Páginas

16.9.24

Diário e reflexões



ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Segunda-feira, 16 de setembro de 2024


Opinião (10)

Faltam três semanas para as eleições de 6 de outubro. É muito importante que todas as pessoas da classe trabalhadora passem a se interessar e dedicar alguns minutos de suas vidas corridas e desgastantes para escolherem as candidaturas que votarão no dia da eleição.

As leitoras e leitores deste blog são pessoas da classe trabalhadora, assim como o autor do blog. Entre os onze e os dezoito anos de idade fui trabalhador braçal numa sequência de trabalhos duros, alguns degradantes, todos recebendo um pagamento muito abaixo do valor que eu produzia para o cara que comprava minha força de trabalho, as horas preciosas da minha única vida.

Depois dos dezoito anos, entrei para uma grande categoria de trabalhadores, a das bancárias e bancários. Foram dois anos no antigo Unibanco e mais uns 27 anos no Banco do Brasil, onde entrei por concurso público. 

Em geral, acabo dizendo que fui bancário a vida toda, mas fui também entregador de remédios cortando uma grande cidade de bicicleta, fui ajudante de encanador cortando concreto na marreta e mexendo com merda, fui ajudante geral de um monte de serviços pesados.

Como um membro das classes subalternas, das classes exploradas pelos ricos, afirmo a vocês que a nossa vida de trabalhador melhora efetivamente no cotidiano difícil quando temos governos do Partido dos Trabalhadores ou de partidos de esquerda, aliás, coisa rara termos tido no Brasil governos estaduais e municipais de esquerda ou preocupados em melhorar a vida do povo pobre e trabalhador. Raro isso porque o poder do dinheiro define 99% das eleições no Brasil.

A vida do povo foi melhor com o PT no governo das cidades de São Paulo e de Osasco, as cidades paulistas onde passei a maior parte de meus 55 anos de vida, foram cidades muito melhores para a nossa gente, o povo que pega transporte público, que depende de assistência de saúde pública, que em geral estuda ou estudou em escolas públicas de diversos níveis e em fases distintas da vida, que precisa de oportunidades de moradia popular para sair do aluguel, e outros direitos humanos como cultura, segurança etc.

O PT governou São Paulo por 3 vezes, com Luiza Erundina (meu primeiro voto), com Marta Suplicy e com Fernando Haddad. A gestão deles foi melhor para o povo da periferia e para a classe média que vive nos grandes bairros. Votar no PT ou em partidos focados no povo trabalhador, como o PSOL, é a garantia de inclusão do povo trabalhador no orçamento da cidade.

O PT governou Osasco também por 3 vezes, com Emidio de Souza e Jorge Lapas. A cidade deu um salto de qualidade que não havia dado desde sua emancipação, décadas antes. Saiu de um orçamento pequeno e sem oportunidades para o povo para um dos maiores orçamentos do Estado de São Paulo, e Emidio foi o responsável por esse avanço.

Amigas e amigos do mundo do trabalho, leitoras e leitores deste blog, por mais que o poder do dinheiro (plutocracia e não democracia) vá definir o cenário geral da política nas mais de 5,5 mil cidades e na composição dos parlamentos municipais, eu compartilho com vocês minha opinião honesta como alguém que representou trabalhadores de uma das maiores categorias profissionais do país para que vocês votem e peçam voto nas candidaturas do nosso campo popular.

Em São Paulo, vamos trabalhar nestas três semanas para elegermos Guilherme Boulos para o 2º turno e vamos eleger uma bancada de vereadoras e vereadores do mundo do trabalho, de esquerda, para que nossos direitos nas cidades não desapareçam mais ainda. Vamos lutar por uma cidade mais humana, mais sustentável, com mais direitos para nós. Eu apoio e peço voto à jovem mulher Luna Zarattini 13131.

Em Osasco, vamos trabalhar para colocarmos Emidio na prefeitura para nossa cidade voltar a ser planejada e atender às demandas do povo, pois recursos têm e são mal utilizados. Para a Câmara de vereadores, vamos nos esforçar para que o poder violento do dinheiro não faça uma bancada toda de direita e contrária ao povo. Eu apoio e peço voto para o Coletivo JuntOz 13713.

---

Hoje participei da Plenária virtual de nossa companheira Luna Zarattini e sua equipe. Luna tem uma energia e um ritmo de trabalho e dedicação muito contagiante! Conversem com sua família e amigos e vamos eleger Luna.

Abraços de lutas!

William Mendes


Nenhum comentário: