Páginas

20.2.12

"1984" é hoje!


O indivíduo moderno frente 
ao totalitarismo do PIG*
Big Brother ("O grito" de Munch)

“1984” é hoje!

Ou

PIG* Big Brother


Guerra é paz
Liberdade é escravidão
Ignorância é força



A leitura da obra de George Orwell, escrita em 1949, pode ser lida e adaptada para os dias atuais simplesmente substituindo-se a personagem principal do totalitarismo, o Partido SOCialista INGlês na ficção - o INGSOC, pelo * Partido da Imprensa Golpista mundial – PIG, atual ferramenta ideológica do sistema capitalista totalitário que atua com dominação total dos veículos de comunicação de massa apagando o passado, deturpando e inventando o presente e destruindo o futuro da liberdade humana.

Aliás, o PIG mundial – O GRANDE IRMÃO - está destruindo a liberdade humana em nome da “liberdade” humana (de alguns)!


Quem controla o passado,
Controla o futuro;
Quem controla o presente,
Controla o passado.



O Partido dizia que a Oceania jamais fora aliada da Eurásia, Ele, Winston Smith, sabia que a Oceania fora aliada da Eurásia não havia senão quatro anos. Onde, porém, existia esse conhecimento? Apenas em sua consciência, o que em todo caso devia ser logo aniquilado. E se todos os outros aceitassem a mentira imposta pelo Partido – se todos os anais dissessem a mesma coisa – então a mentira se transformava em história, em verdade. ‘Quem controla o passado’, dizia o lema do Partido, ‘controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado’. E no entanto o passado, conquanto de natureza alterável, nunca fora alterado. O que agora era verdade era verdade do sempre ao sempre. Era bem simples. Bastava apenas uma série infinda de vitórias sobre a memória. ‘Controle da realidade’, chamava-se. Ou, em novilíngua, ‘duplipensar’.


O CONTROLE DA REALIDADE

Winston deixou cair os braços e lentamente tornou a encher os pulmões de ar. Seu espírito mergulhou no mundo labiríntico do duplipensar. Saber e não saber, ter consciência de completa veracidade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões opostas, sabendo-as contraditórias e ainda assim acreditando em ambas; usar a lógica contra a lógica, repudiar a moralidade em nome da moralidade, crer na impossibilidade da democracia e que o Partido era o guardião da democracia; esquecer tudo quanto fosse necessário esquecer, trazê-lo à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer; e acima de tudo, aplicar o próprio processo ao processo. Essa era a sutileza derradeira: induzir conscientemente a inconsciência, e então, tornar-se inconsciente do ato de hipnose que se acabava de realizar. Até para compreender a palavra ‘duplipensar’ era necessário usar o duplipensar.


O MUNDO (I)REAL DE HOJE

ter consciência de completa veracidade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas


Cacete! É exatamente o que faz a imprensa manipuladora dos EUA e a imprensa paulista!


GUERRA É PAZ – fazer guerra é manter a máquina capitalista.

LIBERDADE “da imprensa comercial” É ESCRAVIDÃO total da “liberdade de expressão humana”.

IGNORÂNCIA da humanidade googleana não-pensante É FORÇA totalitária vencendo a inteligência humana.

-----------------------------

Post scriptum:

Para poder cometer meu crimideia e me desligar do PIG* Big Brother, aquela telona de olhar fixo sobre todos nós em minha casa e em todo o mundo, precisei me esconder em um canto da casa e colocar som no último volume nos ouvidos e, só assim, conseguir pensar... e escrever livre do controle mental do jornal global que latia lá na telona global para todos os ouvintes “normais” como minha e suas famílias...

Nenhum comentário: