Páginas

23.2.16

Agenda do Diretor de Saúde (em DF)


Durante agenda de trabalho da Cassi dias atrás.
Foto: AABB AP.

Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil!

A nossa agenda de trabalho na gestão de nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do BB começou tão intensa que eu sequer pude postar minha prestação de contas semanal aqui.


SEGUNDA 22


Na segunda-feira 22, começamos muito cedo o dia porque tínhamos dezenas de páginas de relatórios para finalizar a leitura para continuar debates e deliberações de Diretoria que tiveram início na semana anterior.


Ao mesmo tempo, tivemos que tratar de diversas outras questões da gestão de nossa entidade de saúde. 


A verdade é que incluindo produção de documentos, estudos, votos e reuniões internas, acabamos por sair da Sede da Cassi nesta segunda-feira quase às 23h.


-------------------------------------------------------


TERÇA 23

A terça 23, já começou após uma interrupção breve para dormir (poucas horas), e retomamos de madrugadinha a pauta toda da reunião de Diretoria Executiva que tivemos agora pela manhã.


Já finalizamos a produção do boletim dos eleitos nº 20, de fevereiro, e nesta semana publicaremos para os associados e entidades representativas. O boletim traz como tema o novo serviço de Assessoria aos Participantes da Cassi, que era um piloto e deu certo e agora está disponível para todo o país.


Ainda tenho artigo para produzir atendendo a pedidos de nossas entidades parceiras. (post scriptum: não consegui fazer a tempo de fechamento da revista que nos procurou)


Vamos fazer um intervalo rápido para almoçar e pela tarde estaremos à disposição da reunião prévia do Conselho Deliberativo da Cassi. Em geral, a reunião vai até tarde...


Post Scriptum (terça, 23:55h):

Conforme previsto, nós eleitos pelo Corpo Social na Cassi estivemos até quase onze horas da noite reunidos aqui na Sede em Brasília debatendo as pautas do Conselho Deliberativo.


Gestão participativa numa entidade de saúde dos trabalhadores do porte de nossa Caixa de Assistência é isso. Tudo é grande, a pauta, a responsabilidade em cuidar de quase um milhão de vidas, grandes são as decisões a tomar e os debates com a outra metade da governança, o patrocinador Banco do Brasil etc.


Apesar de debates naturalmente acalorados, temos um grupo muito bom de colegas do BB eleitos pelos associados de nossa Cassi. 


Os direitos dos participantes têm sido mantidos e até ampliados como, por exemplo, as melhorias de coberturas acrescidas através de atualizações no Rol da ANS (devido à adesão da Cassi à RN 254), conquistadas por nós e entidades sindicais em 2012. Isso possibilitou nos últimos quatro anos coberturas maiores no Plano de Associados, mesmo com déficits operacionais em nossa entidade de saúde.


Os associados e o fortalecimento da Cassi têm sido prioridades em nossa gestão ao longo desse período atual por que passam as operadoras de saúde em geral e as autogestões em especial, período de crise de sustentabilidade pela dicotomia no setor saúde - direitos em saúde e coberturas versus custeio dos planos e aumentos das despesas assistenciais na saúde suplementar.


Tenho falado e atuado no sentido de buscar unidade dos diversos atores envolvidos na Cassi, nossa Comunidade Banco do Brasil. Juntos, teremos melhores condições de enfrentar as dificuldades, a maior parte delas oriundas do setor e não da própria Caixa de Assistência, que tem problemas sim, mas que vêm sendo enfrentados com transparência e envolvimento de todos.


Vamos dar uma descansadinha e retornar amanhã cedo para o dia de reuniões de governança.


William Mendes

Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito)

Post Scriptum (quarta, 2h):

Acabei lendo e liberando mais uns documentos até as duas horas da manhã. A lista de coisas está bem acumulada na fila.


---------------------------------------------------------


QUARTA 24

Dia de reunião do CD da Cassi.


Dia de reunião prévia do CF da Cassi.



Post Scriptum (quarta, 23:59h):

O dia de reunião do Conselho Deliberativo foi outro daqueles dias extremamente cansativos. Nós diretores eleitos e indicados ficamos à disposição dos conselheiros até o final da reunião deles.


Depois, ainda fiquei cumprindo algumas de minhas tarefas a fazer.


Nesta quarta-feira, publicamos o Boletim dos Eleitos Prestando Contas Cassi nº 20 (ler AQUI), abordando um novo avanço na Cassi: a Assessoria ao Participante, antes projeto piloto em SP e DF, agora foi estendida aos participantes de outros Estados brasileiros.


Saí da Sede da Cassi por volta de 20h.


------------------------------------------------------------------------------

QUINTA 25


Dia de reunião do CF da Cassi.


Post Scriptum (quinta, 23:25h):

Nesta quinta, nós diretores da Cassi ficamos à disposição dos conselheiros fiscais em reunião de trabalho mensal.


Além disso, tive um dia de trabalho produtivo. Tive reuniões diversas. 


Reunião com uma autogestão que tem convênio de reciprocidade com a Cassi. Os convênios de reciprocidade são importantes para a Cassi porque permitem que autogestões compartilhem rede credenciada, dão mais capacidade de negociação com prestadores por aumentar o universo de usuários atendidos pelo plano de saúde e são superavitários em relação às autogestões que utilizam rede credenciada da Cassi.


Tive reunião de gestão com nossa equipe de gerentes da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento para encaminhar diversas ações de trabalho.


Li súmulas bastante técnicas de responsabilidade de nossa Diretoria.


Parei por volta das 20h.


William Mendes


------------------------------------------------------

SEXTA 26


Dia de trabalho na Cassi em Brasília.


Post Scriptum (sexta, 21:30h):

Fechando a semana de trabalho. Hoje, produzimos artigo sobre o resultado do BB, com um lucro de R$ 14,4 bilhões, às custas de muito trabalho de nossos colegas bancários, e a questão da responsabilidade do Banco com a Cassi. Está na hora de o Banco investir o que é necessário na Caixa de Assistência para que ela volte ao equilíbrio financeiro e para que possamos trabalhar para ampliar a cobertura do modelo assistencial de Atenção Integral, através da Estratégia Saúde da Família (ESF).


LEIA AQUI O ARTIGO.


Trabalhamos na sede da Cassi até por volta das 19h.


Esta semana foi... de umas 70 horas de trabalho, fora o estresse. Estou cansado. Mas fizemos o trabalho em defesa dos associados da Cassi da forma que acreditamos. Será que eu consigo me desligar no final de semana? Gostaria!


Desejo um ótimo fim de semana a tod@s os meus pares da classe trabalhadora!


William Mendes

Diretor de Saúde e Rede de Atendimento

Nenhum comentário: