brasileiro.

Uma característica básica das relações modernas entre capital e trabalho, entre empresas e seus trabalhadores e demais intervenientes, é a abertura de mesas de negociação e diálogo ao se estabelecer qualquer tipo de mudança ou reestruturações que envolvam a vida de milhares de trabalhadores e a própria comunidade.

Processos de mudanças geram efeitos importantes na vida das pessoas, e nós da Cassi cuidamos de pessoas. Eu desejo que as partes - Banco e entidades sindicais - iniciem imediatamente mesas de negociação, caso se efetivem as notícias que circulam em relação ao nosso Banco do Brasil e uma eventual nova reestruturação que envolva a vida de tantos colegas nossos e suas famílias e a própria comunidade onde o Banco está inserido.

De nossa parte, da parte dos trabalhadores do BB da ativa e aposentados, eu reforço a importância das pessoas buscarem informações em fontes de representação dos funcionários. E preparem-se para a mobilização e processos de lutas neste fim de ano e começo de 2018, se quisermos manter nossos direitos de classe trabalhadora.

Lembrem-se que só a luta unitária nos garante!

Abraços,

William Mendes
Cidadão e bancário do BB

Post Scriptum 19h49: terminei meus trabalhos de estudos de pauta no sábado por volta de 19h. Vamos desligar um pouco no domingo.



(reprodução de matéria do site da Contraf-CUT)



Foto: matéria da Contraf-CUT.

Mais uma vez, funcionários são informados pela imprensa sobre reestruturação no BB

Contraf-CUT mandou ofício ao Banco solicitando informações e exigindo transparência e respeito aos funcionários


O Jornal Correio Braziliense publicou matéria nesta sexta-feira (8) com informações não oficiais sobre um novo processo de reestruturação a ser realizado pelo Banco do Brasil. Há cerca de um ano, o mesmo jornal publicou antecipadamente os detalhes sobre a reestruturação que culminou com o corte, descomissionamento e rebaixamento de cargos de milhares de funcionários, com a implantação de um plano de aposentadoria e fechamento de centenas de locais de trabalho.

“Estamos nos antecipando e solicitando ao Banco que dê transparência aos processos em andamento para que tenhamos negociação das condições de trabalho dos funcionários. Não queremos que os funcionários sejam surpreendidos com anuncio do corte de vagas e fechamento de agências pela TV no domingo à noite, como no ano passado”, afirmou Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB).

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou ofício ao BB solicitando explicações sobre a matéria e manifestando preocupação com os funcionários, considerando os traumas ainda sentidos pela última reestruturação. O corte de funcionário, rebaixamento salarial e de funções foi objeto de diversas ações sindicais, paralisações e ações judiciais, além de alvo de processo de mediação instaurado no Ministério Público do Trabalho.

“Não podemos admitir que os funcionários sejam informados sobre as ações do Banco pela imprensa. Isso já aconteceu no final do ano passado, quando o Banco deu início a um grande processo de reestruturação que levou à redução de rendimentos dos funcionários, mudança de locais de trabalho, fechamento de agências, entre outras mudanças. Existem canais de comunicação direta com os trabalhadores e seus representantes. O Banco do Brasil deveria ter uma postura diferente, de diálogo”, criticou Carlos de Souza, secretário geral da Contraf-CUT.

“A Contraf-CUT está atenta a todas as movimentações e publicações e não medirá esforços para defender os funcionários do BB”, completou o coordenador da CEBB, lembrando que recentemente o BB foi obrigado a cumprir decisão judicial de incorporação de função, que beneficia funcionários atingidos pela reestruturação iniciada ainda em 2016.

“Se tudo isso for verdade, trata-se de mais um grande ataque contra os trabalhadores do Banco do Brasil que merecem respostas imediatas”, afirmou Carlos de Souza.

Leia matéria publicada no Correio Braziliense. Leiam também matéria no site do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região (AQUI).

Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: