Páginas

5.9.21

Atenção Primária à Saúde: desafios e perspectivas (I)


Opinião

"Os principais responsáveis pela disseminação de cultura e valores são os grupos dirigentes" (Aldo Fornazieri: Em: "Democracia débil", Carta Capital, nº 1169)


INTRODUÇÃO

Quando comecei o trabalho de diretor de saúde da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, eleito para um mandato de quatro anos, meu conhecimento sobre a Cassi era um pouco maior do que o de meus colegas representados, os bancários da ativa e aposentados do BB.

Por ser um dirigente sindical dos bancários eu tinha noções gerais do mundo do trabalho e das lutas de classes. A condição de representação de nossos pares da classe trabalhadora traz oportunidades de conhecimentos que não são disponibilizados pelos meios de comunicação e cultura cujo domínio é hegemonizado pela classe dominante, aquela que impõe suas ideias e valores para a maioria despossuída dos meios de produção.

Antes de eleito para um mandato de diretor de saúde eu era o coordenador das negociações nacionais entre o Banco do Brasil e as representações sindicais dos bancários e essa condição me obrigava a estudar e conhecer toda a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Da Cassi e das questões de saúde, portanto, eu conhecia mais do que a ampla maioria de meus colegas bancários porque eu era destacado por eles para essa função social.

Ao começar o nosso trabalho na Cassi em junho de 2014 e fazer o planejamento estratégico do mandato tivemos que definir os objetivos, as estratégias e as táticas para nortear as ações que iríamos desenvolver ao longo de quatro anos de trabalho (ler aqui um artigo a respeito de planejamento estratégico). Foi durante aquelas primeiras semanas como dirigente eleito da Cassi que compreendi o quanto o modelo assistencial era central na existência e manutenção da Caixa de Assistência, do Plano de Associados e dos direitos em saúde dos funcionários.

E por que eu fiz essa introdução acima? Para situar as leitoras e leitores que no início do mandato eletivo não tínhamos uma noção clara a respeito do modelo assistencial e a importância central dele para a Cassi. Como dirigente de uma entidade de saúde de trabalhadores, foi preciso que eu adquirisse consciência política e conhecimentos técnicos para ter capacidade de ser um disseminador da cultura e dos valores do modelo assistencial da Cassi, um sistema de Atenção Integral à Saúde, baseado na Atenção Primária à Saúde (APS) e desenvolvido através da Estratégia Saúde da Família (ESF) e tudo que envolvia esse sistema na Caixa de Assistência como, por exemplo, as unidades próprias de atenção primária CliniCassi.

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS)

E quais seriam os desafios e as perspectivas para a Atenção Primária à Saúde em um determinado sistema de saúde como, por exemplo, o Sistema Único de Saúde (SUS), um sistema público, ou para a Cassi, uma autogestão da comunidade de funcionários da empresa estatal Banco do Brasil, um sistema privado?

Várias são as dimensões que poderiam ser abordadas para se falar dos desafios e as perspectivas de se estabelecer, desenvolver, fortalecer e dar sustentabilidade para um sistema de saúde baseado na Atenção Primária à Saúde. Entendo que o mais correto de minha parte é dar minhas opiniões baseadas na experiência real que adquiri ao gerir por quatro anos uma das maiores entidades de saúde suplementar do segmento de autogestões.

As perspectivas de desenvolvimento e fortalecimento de um sistema de saúde baseado em APS estão diretamente relacionadas ao atingimento ou não dos objetivos estabelecidos num planejamento estratégico que aponte os desafios a serem superados.

No próximo texto, vou refletir um pouco sobre um dos desafios para o desenvolvimento e a implantação de um sistema de saúde baseado na Atenção Primária à Saúde em uma entidade fechada e de autogestão como a Cassi dos funcionários do BB. 

A questão da disseminação da cultura e dos valores do modelo assistencial é central, posso adiantar a vocês. Percebi isso ao estudar a história da Cassi e ao lidar com essa questão durante os quatro anos de gestão da entidade de saúde.

Abraços,

William Mendes

Ex-diretor de saúde da Cassi (eleito)


Nenhum comentário: