Blog de William Mendes, ex-dirigente sindical bancário e ex-diretor eleito de saúde da Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil
28.12.11
Está cada vez mais difícil trabalhar no BB
Caixas reclamam de falta de segurança da tecnologia de compensação por imagem e de sobrecarga de trabalho
São Paulo – Os funcionários que trabalham como caixas do Banco do Brasil estão reclamando que a tecnologia de compensação por imagem tem baixa qualidade visual e aumentou o risco de erros na conferência das assinaturas dos cheques. Além disso, o serviço de digitalização da imagem do cheque agora é feito pelos caixas e não mais na compensação, sobrecarregando esses trabalhadores, que já enfrentam filas enormes e a impaciência dos clientes descontentes com a prestação de serviço pelo banco.
Os caixas também afirmam que o banco utiliza o sistema de Gerencialmento de Atendimento (GAT) para punir os funcionários por demora no atendimento causado por falta de mão de obra. E a situação tende a piorar, pois o banco anunciou que vai reduzir o número de caixas com a implantação das Plataformas de Suporte Operacional (PSO) em toda a cidade de São Paulo.
"O sindicato repudia esse modelo. Não concordamos com a redução de caixas e com sua transformação em caixas itinerantes, onde podem ser transferidos a qualquer momento para outras unidades. O banco quer impedir o cliente de ser atendido na agência e muitas agências estão retardando a entrada de clientes para burlar o GAT ou manipulando o sistema de senhas. Os clientes e usuários também têm o acesso dificultado à agência e são direcionados a correspondentes bancários, mesmo quando querem ser atendidos no banco" diz Hildo Montenegro, dirigente sindical da Fetec CUT-SP.
O Sindicato propôs aos bancos na campanha nacional de 2011 que o número de caixas leve em consideração a praça e porte das agências, o número de clientes e o mínimo de cinco caixas, mas os bancos não atenderam à essas reivindicações. “Vamos continuar insistindo para que as condições de trabalho de todos sejam adequadas”, afirma Hildo.
Os funcionários devem denunciar a falta de condições de trabalho ao Sindicato por meio do site.
Fonte: Seeb SP
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William Mendes
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2 comentários:
A tal imagem das assinaturas é de péssima qualidade, quando funciona! A tal intranet sempre (e diariamente) tem problemas na conexão, lenta, e caindo. O tal GAT é apenas uma maneira de jogar sobre o funcionalismo a falta de estrutura das agencias no atendimento de seus donos, o brasileiro. Tambem temos a velharia que são as maquinas (impressoras de cheques, contadoras de dinheiro, leitoras de cheques, etc) sempre com problemas, retardando o atendimento do publico. Na maioria das agencias são os caixas quem recebem malotes de dinheiro, assinam os recibos, parando o atendimento e comprometendo o serviço. E são eles o desaguar da irritação dos clientes com o péssimo atendimento oferecido aos donos do BB, o brasileiro. As agencias são "obrigadas" a expulsar/dificultar o atendimento, criando obstaculos.
Olá colega!
As mazelas do banco continuam e vão piorar. Há poucos minutos, soube que o bb anunciou que vai ter agora "correspondente móvel", uma forma de expor mais ainda os bancários e terceirizados aos riscos.
Colega, desejo-lhe um 2012 de muita paz, saúde, momentos de alegria e que possamos lutar sempre para melhorar o mundo ao nosso redor.
Abraços, William
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