Páginas

17.6.12

23º Congresso dos Funcionários do BB - Agradecimentos e desculpas




Venho por meio destas palavras tecer rápidos agradecimentos e pedir algumas desculpas a todas as pessoas envolvidas na construção e participação do 23º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado entre sexta-feira e hoje, domingo.

DESCULPAS

Primeiro os pedidos de desculpas. Nada justifica nossos atos de grosseria, porém sei que somos o que somos e podemos melhorar a cada dia de nossa vida. Acredito nisso porque tenho me esforçado para ser uma pessoa melhor desde que fui eleito representante dos trabalhadores bancários nos últimos anos... mas ainda falta muito...

Foi meu primeiro evento dos funcionários do bb como coordenador da Comissão de Empresa dos funcionários do banco. Foi muito chato eu não ter podido cumprimentar as dezenas de pessoas que a gente conhece de todas as bases sindicais por onde já passei e onde fizemos amizades. Companheirada, me perdoe não ter conseguido dar a atenção que vocês merecem.

O dia hoje foi longo e demorou mais do que a Contraf-CUT planejou para fechar os trabalhos.

Quero pedir desculpas para a companheira Dulce, que vivenciou um de meus momentos de raiva com o hotel onde o evento se realizou. O hotel me ofereceu uma solução para amenizar o problema de alguns participantes que não haviam almoçado e depois de nos comprometermos com os participantes, a solução do hotel não existia. Fiquei puto da vida e estava em minhas explosões quando falei de forma ríspida com a companheira que veio em meu apoio. Dulce, se possível, me desculpe!

Também quero me desculpar com os companheiros da nossa rede de comunicação, Junior e Coelho, que me procuraram mais de uma vez para finalizar as matérias do congresso e naquele momento que descrevi acima, também não lhes dei atenção. Perdoem-me também!

Fizemos um esforço muito grande para que as delegações participantes pudessem almoçar e jantar dentro de horários razoáveis. A cada dia no movimento, percebemos que exercer a democracia como acreditamos exige muita, mas muita paciência mesmo. Fizemos isso, às custas do esforço e doação das 311 pessoas que participaram dos debates em benefício de uma campanha da categoria com muita unidade e perspectivas de vitórias.

Democracia dá trabalho, mas acredito que vale a pena!

FAMÍLIA

Não sei como me desculpar com a família. Quando nos vemos dentro do movimento dos trabalhadores, a nossa vida não é mais nossa. Nas últimas semanas, desde que passei a ter mais funções no movimento, piorou minha relação em casa.

Não adianta pedir uma desculpa aqui, outra ali, e não pedir desculpas por minha ausência tanto em casa quanto na casa de meus pais.

Como lhes disse, espero ser julgado pela obra que tentei realizar por um mundo melhor. Obrigado pela compreensão de vocês, apesar que sei que paciência tem limite.

AGRADECIMENTOS

Não aponto aqui uma lista extensiva de agradecimentos porque sempre falta alguém, mas é importante destacar a dedicação absurda de nosso/as trabalhadore/as das entidades sindicais e redes de apoio. Muito obrigado aos funcionários da Contraf-CUT, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, do Sindicato de Brasília, do Dieese. O movimento só existe porque existe uma organização com pessoas como vocês, que ficaram até tarde hoje e todos esses dias deixando tudo ok para os participantes. E olha que, às vezes, ainda enfrentam cara feia e uns malas como eu mesmo!

Alice, obrigado por ajudar na ideia nossa - meio louca - de tentar arrumar almoço para as pessoas que não haviam se alimentado por respeitar as votações até tarde no plenário. Obrigado mesmo!

O árduo trabalho de sistematização de todas as propostas que vieram das teses e dos fóruns democráticos de dezenas de bases sindicais e correntes políticas não teria sido possível sem a militância solidária e motivadora dos companheiros João Fukunaga, Ernesto Izumi e Valtinho, meus camaradas de luta em São Paulo. Foram contribuições de horas e horas madrugada afora para facilitar os trabalhos das delegadas e delegados participantes do congresso.

BANCADAS DA ARTICULAÇÃO SINDICAL

Quero fazer um agradecimento especial a cada companheira e companheiro das delegações da Articulação Sindical. Vocês demonstraram espírito de pertencimento. Foram dedicado/as, trabalhadore/as e solidário/as. Com essa unidade que estamos construindo, poderemos trazer sempre melhores resultados de nossas lutas para a categoria bancária e a classe trabalhadora.

Exercitamos o Consenso Progressivo e vencemos as divergências com soluções que mantiveram aquilo que nos define: o respeito e a solidariedade, buscando convencer as pessoas sobre nossas propostas.

A coordenação da Articulação Nacional do BB mostrou muita grandeza nos momentos difíceis e estamos avançando com as propostas que acreditamos ser melhores para a classe trabalhadora.

AS FORÇAS POLÍTICAS NO EVENTO

Agradeço também o esforço das correntes políticas Articulação, Unidade Sindical, CSD, CTB, Fórum e Intersindical, que compõem o Comando Nacional dos Bancários - órgão político de unidade da categoria bancária. Quando propusemos a metodologia para o congresso deste ano, aceitaram as sugestões e tentamos todos fazer um congresso melhor para todos. A participação da delegação do MNOB - CSP/Conlutas foi importante e contribuiu para os debates e deliberações.

Termino propondo que tenhamos muita unidade na luta por melhores condições de trabalho, remuneração e uma vida melhor para os bancários e a classe trabalhadora.


Não quero falar das pedras que carrego,
Quero pensar na obra que podemos construir!


Somos fortes, somos CUT!
Somos Articulação Sindical!


William Mendes
p/ coordenação da ARTBB

Nenhum comentário: