O foco de nosso mandato na saúde dos trabalhadores da comunidade Banco do Brasil foi muito fiel ao compromisso que assumimos com associados durante campanha de apresentação de propostas para a Caixa de Assistência
"Que a Cassi, por intermédio da Diretoria de Saúde, inclua em suas prioridades o foco na saúde dos trabalhadores, visando garantir o bem-estar dos 115 mil funcionários da ativa e suas famílias. Buscar formas e programas para atuar na proteção de nossos trabalhadores, que vivem sob constante pressão e assédio, é lutar pela manutenção da saúde e da vida, bens maiores do ser humano." (Programa da Chapa 1 - Todos pela Cassi - 2014)
Olá prezad@s associados da Cassi, bancári@s do BB e companheir@s de lutas pelos direitos dos trabalhadores.
Hoje, vamos fazer um balanço do que foi possível realizar em relação ao compromisso que assumimos com os trabalhadores associados da Cassi em direcionar nossa atenção na busca de melhorias na promoção de saúde e prevenção de doenças para os mais de cem mil funcionários do Banco na ativa quando começamos o mandato na Diretoria de Saúde.
Antes de mais nada, é necessário contextualizar o quanto foi complexo o caminho que percorremos para realizar melhorias no sistema de saúde Cassi e na parceria da saúde ocupacional Cassi e BB (via convênio). Tivemos avanços, mas eles ocorreram em meio a maior crise do setor de saúde e da própria Cassi em décadas de existência. Então, temos o sentimento de realização porque foi preciso superar diversos fatores que fogem à nossa gestão para implantar as melhorias.
Imaginem vocês se foi fácil abrir uma frente de trabalho pela saúde dos trabalhadores enquanto uma crise de déficit começava no plano de saúde dos funcionários e com forte pressão para que a conta fosse paga somente pelos associados.
Imaginem também que ao mesmo tempo em que fizemos uma luta nacional pela manutenção dos direitos dos associados da Cassi (descrevi o histórico das negociações no texto de Balanço III - AQUI) desenvolvemos estratégias para dar qualidade na execução do Convênio de Saúde Ocupacional, e para isso contamos com forte apoio da Direção do BB/Dipes/Dibem e das Unidades Cassi em cada Estado e DF.
Imaginem, por fim, o desafio de acolher trabalhadores de uma empresa de atuação nacional, com reestruturações constantes nesses 4 anos e que, de uma forma ou outra, trazem impactos na vida desses trabalhadores. Foi nesse cenário que atuamos focados na saúde dos bancários e bancárias do BB.
Agradeço a parceria e a dedicação de cada pessoa do Banco e da Cassi envolvida no processo da saúde ocupacional, pois o trabalho em equipe focado na saúde tem contribuído para dar eficiência tanto ao programa do Banco quanto ao modelo assistencial da Cassi, baseado na APS/ESF e CliniCassi.
Desafios da Diretoria de Saúde foram grandes e união em prol da saúde ocupacional rendeu bons resultados
Dentre os objetivos a perseguir durante os 4 anos de trabalho estavam mudanças internas na governança da Cassi, para que a gestão do Convênio fosse centralizada na área da saúde. A governança concordou com nossas propostas e passamos a gerir o processo de saúde ocupacional de forma plena. Isso facilitou o trabalho diário na relação Cassi e BB.
Tínhamos o desafio técnico de fazer uma entrega de resultados para o convenente BB de forma mais rápida e eficiente, pois quando pegamos a gestão do PCMSO os dados compilados dos EPS só eram entregues no final do ano seguinte. Com mais celeridade, seria possível buscar alternativas para evitar ou minimizar os riscos de adoecimento e atuar na coordenação de cuidados dos trabalhadores identificados com problemas de saúde.
O BB e a Cassi organizam o planejamento para a realização dos Exames Periódicos de Saúde (EPS), checkups e demais previsões do Convênio que ocorrem em todo o país ao longo dos meses do ano. O Banco com o seu olhar e com as definições a serem cumpridas por nós e a Cassi no desenvolvimento das melhores estratégias para cumprir os objetivos. Todos os anos, chegamos a quase 100% de meta atingida em todo o país.
Como nosso mandato atuou fortemente para ampliar o conhecimento sobre o que é a Cassi, o que ela faz, seu modelo assistencial, sobre direitos e deveres dos participantes e a melhor forma de utilizar a Caixa de Assistência, em cada início de período de trabalho nos EPS do BB publicamos um Boletim Prestando Contas Cassi para ampliar entre as lideranças e entidades representativas o apoio para uma boa realização dos Exames Periódicos.
Boletins Prestando Contas Cassi abordaram saúde ocupacional, promoção, prevenção e Atenção Integral à Saúde via APS/ESF
Em 2015, abordamos o tema no Boletim nº 9 (março), falando da importância da participação de todos no processo - bancários, gestores, profissionais de saúde. Leia AQUI. Nesses 4 anos, buscamos ampliar a inclusão na Estratégia Saúde da Família (ESF) de trabalhadores que fossem identificados com riscos e agravamentos em suas condições de saúde.
Em 2016, o Boletim nº 21 (março) chamava atenção para a participação efetiva de todos no processo nacional de EPS e trazia novidades e conquistas técnicas e de gestão realizadas em conjunto por Cassi e BB. Leia AQUI.
Em 2017, lançamos mão de uma estratégia para destacar a promoção de saúde e prevenção de doenças aproveitando a parceria pela saúde ocupacional BB e Cassi. A Semana da Devolutiva dos resultados coletivos dos EPS e checkups deu sequência a um trabalho forte de parcerias feito em cada Estado/DF e Unidades Cassi em 2016. O Boletim nº 32 (março) abordou inclusive fatores a serem observados quando se pensa atenção à saúde, prevenção e controle epidemiológico de população. Leia AQUI.
Cassi e Banco do Brasil realizam os Exames Periódicos de Saúde com foco na promoção de saúde e prevenção de doenças
A Cassi, por meio de Convênio firmado com o Banco do Brasil, é responsável pela operacionalização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) em todo o País e, entre os procedimentos previstos, estão o Exame Periódico de Saúde (EPS) e o Checkup dos gestores.
Pois bem, em resumo, desde que chegamos eleitos à Cassi em 2014, a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento vem atuando com foco na saúde dos trabalhadores do BB e conquistando melhorias no processo do PCMSO do Banco do Brasil, consolidando uma parceria muito importante com a Dipes/Dibem.
Ao longo dos anos, conseguimos agregar avanços técnicos e operacionais no Convênio de parceria com o Banco do Brasil, atuando tanto na Sede da Cassi em Brasília quanto nas unidades regionais da Cassi em conjunto com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Banco do Brasil, no processo de melhorias nas condições de trabalho.
Cassi e Banco do Brasil realizam os Exames Periódicos de Saúde com foco na promoção de saúde e prevenção de doenças
A Cassi, por meio de Convênio firmado com o Banco do Brasil, é responsável pela operacionalização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) em todo o País e, entre os procedimentos previstos, estão o Exame Periódico de Saúde (EPS) e o Checkup dos gestores.
Pois bem, em resumo, desde que chegamos eleitos à Cassi em 2014, a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento vem atuando com foco na saúde dos trabalhadores do BB e conquistando melhorias no processo do PCMSO do Banco do Brasil, consolidando uma parceria muito importante com a Dipes/Dibem.
Ao longo dos anos, conseguimos agregar avanços técnicos e operacionais no Convênio de parceria com o Banco do Brasil, atuando tanto na Sede da Cassi em Brasília quanto nas unidades regionais da Cassi em conjunto com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Banco do Brasil, no processo de melhorias nas condições de trabalho.
Citamos abaixo algumas conquistas ocorridas no processo de saúde dos trabalhadores.
Acesso eletrônico das guias para a realização dos EPS
Dentre as conquistas, destacamos algumas que colaboraram em melhorias de processos e operacionalização nas unidades como a disponibilização de guias de consultas e exames relacionados ao PCMSO no site do BB. Até 2014 essas guias eram emitidas na Cassi, e remetidas por malote às unidades do Banco, com riscos de extravios e causando transtornos quando ocorriam transferências de funcionários.
Acesso eletrônico das guias para a realização dos EPS
Dentre as conquistas, destacamos algumas que colaboraram em melhorias de processos e operacionalização nas unidades como a disponibilização de guias de consultas e exames relacionados ao PCMSO no site do BB. Até 2014 essas guias eram emitidas na Cassi, e remetidas por malote às unidades do Banco, com riscos de extravios e causando transtornos quando ocorriam transferências de funcionários.
Atualmente a disponibilização em parceria com a Dipes, na intranet do Banco do Brasil, permite o gerenciamento pelo próprio funcionário, sem riscos de extravios e pronta disponibilidade dos documentos, além da agilidade e efetividade em se tratando de aproximadamente 100.000 exames periódicos.
Reforçamos que os funcionários devem utilizar exclusivamente essas guias para a realização do exame periódico e seus exames complementares. A carteirinha de identificação de associado (dos planos Cassi, Economus e SIM), não deve ser utilizada, para que os custos sejam corretamente direcionados para o Convênio firmado entre o BB e a Cassi, evitando assim, que o funcionário pague coparticipações indevidas.
Celeridade na entrega de resultados de EPS ao convenente Banco do Brasil facilita ações coletivas em saúde
Reforçamos que os funcionários devem utilizar exclusivamente essas guias para a realização do exame periódico e seus exames complementares. A carteirinha de identificação de associado (dos planos Cassi, Economus e SIM), não deve ser utilizada, para que os custos sejam corretamente direcionados para o Convênio firmado entre o BB e a Cassi, evitando assim, que o funcionário pague coparticipações indevidas.
Celeridade na entrega de resultados de EPS ao convenente Banco do Brasil facilita ações coletivas em saúde
Outra conquista importante foi a possibilidade de digitar os dados e disponibilizar gradativamente os resultados ao Banco do Brasil na medida em que os exames são realizados, garantindo a análise dos dados de saúde dos trabalhadores com mais agilidade e efetividade, e desde o início de 2017, disponibilizando os resultados do EPS de forma analítica e também sintética.
Centralização da Licença Saúde
Em 2016, também em conjunto com a Dipes, foi criada a centralização das Licenças Saúde.
A Cassi recebe da Gepes 2 os atestados até 04 dias para melhor gerenciamento de todas as Licenças Saúde, pois as licenças passam a fazer parte do banco de dados da Cassi complementando as que são homologadas pelos médicos do trabalho.
Essa ação possibilita também a definição de perfis epidemiológicos de regiões ou períodos determinados, facilitando a ação da Cassi em conjunto com os Sesmt na implementação de programas específicos visando a prevenção e cuidados da saúde.
BB e Cassi ampliam a dotação de profissionais para melhorar a operacionalização do PCMSO
Centralização da Licença Saúde
Em 2016, também em conjunto com a Dipes, foi criada a centralização das Licenças Saúde.
A Cassi recebe da Gepes 2 os atestados até 04 dias para melhor gerenciamento de todas as Licenças Saúde, pois as licenças passam a fazer parte do banco de dados da Cassi complementando as que são homologadas pelos médicos do trabalho.
Essa ação possibilita também a definição de perfis epidemiológicos de regiões ou períodos determinados, facilitando a ação da Cassi em conjunto com os Sesmt na implementação de programas específicos visando a prevenção e cuidados da saúde.
BB e Cassi ampliam a dotação de profissionais para melhorar a operacionalização do PCMSO
Nos anos de 2016 e 2017, no trabalho conjunto de planejamento e execução do PCMSO, foi precificado e apontado para o Banco a necessidade de incremento de mão de obra para a operacionalização do Programa, e nesse período houve incremento de médicos, assistentes e psicólogos no Convênio.
Treinamento e assessoria para profissionais envolvidos são destaques na parceria BB e Cassi
Em 2017, a Cassi junto com a Dipes, iniciou o processo de visitas técnicas e administrativas nas unidades regionais possibilitando conhecer melhor as particularidades locais e alinhando as condutas operacionais do PCMSO BB, com as despesas totalmente custeadas pelo Convênio.
Para 2018, além da continuidade das visitas, será realizado um Encontro de Saúde Ocupacional com a participação de profissionais médicos das Unidades Cassi e Banco do Brasil/Dipes/Sesmt.
O objetivo deste Encontro é a troca de conhecimento, interação e alinhamento das diretrizes do PCMSO BB em prol de melhores práticas para coordenação de cuidados da população bancária.
Os recursos para esse encontro foram precificados e aprovados pelo Banco do Brasil através do Convênio, sem nenhum custo para a Cassi.
Em 2017, consolidamos avanços realizados ao longo do mandato
Para marcar o início de uma série de atividades em âmbito nacional, a Cassi realizou entre os dias 20 e 24 de março de 2017 a Semana de Devolutiva dos dados dos Exames Periódicos de 2016.
O objetivo deste calendário foi chamar a atenção para a saúde dos trabalhadores sob a ótica da prevenção de doenças e promoção da saúde, complementando o trabalho iniciado em 2016 quando visitamos as 27 Superintendências do Banco do Brasil e as Gepes reforçando as parcerias de saúde. Vocês que nos acompanham aqui no blog viram a prestação de contas dessa agenda da nossa Diretoria.
Em 2018, vamos colocar novamente no calendário da saúde a Semana da Devolutiva dos EPS/checkups, em parceria com Dipes/Gepes/Sesmt, apresentando o diagnóstico de cada localidade e fazendo proposições de ações individuais e coletivas a serem desenvolvidas para minimizar riscos e agravos nas condições de saúde dos trabalhadores.
A importância das Unidades Cassi e CliniCassi para a comunidade Banco do Brasil
Deixo um agradecimento especial a cada uma das 27 Unidades Cassi e 65 CliniCassi e todas as equipes de profissionais que nelas atuam.
Conheço dezenas de histórias de colegas do Banco e participantes que foram acolhidos em momentos de crise pessoal e tiveram a felicidade de serem recebidos, cuidados, orientados e estarem conosco hoje por causa desse carinho e profissionalismo que encontraram nas Unidades Cassi.
Nós ampliamos em mais de 25 mil pessoas o número de cadastrados na ESF e parte dessas pessoas assistidas são colegas que vieram para nosso modelo de Atenção Integral após serem identificados nos Exames Periódicos e checkups.
O Brasil é gigante. Nosso Banco do Brasil também. A nossa Caixa de Assistência é a maior e mais antiga autogestão do país. Nosso modelo de Atenção Integral via Atenção Primária (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) tem abrangência de 180 mil vidas e resultados expressivos, parte importante sendo idosa ou crônica (temos mostrado estudos a respeito nos Boletins). A comunidade BB é uma das maiores e mais organizadas comunidades de trabalhadores do país.
O que quero dizer com tudo isso?
O que quero dizer com tudo isso?
Quero lembrar a tod@s que, mesmo com crises diversas - de custeio, do setor, do país -, é possível unir pessoas, segmentos e grupos sociais diversos, e também instituições, em prol de algo comum, como ajudamos a construir nesses 4 anos a unidade em defesa da nossa Cassi e dos direitos dos associados nesse período de crises e dificuldades que estamos atravessando.
Termino lembrando um chamamento do poeta Drummond no poema "Mãos dadas": - vamos de mãos dadas em defesa da Cassi, da saúde dos trabalhadores e do maior banco público do país! Só a luta nos garante!
William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)
Post Scriptum:
Balanço de mandato I (AQUI)
Balanço de mandato II (AQUI)
Balanço de mandato III (AQUI)
Balanço de mandato IV (AQUI)
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