Páginas

9.12.11

História - 22 anos de Fetec CUT-SP

Escrito por Fetec CUT-SP

Sexta, 09 de dezembro de 2011

Em 1989, caía o Muro de Berlim. EUA e Rússia declaravam fim à Guerra Fria. No Brasil, o então presidente José Sarney sancionava a lei do divórcio, e ocorriam as primeiras eleições presidenciais diretas em 29 anos, ao mesmo tempo em que nascia uma nova Constituição Federal, ensejando mudanças radicais nos rumos políticos do país.

Em meio a esse cenário, a classe trabalhadora aliava a luta pela democratização do Brasil, contra o arrocho salarial e por melhores condições de trabalho. Foi dentro deste contexto, que nasceu a primeira federação cutista, dentro de uma nova estrutura sindical: a Federação dos Bancários da CUT do Estado de SP.

Em assembleia no dia 9 de dezembro daquele ano, oito sindicatos descontentes com a estrutura vigente aprovaram a fundação da nova entidade, tendo como princípio a luta por liberdade e autonomia sindical e o objetivo de organizar os bancários do Estado de SP e fortalecer a Central Única dos Trabalhadores.

Ao longo desses 22 anos, a Fetec CUT-SP construiu uma trajetória de lutas e vitórias, colaborando para a conquista de um acordo nacional para toda a categoria, a Convenção Coletiva de Trabalho; da política de aumento real, e por valorização da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Com forte envolvimento da Fetec CUT-SP, hoje os bancários acumulam importante debate por mais saúde e segurança e maior igualdade de oportunidades dentro dos bancos.

Também merece destaque o papel da entidade na unificação dos trabalhadores de bancos públicos e privados, resultando no fortalecimento da categoria.

No âmbito nacional, a Fetec CUT-SP também tem prestado rica contribuição pela redemocratização brasileira, tendo participado ativamente por renovações parlamentares no Estado de SP e pela eleição de governos populares - Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff – o que tem possibilitado a diminuição da exclusão social no país.

“São 22 anos participando da construção de um novo país e de uma nova realidade para a classe trabalhadora”, afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da Fetec CUT-SP, ao salientar que a jornada é contínua.

“Comparando com a estrutura sindical vigente, a Fetec CUT-SP ainda é muito jovem. Mas a sua combatividade tem permitido construir um passado e um presente de lutas e de organização, não apenas dos bancários, mas do conjunto dos trabalhadores. Essa é uma lição que deve servir de estímulo para continuarmos na luta por melhores condições de trabalho e de vida para todos os brasileiros. E, assim, vencermos também os desafios do futuro”, almeja Luiz César de Freitas.


Fonte: Lucimar Cruz Beraldo - Fetec CUT-SP

Nenhum comentário: