Páginas

28.8.17

Dia dos bancários, dia de luta e de organizar as lutas





Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas,

Hoje é dia do bancário. A categoria é referência na história de lutas e conquistas para a classe trabalhadora e chega a esta data vivendo um período dramático porque a própria existência está em risco após as medidas tomadas pelos golpistas na implementação de uma agenda de reformas que não foi votada pelo povo brasileiro em 2014.

O cenário que se desenha exige dos bancários e da classe trabalhadora uma atitude firme no enfrentamento aos golpistas que se instalaram em todas as estruturas formais do Estado brasileiro. As reformas feitas e a caminho nos trarão fome e miséria. Não estou exagerando.

Trabalhador vive da venda de sua força de trabalho no modo de produção capitalista. Não vive de rendas e aplicações. E eu não estou falando de pequenas aplicações ou economias feitas ao longo de décadas de trabalho como costuma ser o caso de nossos bancários aposentados, quando chegam à aposentadoria.

Os riscos de fome e miséria são para nós todos trabalhadores bancários da ativa e aposentados, de bancos públicos e privados. Os banqueiros estão eliminando postos de trabalho através de várias estratégias de negócio. Fazem o cliente trabalhar para eles e ainda cobram tarifas. Estão demitindo os bancários e recontratando eles como pessoa jurídica (PJ) sem direito a nada.

O governo golpista e seus asseclas nas instâncias do Estado estão fazendo caixa através do patrimônio público e todas as empresas públicas estão em risco, inclusive nossos bancos públicos e nossos empregos. Não pensem vocês que nossas entidades de auxílio, nossas previdências e planos de saúde criados por nós mesmos estão a salvo. Não estão.

Enfim, só nos resta sair do marasmo da acomodação pós-golpe e sair para nos organizarmos para as lutas, que serão duras, de vida ou morte para nós bancários e trabalhadores.

Estamos firmes em nossas tarefas como representante dos bancários eleito para gerir a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, uma autogestão em saúde e DOS trabalhadores.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014-18)

Nenhum comentário: