Páginas

17.4.17

Cassi - Agenda e Opinião do Diretor de Saúde

Apreciar o Relatório Anual é fortalecer a democracia e a participação social na Cassi

Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas,

Entre os dias 17 e 28 de abril os associados da nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil têm um compromisso com o fortalecimento da democracia e da participação social da maior autogestão em saúde do Brasil: ler e apreciar o Relatório Anual Cassi 2016 (ler AQUI) do exercício da instituição findo em 31 de dezembro passado. A associação é gerida em modelo compartilhado entre trabalhadores e patrocinador Banco do Brasil.

A Cassi viveu momentos importantes de fortalecimento da participação social nos anos de 2015 e 2016 porque o plano de saúde dos trabalhadores associados vinha apresentando desequilíbrios entre receitas e despesas em anos anteriores e foi necessária a construção de um calendário nacional de mobilizações e abertura de mesa entre os dois patrocinadores do Plano de Associados, o patrão Banco do Brasil e o Corpo Social, que foi representado nas mesas negociais por entidades nacionais do funcionalismo - Contraf-CUT, Contec, Aafbb, Anabb e Faabb, com assessoria dos eleitos da Cassi.

Ao final do exercício de 2016 chegamos a um Acordo, através do Memorando de Entendimentos e, diferentemente das propostas anteriores do Banco que não aportavam recursos, nesta proposta o Banco do Brasil também entrou com recursos extraordinários. Vencemos uma etapa do processo de lutas pela sustentabilidade da Cassi, com o objetivo central desde o início das negociações em manter direitos dos associados. Em linhas gerais, defino abaixo os eixos de direitos dos associados:


- direitos de cobertura em saúde, que inclui o Modelo de Atenção Integral à Saúde, Atenção Primária (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF), manutenção e melhorias nas unidades de atendimento administrativo e de saúde (CliniCassi) e nos Programas de Saúde, base do modelo assistencial;

- direitos de custeio solidário mutualista intergeracional, com contribuições de 4,5% do patrocinador Banco do Brasil e 3% dos associados, regras fixas estatutárias que garantem que o Banco é solidário à manutenção do plano de saúde dos trabalhadores da ativa e aposentados;

- direitos de participação social como eleger a metade da governança da Caixa de Assistência, apreciar e votar os relatórios anuais e mudanças estatutárias e ter direito a constituição de Conselhos de Usuários nas Unidades da Federação; e

- direitos no poder paritário de governança da Cassi, buscando um equilíbrio entre as áreas de indicação do Banco e as áreas de indicação dos eleitos pelo corpo social, estas chamadas por nós de atividades-fim nas Diretorias de Saúde e Rede de Atendimento e de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes.


O Relatório Anual está disponível para leitura e apreciação no site da Cassi que fez chamada aos associados da ativa e aposentados desde o dia 7/04/17 (leia AQUI), ou seja, 10 (dez) dias antes do início da votação. Há um hotsite específico com todo o Relatório (leia AQUI). 

Como grande defensor que sou da participação social e maior pertencimento por parte dos associados, peço que todos leiam e se manifestem nos canais disponíveis para os associados votarem. É um momento de fortalecimento da democracia em nossa entidade de saúde. Procuramos agregar as informações contábeis legais, como previsto na legislação, e também acrescentamos diversas informações gerenciais e sociais para empoderar os associados sobre nossa autogestão.

Como Diretor eleito pelos associados, insisto para que toda a comunidade continue atenta para a nova etapa de luta pela sustentabilidade e fortalecimento da Cassi, nesta fase entre 2017, 2018 e 2019, período em que o Banco e os Associados estão disponibilizando recursos extraordinários fruto do Acordo e Memorando de Entendimentos

As mesas trimestrais de prestação de contas foram uma conquista para nós associados porque permitem não haver desmobilização no foco da saúde da comunidade Banco do Brasil nestes três anos em evidência e busca de sustentabilidade sem perdas de direitos em saúde.

Abraços a tod@s,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

Nenhum comentário: