Agenda de parcerias em benefício da saúde reuniu a Cassi, Super, Gepes, Sesmt e Sindicato no Distrito Federal em 28/3/16. |
Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,
Iniciamos mais uma semana de trabalho buscando fortalecer a nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do BB e ampliando a parceria para cumprirmos a missão de nossa entidade de saúde em promover saúde, prevenir doenças, reabilitar e recuperar a saúde de nossos participantes.
No planejamento estratégico de nossa Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, realizado no final de 2015 e pensando a programação de nossa atuação na área de saúde nos anos de 2016, 2017 e 2018, definimos o papel central da Cassi em ampliar as parcerias com as entidades da Comunidade Banco do Brasil, melhorar o nível de pertencimento de nossos associados através de informações mais qualificadas no dia a dia da entidade, e ampliar a cobertura do modelo assistencial da Cassi de Atenção Integral à Saúde, que em nossa entidade é organizado a partir da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Os objetivos de nossa Caixa de Assistência só terão melhor perspectiva de sucesso, em meio a tantas crises como a do mercado de saúde, crise política e econômica no país e a própria questão do déficit no Plano de Associados, se aumentarmos a participação social e o grau de informação correta sobre a Cassi.
Reunião com o Conselho de Usuários da Cassi DF em 21/3/16. |
Após atuarmos desde junho de 2014, quando começamos nosso mandato, para aproximar as entidades representativas do funcionalismo do dia a dia das Unidades Cassi nos Estados, porque é na ponta que os problemas estão e a busca de solução em saúde também, agora estamos buscando parcerias com o nosso patrocinador Banco do Brasil em cada Unidade da Federação porque podemos fazer diversas ações conjuntas em prol da promoção de saúde, prevenção de doenças e informar melhor os mais de cem mil funcionários da ativa sobre como a Cassi atua e a melhor forma de utilizar a Caixa de Assistência para gozar dos direitos em saúde conquistados ao longo de décadas de lutas.
Após fecharmos parcerias de trabalho e agenda de saúde nos Estados de São Paulo, Amapá, Rondônia, Rio de Janeiro e Minas Gerais neste início de ano, hoje completamos a agenda no Distrito Federal. Na semana passada já havíamos conversado com o Conselho de Usuários da Cassi DF e hoje nos reunimos com a Superintendência, com a Gepes, com o Sesmt e com o Sindicato dos Bancários de Brasília.
Tod@s terão uma agenda de trabalho voltada para a ampliação da promoção de saúde e para a prevenção, melhorando o nível de informação no Distrito Federal. Matérias de saúde e informativas sobre algum problema local ou campanha de saúde serão partilhadas nos canais do Banco e também publicadas no Sindicato.
São boas as perspectivas de uma agenda positiva para a saúde dos bancários e as parcerias podem trazer bons resultados ao longo do ano de 2016.
O setor de saúde brasileiro passa por grave crise com falências de planos de saúde tradicionais e com falta de rede credenciada em diversas especialidades por questões inclusive do mercado privado.
Há fatores externos como legislação, interesses comerciais e custo altíssimo por parte dos prestadores de serviços de saúde que estão afetando fortemente os planos de saúde e seus usuários, principalmente os de autogestão como a Cassi. Além de temas no setor como judicialização e questões de fornecimento de OPMEs que já foram fruto até de CPI devido às fraudes na oferta de materiais como órteses, próteses e demais materiais especiais.
Envolver a Comunidade BB que é dona da Cassi é a melhor forma de encontrar soluções em saúde e preservar a nossa entidade com melhor perspectiva de sustentabilidade.
A Diretoria de Saúde manterá uma agenda de visitas a todos os Estados para cumprir a missão da Cassi de promover saúde, prevenir doenças, reabilitar e recuperar a saúde de seus participantes, e a parceria tanto com o Banco quanto com as entidades representativas da ativa e aposentados é algo que efetivamente pode contribuir para a ideia do "Bom Pra Todos".
William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito)
Nenhum comentário:
Postar um comentário