5ª turma do curso da Contraf-CUT/Dieese - foto: William Mendes |
No primeiro módulo do curso, realizado em outubro, os participantes oriundos de seis bases sindicais - PR, MS, RS, RO, SC e SP -, produziram muito conhecimento acerca da história do movimento sindical mundial, brasileiro e da contemporaneidade, passando principalmente pelo sindicalismo da CUT e dos BANCÁRIOS.
Este segundo módulo é bastante focado em questões relativas ao setor financeiro em si: moeda, bancos, sistema financeiro internacional, acordos de Basileia, Bretton Woods, Consenso de Washington. Além disso, os participantes estudam também os planos econômicos no Brasil, Plano Real, Proer e Proes, a proposta dos bancários para a regulamentação do artigo 192 da CF, segurança bancária, etc.
Eu não pude acompanhar a turma nos primeiros dois dias pois estava em um evento nacional na Contraf-CUT em SP. Chegando hoje pela manhã, o que pudemos perceber foi a participação incansável e engajada da turma do curso. Os sindicatos que enviaram os participantes estão de parabéns, pois já têm e terão excelentes dirigentes para ajudar na luta dos trabalhadores do ramo financeiro a combater as mazelas dos donos do Capital, os banqueiros-quebra-mundo.
William Mendes, sec. formação da Contraf-CUT
PS: ao mesmo tempo em que os bancários estão em formação na belíssima Escola Sul da CUT, está ocorrendo no mesmo local o ENAFOR, onde a nossa central está organizando as estratégias e a rede de formação CUTista à disposição da classe trabalhadora para o próximo período formativo e de luta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário