Páginas

28.7.17

Cassi - Agenda de gestão na Paraíba foi muito positiva


Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas,

A Diretoria de Saúde e Rede (própria) de Atendimento cumpriu nesta quinta e sexta-feira, uma importante agenda de gestão e luta de nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.

Viemos a João Pessoa nesta quinta 27 para o lançamento do piloto da Rede Referenciada do sistema de saúde Cassi. Depois faremos matéria a respeito desse passo importante para o fortalecimento do modelo assistencial de Atenção Integral, Atenção Primária (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF), modelo operacionalizado através das unidades de atendimento em saúde CliniCassi.

Nesta sexta 28 cumprimos uma agenda importante de fortalecimento da participação social, e de relacionamento com os segmentos de participantes da comunidade Banco do Brasil.

Reunião com o Conselho de Usuários da Cassi PB.

REUNIÃO COM O CONSELHO DE USUÁRIOS DA CASSI PB

Aproveitamos a nossa 5ª visita a trabalho ao Estado como Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito) para nos reunir com os conselheiros e conselheiras de usuários da Cassi que, gentilmente, se dispuseram em nos dar a oportunidade de prestar contas de nossa atuação no mandato, trazer informações das questões afetas à Cassi e ouvir suas indagações e sugestões.

A reunião foi muito boa. Apresentei minhas preocupações a respeito dos desafios que vamos enfrentar a partir desta etapa de existência da Cassi, pós assinatura do Memorando de Entendimento e após recentes eventos externos que impactaram a nossa autogestão e os direitos dos associados (ANS e Governo Federal).

Agradeço ao Conselho de Usuários pela reunião.

Após o evento, tive a oportunidade de conversar com os companheir@s do Sindicato dos Bancários da Paraíba. Fortalecemos nossos laços de apoio nas lutas e causas dos trabalhadores que representamos.

---------------------------------------------
ATENÇÃO ASSOCIAD@S: não se deixem enganar nos próximos meses por propostas ou sugestões "técnicas" que signifiquem a quebra do modelo de custeio solidário do Plano de Associados. Essas ideias são disseminadas como solução de sustentabilidade do plano de saúde dos trabalhadores, mas carregam em si o fato de onerar somente os associados, livrando o Banco patrocinador de qualquer ônus e ele é corresponsável por tudo que afeta a Cassi positiva e negativamente, porque está na gestão e nada é aprovado ou encaminhado sem o aval do Banco. 
---------------------------------------------

Reunião com a Super PB.

REUNIÃO COM A SUPER PB

A terceira agenda do dia foi a visita à Superintendência do Banco do Brasil. E já agradeço o espaço que tivemos para fortalecer as parcerias em defesa da promoção de saúde e prevenção de doenças, além do foco na ampliação do conhecimento de nossa Cassi por parte dos funcionários da ativa.

Em 2016, a Diretoria de Saúde visitou os órgãos do Banco em todas as Unidades Federativas do País - Super, Gepes e Sesmt - buscando estreitar as parcerias para dar mais oportunidade da Cassi atuar pela saúde dos trabalhadores da ativa. Essa estratégia tem sido fundamental para todos - os funcionários, a Cassi e o BB. A Atenção Primária e ESF reduzem a despesa assistencial na rede prestadora de forma significativa.

----------------------------------------------
ATENÇÃO ASSOCIADOS E PARTICIPANTES: lembramos a vocês que procurem os canais da Cassi para solução de alguma pendência em suas demandas de saúde antes de formalizarem reclamação na ANS e ou judicializar contra a nossa autogestão.
----------------------------------------------

Reunião com os funcionários da Cassi PB.

REUNIÃO DE GESTÃO COM OS FUNCIONÁRIOS DA CASSI PB

Finalizamos a agenda em João Pessoa com uma excelente reunião com os funcionários da Cassi, um verdadeiro patrimônio da comunidade BB.

Abordamos diversos temas afetos às nossas áreas de responsabilidade: políticas e programas de saúde, ESF, CliniCassi, unidades administrativas e suas tarefas diárias. Também falamos a respeito de questões gerais e de outras áreas da Cassi como, por exemplo, o Planejamento Estratégico da nossa Diretoria e da Cassi, as Iniciativas Estratégicas, governança e, por fim, respondemos às dúvidas da equipe. 

Desde o início de nosso mandato como responsável pela estrutura de saúde da Cassi apostamos em atuar de forma presente nas bases sociais que gerimos e que representamos.


MEU PAPEL DE GESTOR ELEITO É ESTAR JUNTO ÀS BASES E POLITIZAR AS QUESTÕES DO MUNDO DO TRABALHO QUE REPRESENTO

Apesar da minha leitura de cenário apontar para tempos difíceis em relação à defesa dos direitos dos associados que representamos e para a própria Caixa de Assistência, que existe e atua em meio a crises externas no setor de saúde suplementar que afetam muito sua condição de autogestão em saúde (porque a Cassi compra serviços de saúde num mercado onde saúde é negócio e doença traz lucro aos empresários do setor), faço um esforço gigantesco de manter a presença nas bases porque acredito que isso traz credibilidade e transparência na atuação política em defesa daqueles que representamos.

Além de ser um defensor da Política, no fundo, sou um grande defensor de um Banco do Brasil público, atuante em seu papel de agente financeiro a serviço do País e que respeite seu funcionalismo e sua comunidade, bem como o povo brasileiro, que deve ser atendido da melhor forma possível.

Nesta quadra da história estão sob risco grave de existência a Cassi, a Previ e o Banco do Brasil, enquanto instituições essenciais na vida da própria comunidade BB e do povo brasileiro. Conclamo muita mobilização e unidade de todos os segmentos da ativa e aposentados para defender nossa Cassi e nosso banco público.

Abraços a tod@s os meus pares da classe trabalhadora.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

Nenhum comentário: