Estarei novamente com o companheiro Tino levando as contribuições dos bancários para a formação da CUT. |
A organização do encontro espera a participação de aproximadamente 120 dirigentes sindicais de todo o país, representando além da CUT Nacional as Secretarias de Formação das Estaduais da CUT, as confederações e federações nacionais dos ramos, bem como as Escolas Sindicais e de Turismo e Hotelaria da CUT.
Pela Contraf-CUT, participará o secretário de formação William Mendes.
Diretrizes
Ao reunir a Rede Nacional de Formação, a CUT pretende atualizar as diretrizes da Política Nacional de Formação para o período de 2013 a 2015.
O mote escolhido pela Secretaria Nacional de Formação como orientador dos debates durante estes quatro dias, segundo José Celestino Lourenço, o Tino, secretário Nacional de Formação, "faz referência a um dos princípios fundantes da concepção político-metodológica da formação sindical cutista que é o da construção coletiva do conhecimento no contexto da consolidação do projeto político e ideológico do sindicalismo propugnado pela nossa Central: classista, democrático, de massas e pela base, que busca ampliar a sua representatividade cotidianamente no processo de disputa pela hegemonia no sindicalismo brasileiro".
Na programação do XVIII ENAFOR está o resgate histórico da relação entre o processo de construção da CUT e o papel desempenhado pela formação sindical neste contexto.
A programação prevê a participação do presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, bem como de outros dirigentes da Direção Executiva da CUT e respectivas assessorias, já que um dos objetivos é fazer avançar a relação de organicidade da formação sindical com as demais políticas da CUT.
Também foram convidadas entidades que têm grande identidade com a agenda política e sindical da CUT, bem como parcerias importantes com algumas das instâncias da CUT no tocante a temas atinentes aos seus desafios, tais como a Secretaria de Política Sindical e Educacional da Confederação Sindical das Américas (CSA), Dieese, Cesit/Unicamp, FES e Instituto Observatório Social.
Veja os principais temas do encontro
1. A importância da Formação Sindical na consolidação da CUT
2. O atual contexto do desenvolvimento brasileiro e o mundo do trabalho
3. Planejamento estratégico da Direção Nacional e implicações na Formação Sindical
4. Sustentabilidade da CUT e o financiamento do Plano Nacional de Formação
5. Estratégia Organizativa da CUT e as campanhas de sindicalização e filiação
6. Estratégia da Política Nacional de Formação para o período 2013 - 2015
7. Programas e Projetos Nacionais
8. Fortalecimento da Rede Nacional de Formação
9. 30 Anos da CUT
Fonte: CUT
Nenhum comentário:
Postar um comentário