Páginas

18.5.15

Cassi - Diretor de Saúde debate com Corpo Social (DF e PR)



Conversando com os bancári@s em Londrina - PR. 
Estou com o pessoal do Sindicato. 
Na foto: Regiane - Presidenta e Gisa - S. Geral.

Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Teremos a semana cheia de debates sobre a nossa Caixa de Assistência, tanto na mesa com o patrocinador Banco do Brasil nesta terça 19, quanto nas Conferências de Saúde da Cassi, que faremos em Natal - RN (20/05) e Recife - PE (21/05).

Na semana que passou, tivemos grande oportunidade de conversar com bancários e bancárias da ativa e aposentados, como também com suas lideranças sindicais, dos Conselhos de Usuários e das entidades representativas do funcionalismo.


VII CONFERÊNCIA DE SAÚDE DA CASSI DF - SUSTENTABILIDADE DA CASSI

Na quarta-feira 13, realizamos a Conferência de Saúde da Cassi DF e a renovação do Conselho de Usuários e agregamos ao evento a presença importante dos delegad@s sindicais da base de Brasília, numa parceria com o Sindicato dos Bancários e com a Anabb e demais entidades associativas. O evento teve a participação de dezenas de bancários, associados e formadores de opinião, além de especialistas que palestraram sobre temas de saúde, sistemas de saúde, SUS e saúde dos trabalhadores. 

Abordamos os principais eixos em debate neste momento de busca de perenidade para o Plano de Associados da Cassi, com a visão de representante eleito que não aceita perda de direitos em saúde.

Apresentamos eixos que incluem o modelo mutualista de custeio solidário, a missão da Cassi de Atenção Integral à Saúde, missão que desde a Reforma Estatutária de 1996 está prevista para se dar através da organização de serviços próprios - CliniCassi - e pela ação de equipes de família com profissionais de saúde multidisciplinares para cuidar dos associados e familiares ao longo da vida. Esta é a Estratégia Saúde da Família (ESF).


MODELO ASSISTENCIAL CASSI - CLINICASSI E ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PARA O CONJUNTO DE ASSOCIADOS E FAMILIARES

O modelo assistencial da Cassi começou a ser implantado no início dos anos dois mil e caminhou bem até que estagnou a partir de 2007, justamente quando recebeu aporte específico para avançar para o conjunto dos participantes do Plano de Associados e para os doentes crônicos dos Planos Cassi Família (I e II). Entre receitas novas estatutárias, receitas extraordinárias (exemplo o BET) e aporte específico, a Cassi recebeu mais de 1 bilhão de reais para avançar no modelo assistencial e até o momento somente 40%* dos participantes do Plano de Associados estão cadastrados no direito à ESF, que tem diversas ferramentas de controle de saúde e doenças crônicas. 

(*Post Scriptum: para ser mais exato, a porcentagem em relação ao total do Plano de Associados é menor que 40% porque na ESF estão também crônicos do Cassi Família)

O modelo assistencial precisa terminar de ser implantado e é necessário investimento e foco para isso. As CliniCassi também tiveram redução de capacidade operacional a partir de 2008, ao invés de terem melhorias de condições gerais e estruturais para cumprirem seus objetivos de atenção às populações locais e organizar a Rede Referenciada necessária nos locais onde estão instaladas. 

EXPLICANDO O MODELO - O modelo assistencial da Cassi se dá através de serviços próprios nos locais com população que atenda a determinados parâmetros para instalação de CliniCassi, que organizam as necessidades de Redes Referenciadas de especialistas, clínicas e hospitais, após avaliação da população local abrangida e o mapa epidemiológico dela. O modelo é mais racional e integral. A Estratégia Saúde da Família (ESF) e Atenção Primária deve ser estendida para o conjunto dos participantes do Plano de Associados e para a totalidade dos doentes crônicos dos Planos Cassi Família, além da demanda espontânea ao modelo assistencial. Isso está previsto e relatado no Relatório Anual Cassi 2004, página 9.


AGENTES FACILITADORES (PR)

Na quinta-feira 14, estivemos em Curitiba para acompanhar a nova etapa do projeto dos Agentes Facilitadores, que foi iniciado pelo Conselho de Usuários do PR, em parceria com a Cassi PR e com o incentivo da Diretoria de Saúde, que desde o início do mandato assumiu compromisso com o Estado de buscar soluções para melhorar a rede credenciada e propôs o projeto que é muito exitoso no Rio Grande do Sul e já está implantado lá há mais de seis anos. O projeto é vinculado ao Conselho de Usuários e é baseado em participação social e voluntariado.

Estar no evento que reuniu dezenas de voluntários, colegas do BB da ativa e aposentados, que se dispuseram a participar do projeto, nos deixou com muita energia para seguir lutando pela Caixa de Assistência que defendemos, solidária, com participação social e cuidando dos associados e familiares, achando soluções conjuntas, inclusive para problemas que têm causas no mercado de saúde suplementar.


DEBATE COM CORPO SOCIAL EM LONDRINA - PR


Sede da CliniCassi Londrina.
Na sexta-feira 15, estivemos no Sindicato dos Bancários pela manhã e pudemos conhecer a sede da entidade, conversar com a diretoria e reafirmar nosso apreço por eles e que estamos à disposição das reivindicações de saúde da categoria. Fizemos reunião com os bancári@s de Londrina sobre a nossa Caixa de Assistência. A reunião foi muito boa e pudemos abordar o histórico da Cassi, as mudanças ao longo do tempo, a Cassi a partir da Reforma Estatutária de 1996 e os desafios colocados no presente. Contamos com a participação de nossa funcionária da Cassi Edilene, que estava responsável pela Unidade. Nossos agradecimentos ao apoio e dedicação.

Também tivemos a oportunidade de conhecer a nossa sede da CliniCassi Londrina (foto). Conversamos com os funcionários e após almoçarmos em Londrina com o pessoal do Sindicato, pegamos a estrada para ir a Campo Mourão, 200 km distante dali.


DEBATE COM CORPO SOCIAL EM CAMPO MOURÃO - PR


Conversa com bancári@s do BB em Campo Mourão.
Estou com o nosso companheiro Marcelo, liderança do BB.

Após algumas horas de viagem, chegamos a Campo Mourão, onde realizamos reunião com os bancári@s e associados da Cassi. Agradecemos muito a disposição dos trabalhadores, que aguardaram até às 17h para nosso debate sobre a Cassi (o horário bancário na cidade é até às 15h).


Fim dos trabalhos: com 
Marcelo do Sindicato,
André do Cesabb e a 

companheira da AABB.
Também estiveram conosco o Sindicato de Campo Mourão, na figura do companheiro Marcelo, dirigente do BB, e os companheiros André Machado do Cesabb PR e mais uma companheira da AABB local. A recepção dos associados também foi muito gratificante e estimulante para nosso trabalho.


CONTATO COM BASE SOCIAL NOS ENCHE DE ENERGIA PARA SEGUIR DEFENDENDO O PROJETO DE CASSI SOLIDÁRIA QUE ACREDITAMOS

As reuniões com os bancários tanto em Londrina quanto em Campo Mourão foram muito legais. Levamos conhecimento específico sobre os temas de saúde, modelo assistencial da Cassi e de Atenção Primária. 

Quero fazer um agradecimento geral a tod@s no Paraná pelos dois ótimos dias de trabalho. Aos funcionários da Cassi Paraná, aos sindicatos, às entidades associativas, e principalmente, aos bancários e bancárias, pela doação em serem agentes facilitadores, pela acolhida fraterna nos debates sobre a Cassi e por tudo. Este trabalho dá pertencimento a todos nós da comunidade do Banco do Brasil.

Seguimos nesta semana com firmeza nos debates da Caixa de Assistência.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento


Post Scriptum:

As despesas desta agenda desde a Conferência de Saúde do DF até os dois dias no Paraná foram custeadas pelas entidades sindicais, pela Anabb, e por mim mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hoje 85% dos funcionarios da unidade estão nas clinicassi voltados para atenção primaria... os outros 15% são divididos em 3 grupos: Regulação, negociação e Coordenação administrativa. Quem cuida da Rede é a negociação que é 5% da mao de obra das unidades...será que ja viram o erro ou tem que desenhar??? Outro detalhe a CASSi investiu milhoes nos ultimos anos em treinamento para seus medicos da clinicassi...e nada, isso mesmo gente, nada para negociação e regulação. A CASSI ainda não tem plano de cargos e salarios...a Postal saude contratou os melhores profissionais da CASSI de todos os Estados, pagando 4X mais...Será que vamos esperar a CASSI ter mais bilhoes de prejuizos para acordar e começar a investir nas areas certas da empresa??? Acorda CASSI!!!