Páginas

13.4.11

Negociação mostra política equivocada na expansão do BB no exterior

A intenção do Banco do Brasil de comprar um pequeno banco (Eurobank) nos Estados Unidos, comunicada ao mercado nesta segunda-feira 11, mostra que o BB tem uma política equivocada de expansão no exterior. O Eurobank possui apenas três agências, todas na Flórida.



"O BB deveria ter uma estratégia definida e mais ousada para acompanhar a expansão das empresas brasileiras, inclusive nos Estados Unidos, onde gigantes do porte da Embraer, JBS e Vale estão crescendo. Em vez disso, compra um banco minúsculo na Costa Leste, com o mesmo número de agências que o BB já possui nos EUA. Não seria melhor, então, abrir novas agências lá?", questiona Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT.


"A função do Banco do Brasil no exterior deveria ser a de dar suporte aos cidadãos e às empresas brasileiras. Para isso, o BB deveria atuar de forma mais planejada e organizada, e não da maneira pontual e espasmódica como tem agido", critica Marcel.


Fonte: Contraf-CUT

3 comentários:

Anônimo disse...

Não ha equivoco na politica de aquisição de outros bancos pelo BB no exterior.. A política é a neoliberal, menos direitos, maior exploração, maior lucro. A aquisição de um banco pequeno indica menos direitos dos trabalhadores, apesar de nos EUA trabalhador não ter direito trabalhista nenhum. Se "eles" pudessem, aqui agiriam da mesma maneira. Apesar do governo ptista apregoar proteção aos direitos trabalhistas, a política é transformar o minimo no maximo, o atingivel, cfe manda o "mercado", a reforma da CLT está vindo. Lembro de denuncias que o BB do Paraguai (ou era Bolivia, não recordo...) tratava mal os empregados nesse pais, perseguia e demitia. Terror em alto grau. A política neoliberal continua. As normas no LIC continuam. Nada foi revogado, ninguem penalizado dos tempos demo-tucanos, mesmo se extrapolou o legal. TODOS foram beneficiados por uma "anistia", política da empresa para quem agiu fora da lei e a seu mando. Já para quem foi perseguido, demitido, etc, que procure o judiciario, lento, incompetente, e tente (se ainda estiver vivo) reconquistar seus direitos. Não há equivo, pois.

Anônimo disse...

Desculpe se as vezes sou tão acido e sem crença, mas são 25 anos de BB e já levei muito na cabeça. Parabens pelo blog, estou propagando aos amigos para que ele se transforme em um campo de ideias, de debates. Obrigado, sempre pela atenção. Um grande abraço. Obrigado.

William Mendes disse...

Olá colega, como vai? Você tem razões. Estava há pouco respondendo um email de um colega sobre a questão da jornada. O que nós vamos fazer é buscar o apoio dos bancários para aumentar muito nossos embates com o banco, principalment no que diz respeito ao assédio institucional e às más condições de trabalho. Lógico, seguir buscando uma remuneração mais condizente com o nosso trabalho também. Vamos envolver os colegas nos locais de trabalho, INCLUSIVE O SEGMENTO COMISSIONADO (quase 70%), pois sem os bancários comissionados não teremos mobilização forte o suficiente para dobrar o banco e o governo em negociar nossas reivindicações. Abraços,