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5.9.10

Reunião com Super de SP do BB traz resultados

Em pauta, centrais de telemarketing irregulares e pressão por metas abusivas

(matéria de 03/09/10)
São Paulo – O Sindicato conseguiu bons resultados para os trabalhadores, em reunião com a Superintendência de Varejo do Banco do Brasil em São Paulo. Na terça-feira dia 31, representantes dos bancários e o superintendente trataram do funcionamento de centrais de telemarketing irregulares, alvo de protestos da entidade por conta das condições irregulares de trabalho.



As centrais violam a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), do Ministério do Trabalho e Emprego, ao obrigar uma jornada superior a seis horas, não prever pausas para descanso, não oferecer ergonomia adequada no mobiliário nem microfone e fones de ouvidos individuais e também ao expor lista de desempenho dos operadores.


“O banco afirmava que se tratava de treinamento, mas há cobrança de metas de vendas e não é definido nenhum tipo de prazo para que a pessoa saia da função. Além disso, as condições de trabalho são muito ruins e essas centrais estão desfalcando as agências”, explica o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, Cláudio Luis de Souza.


Segundo o dirigente sindical, na negociação o BB comprometeu-se a enviar os funcionários que estão nessas centrais para as agências e que vai instalar Fazaps (“treinamento Fazendo e Aprendendo”) com duração de dez dias úteis e com rodízio. O Sindicato conseguiu a garantia de que não haverá cobrança de metas e também propôs que haja pontuação no TAO para esses treinamentos. “Além disso, os locais em que acontecerão os Fazaps terão condições adequadas para o treinamento, ao contrário do quadro constatado pelo Sindicato no prédio da agência Pinheiros há alguns dias, por exemplo”, diz.


Metas – Também foi abordada na negociação a questão da pressão por metas, como o expediente utilizado por alguns gestores de enviar torpedos para cobrança pela venda de produtos. “O Sindicato tem recebido inúmeras denúncias de que superintendências regionais têm enviado diariamente até 30 torpedos para cada gerente, ligações e até audioconferências cobrando metas. O superintendente se comprometeu a orientar melhor os Gerevs e gerentes de agências quanto ao exagero em termos de hora, conteúdo e quantidade. É muito importante que os funcionários continuem a denunciar essas ocorrências”, orienta Claudio.


Fonte: Seeb SP - Danilo Pretti Di Giorgi - 03/09/2010

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