Páginas

3.11.15

Opinião da semana e agenda do Diretor de Saúde



(agenda atualizada 20:43h, de sexta, 06)




Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Começamos a semana de 3 a 6 de novembro com o evento entre as entidades sindicais e os bancos de assinaturas (em SP) da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária e dos acordos coletivos aditivos por bancos com questões específicas. A assinatura dos direitos conquistados e mantidos na campanha salarial deste ano encerra o chamado período de data-base dos bancários.

De nossa parte, representantes eleitos pelo funcionalismo do Banco do Brasil para gerir a nossa Caixa de Assistência (Cassi), conclamamos aos sindicatos de bancários de todo o País e às entidades representativas do funcionalismo da ativa e dos aposentados que voltemos a nos reunir e cobrar do Banco a volta das mesas de negociação para encontrarmos solução para a questão do déficit do Plano de Associados da Cassi para podermos voltar a condição de equilíbrio nas contas. 

Na última sexta-feira 30/10 estive na sede da Contraf-CUT (SP), reunido com dirigentes sindicais do Banco do Brasil do Estado de São Paulo para pedir apoio e a volta das mesas de negociação com o Banco. São Paulo é minha base social e sindical de origem. Precisamos que os sindicatos cobrem negociações com o Banco e mantenham os bancários mobilizados, caso queiramos criar alguma correlação de forças para discutir propostas para a Cassi que sejam alternativas às do patrocinador BB, que retiram direitos em saúde.

Nas próximas semanas, teremos que fechar o exercício de 2015 e aprovarmos o orçamento para o ano de 2016 e as propostas colocadas pelo patrocinador Banco do Brasil afetam os direitos dos associados tanto reduzindo direitos em saúde como aumentando os gastos dos participantes. A proposta dos eleitos é avançar no modelo assistencial de Atenção Integral à Saúde e os aportes reivindicados eram necessários porque para se investir no modelo assistencial, que é baseado nas CliniCassi e na Estratégia Saúde da Família (ESF), a Cassi precisa voltar à normalidade entre suas receitas e despesas no plano de saúde dos funcionários da ativa, aposentados, pensionistas e dependentes e investir na extensão do modelo assistencial para o conjunto dos participantes (hoje, menos de 1/4 dos associados dos dois planos de saúde está cadastrado no modelo).

Como Diretor de Saúde e Rede de Atendimento, diretoria responsável pelo modelo de saúde da Cassi, conclamamos a volta das negociações e muita unidade das entidades representativas para buscar, de preferência com mobilização, uma solução de consenso entre as partes.

Peço que as lideranças e dirigentes das entidades representativas se esforcem em manter o foco na busca de uma solução consensual para o Plano de Associados porque ele equivale a uma cesta de direitos em saúde conquistados ao longo da história do funcionalismo. As eleições da Cassi se aproximam (inscrição de chapas em janeiro) e sei o quanto será difícil separar o processo eleitoral do processo negocial de busca de soluções para a nossa Cassi. Mas tenho que clamar pela unidade em benefício da Cassi e dos direitos em saúde dos bancários associados. A Cassi (uma associação, algo coletivo) é o mais importante neste momento.

Como tenho dito, estamos à disposição das entidades representativas do funcionalismo e temos opinião para muitas questões, porque somos gestores da entidade há um ano e cinco meses e estamos estudando a Cassi, sempre com a ótica da representação eleita e foco nos direitos dos associados.

Abraços,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento


AGENDA DA SEMANA

TERÇA 03

Dia de longas leituras, devido à pauta da reunião de Diretoria que ficou agendada para a quarta-feira.

Post Scriptum (21:10h):

Estamos na Cassi em Brasília e vamos terminar os trabalhos por hoje. Tive leituras muito técnicas e o cérebro já está travando. Vamos para casa...


QUARTA 04

Dia de reunião da Diretoria Executiva da Cassi.

Post Scriptum (18:50h):

O trabalho que temos pela frente, a considerar o que pensamos, o que defendemos e a quem representamos, é um trabalho ininterrupto. Os dias começam, passam e terminam e nós temos tanta coisa a estudar, pesquisar, cercar contra sacanagens, nos precaver contra tapetes puxados; e ainda temos o tempo inteiro que sermos criativos, técnicos e políticos para defendermos contra tanta coisa a nossa entidade de saúde e os direitos dos associados que representamos... mas os dias são muito curtos. Jornadas das 9h às 18h não dão pra nada... vou parar umas horinhas nesta quarta.


QUINTA 05

Dia de trabalha interno na sede da Cassi.

Post Scriptum (19h):

O dia começou logo cedo (8h) com leitura de documentos técnicos sobre as RNs 363, 364 e 365 da ANS. 

Depois tivemos reunião da Diretoria Executiva até 14h. 

Após almoço, fizemos a reunião semanal de gestão com a equipe gerencial da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento.

Vamos finalizar por hoje (8 às 19h).


SEXTA 06

Dia de trabalho interno na sede da Cassi.

Post Scriptum (20:43h):

Estamos na Sede da Cassi em DF. Pensei em parar mais cedo um pouco na sexta-feira... mas as obrigações em defesa de nossa Caixa de Assistência acabam por alongar as nossas jornadas.

Agora vamos parar e descansar um pouco. Fui pra casa!

Nenhum comentário: