Páginas

21.3.07

Quarta, 21 de março (Artigo sobre a derrota da solidariedade na PLR do BB)


Trabalhando com questões do BB e respondendo e-mails de bancários.

Trabalhei 5 horas.

---

Post Scriptum: segue abaixo o artigo que fiz após a derrota da solidariedade na proposta da PLR apresentada pela direção do Banco do Brasil com evidente prática antissindical, diminuindo o valor a receber dos grevistas e semeando o individualismo e a competição sem limites entre colegas de trabalho. Enquanto o governo Lula seguia dialogando e construindo propostas de avanços para o povo brasileiro, seus indicados nas empresas públicas sacaneavam o movimento sindical e a classe trabalhadora... são as contradições da esquerda quando chega ao poder.

---


ARTIGO – PLR do BB: A derrota da solidariedade

21 de março de 2007

Por William Mendes *


Confesso que estou decepcionado com o resultado das assembleias do Banco do Brasil. A maior parte dos bancários aprovou a proposta de PLR referente ao segundo semestre de 2006. Foi uma derrota da solidariedade aos colegas substitutos que participaram da greve – e que terão perdas em seu benefício – e uma vitória do individualismo.

A Contraf-CUT e a ampla maioria de seus mais de cem sindicatos indicaram a rejeição pelo fato de o banco incluir na proposta uma punição aos substitutos que fizeram greve. Desde quando existe movimento de luta dos trabalhadores, são os grevistas que acabam conquistando os direitos e melhorias que depois repercutem para toda a classe trabalhadora.

A aceitação da proposta é mais uma estocada do Banco do Brasil no seu perfil de empresa pública preocupada com a responsabilidade social. É mais um passo na luta do BB contra a solidariedade e o bem-estar dentro do ambiente de trabalho.

A primeira batalha do BB nesta luta inglória foi em meados da década de noventa, quando o banco alterou drasticamente sua fórmula de remuneração. Desde o PDV (plano de demissão voluntária) instituído pelos tucanos em 1995 e que ceifou mais de 50 mil postos de trabalho em 2 anos – além de dezenas de suicídios, o objetivo da empresa sempre foi quebrar o que havia de mais forte no conjunto de seus funcionários: a solidariedade.

De lá para cá, a empresa reduziu consideravelmente a parte fixa do salário e instituiu centenas de comissões para matar dois coelhos com uma só cajadada:

-Acabar com a jornada bancária de 6 horas, instituindo o falso comissionamento, que leva um bancário a receber uma comissão que não paga nem a jornada com 2 horas a mais;

-e passou a fazer com que todos vendam a mãe para ganhar uma promoção, de forma a dobrar ou triplicar a remuneração do dia para a noite.

De duas, uma:

Ou nós conseguimos convencer o corpo funcional do BB que não é este banco público que vislumbramos, onde os bancários se matam de trabalhar para cumprir metas absurdas que não geram quase retorno algum para a empresa, pois os produtos pertencem a coligadas que são empresas privadas; onde o salário principal não depende do encarreiramento do bancário e sim de ter "comissões" que o deixa na corda bamba, pois o empregado pode perdê-las a qualquer momento; onde o banco terceiriza tudo que pode e vemos trabalhadores precarizados (2ª linha?) fazendo o mesmo por menos e muitos até passando fome, pois, as terceirizadas não pagam nem o salário em dia;

Ou não teremos como defender o Banco do Brasil enquanto empresa pública que atua como regulador do Sistema Financeiro Nacional, cobra taxas de juros e spread menores, respeita a sociedade e seu corpo funcional, atue como forte agente em DRS, em Pronaf, crédito de exportação etc. A continuar como está, não há justificativa à sociedade.

As assembleias que votaram pela aprovação da proposta de PLR, agora, reforçam a trajetória do BB neste caminho em que “vale-tudo” para crescer dentro da empresa. Nem os bancos privados puniram os grevistas, como fez o Banco do Brasil em sua PLR.

Diz o novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa que solidariedade, entre outras coisas, é a “relação de responsabilidade entre pessoas unidas por interesses comuns, de maneira que cada elemento do grupo se sinta na obrigação moral da apoiar o(s) outro(s)”.

Foi este sentimento, esta “obrigação moral”, que morreu um pouco mais após as assembleias do Banco do Brasil.


* William Mendes é secretário de Imprensa da Contraf-CUT e membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

Nenhum comentário: