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9.2.18

Cassi recebe selo de reacreditação internacional em atenção primária


Comentário do Blog:

Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas pela saúde e direitos dos trabalhadores.

É com alegria que reproduzimos abaixo a informação sobre a manutenção do selo de Acreditação de nossas unidades de atendimento em saúde da Cassi no DF, as CliniCassi.

A estrutura própria de Atenção Primária da Caixa de Assistência, a maior e mais antiga autogestão do país, atua com equipes profissionais de altíssima qualidade e merece ter o reconhecimento da qualidade de nosso trabalho de acolhimento e cuidado dos participantes.

Ao longo do mandato como gestor responsável pelas unidades próprias da Cassi, fiz um grande esforço em estar em permanente contato com as equipes de atendimento das 65 CliniCassi que temos nas capitais e interiores de alguns Estados. Fiz um esforço tremendo em visitar as nossas estruturas e já conheço 42 unidades CliniCassi.

Nosso desejo e nossa convicção é que a comunidade Banco do Brasil tenha a oportunidade de estar toda ela acompanhada, monitorada e orientada no uso do sistema de saúde da Cassi através da Estratégia Saúde da Família (ESF) e unidades CliniCassi como já explicamos que esse objetivo consta nos documentos e nos relatórios anuais da Cassi desde 2004.

Nossas equipes desenvolveram estudos ao longo do mandato que comprovam a eficiência tanto nos resultados em saúde para aqueles vinculados à ESF quanto no uso melhor dos recursos econômico-financeiros da Cassi na utilização dos serviços da rede credenciada. Estamos falando em sustentabilidade do modelo assistencial. Leiam os boletins Prestando Contas Cassi (AQUI) que abordam esses resultados e estudos.

Ao longo dos anos após a Acreditação das unidades do Distrito Federal (2014), apropriamos e integramos às dezenas de unidades de atendimento CliniCassi processos novos conquistados durante a certificação. Porém, nós temos diversas melhorias a serem feitas em Unidades que precisam de investimentos apropriados. O custo benefício é pequeno em relação ao que trará de qualidade para o atendimento dos participantes.

O caminho é esse do foco na promoção de saúde, prevenção de doenças e coordenação de cuidados a partir das unidades próprias e equipes ESF. Parabéns aos nossos profissionais e aos associados e participantes da Caixa de Assistência.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/2018)

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(Reprodução de matéria do site da Cassi)

Equipes das CliniCassi e Unidade Cassi DF.

Duas Unidades da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, as CliniCassi Brasília Norte e Sul, ambas no Distrito Federal, foram recertificadas pela segurança e qualidade no atendimento prestado aos participantes. O selo é concedido pela Joint Commission International (JCI) - órgão que atesta a qualidade das instituições de saúde no mundo. Na prática, significa que o público dessas unidades pode contar com segurança, controle de infecções e atendimento clínico em padrões de excelência internacional. Ambas, Brasília Norte e Sul, já tinham sido certificadas em 2014.

O relatório final da avaliação, com o resultado do processo de recertificação, foi apresentado no dia 6 de fevereiro, em Brasília, para a Diretoria Executiva da Cassi. Na ocasião, o presidente Luis Aniceto, parabenizou o empenho da Unidade DF e das CliniCassi Norte e Sul na busca pela excelência. “A experiência influencia também outras áreas da Cassi e as demais CliniCassi existentes no Brasil a buscar ainda mais o aprimoramento de seus processos”, reforçou ele.

A JCI avaliou em média 500 elementos de mensuração, do manual de Acreditação de Atenção Primária, dentre eles, a identificação correta do paciente, efetividade da comunicação, risco de quedas e redução dos riscos de contaminação associados aos cuidados em saúde. “Dos itens avaliados, somente 12 tiveram sugestões de melhorias, o que é considerado muito pouco dentro do universo estudado”, explicou a Gerente da CliniCassi Brasília Norte, Thatiana Carrijo.

O Gerente Executivo de Saúde da Cassi, Sandro Sedrez dos Reis, frisou a importância deste selo para a Caixa de Assistência, reiterando o compromisso da Instituição com os associados. “Realizada a cada três anos, a acreditação da JCI estimula a melhoria contínua e sistemática de toda a CliniCassi, no processo de atendimento e no cuidado com o paciente”, complementou.

Para o gerente da Unidade DF, Alberto Alves Júnior, “essa é uma conquista que atribui altíssimo valor para a Cassi. A acreditação, concedida pela JCI, além de uma conquista pelo que representa na área da saúde, revela o esforço e a competência dos profissionais do quadro da Caixa de Assistência naquilo que se propõem a fazer”.

“As CliniCassi Brasília Norte e Sul são os únicos centros de atenção primária acreditados no Brasil pela JCI, o que reflete a dedicação e o comprometimento da Cassi com o participante”, disse a Gerente da CliniCassi Brasília Norte, Thatiana Carrijo.

“Os ganhos com o processo são percebidos na qualidade do cuidado prestado aos participantes, na qualificação dos profissionais envolvidos e no fortalecimento da imagem da Cassi”, acrescentou a Gerente da CliniCassi Brasília Sul, Larissa Picarelli.

Para a Gerente de Atenção à Saúde da Unidade DF, Lucineide Barbosa, o processo que levou a recertificação propiciou a implementação de uma cultura de qualidade e segurança nas duas CliniCassi, impactando na melhoria dos processos assistenciais, garantindo maior eficiência e credibilidade nos serviços próprios.


Fonte: Cassi

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