Diários da história dos bancários (1)
Osasco, 2 de dezembro de 2024. Segunda-feira.
O blog A Categoria Bancária - InFormação e História está no ar há 18 anos e contém mais de 2,6 mil postagens. Ao longo de sua história, o blog teve 1,25 milhão de acessos, sendo ainda lido por algumas pessoas. No último mês foram 20 mil acessos.
Cada vez que me sento para ler um pouco de seu conteúdo, me vem à mente a preocupação de preservar essa história registrada de uma das principais categorias profissionais do país, a única com convenção coletiva nacional.
Antigamente, os sindicatos tinham seus cedocs, centros de documentação, nos quais as mídias físicas com a história do movimento sindical eram guardadas. As páginas das entidades sindicais também preservavam a história de lutas e conquistas.
Conforme a tecnologia avançou, e tudo se tornou digital, e caro, as entidades sindicais passaram a descuidar um pouco de sua história, até por uma questão de custos, priorizando os recursos para o dia a dia e não para a manutenção da história.
Eu não teria hoje como editar em livros toda a história da categoria bancária contida neste blog, e garanto a vocês que aqui tem muita informação e história do que vivemos nas últimas duas décadas de lutas e conquistas, e derrotas também.
Quando fiz uma série de textos de memórias durante a pandemia mundial de Covid-19 não imaginava que os capítulos teriam tantos acessos quanto tiveram. Foi uma boa surpresa. Ao todo, os 39 capítulos tiveram somados quase 100 mil acessos.
Agora estou editando um livro com os 39 capítulos de memórias. E não imaginava que saísse tão caro produzir um livro. Mas será interessante distribuir 100 unidades para alguns amigos e interessados. O livro se chamará "Memórias de um trabalhador politizado pelos bancários da CUT".
Em relação ao blog e seu conteúdo histórico, se eu tiver condições, vou revisar todo ele, desde o início, vou organizá-lo no formato que cheguei a fazer algumas vezes, em cadernos, e depois verei o que fazer com o conteúdo histórico.
Hoje li a metade do conteúdo do primeiro ano do blog, 2006, e como disse no início, é muito conteúdo histórico contido ali. Tem a reeleição do presidente Lula, tem a assinatura do BB à convenção da categoria, e tem algo que me encanta: meu diário de trabalho de base e nas funções que eram de minha responsabilidade. Naquele ano, inovei em prestar contas de mandatos eletivos.
Enfim, não sei que capacidade tenho de levar adiante tal projeto de revisão desse conteúdo histórico, mas se der, vou fazendo. É evidente que a maior parte da história contida no blog tem relação direta com o movimento sindical do Banco do Brasil, a comunidade na qual passei a maior parte de minha vida.
William Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário