Páginas

8.8.24

Diário e Reflexões



Por que voto no Partido dos Trabalhadores desde que tirei meu título de eleitor?

Quinta-feira, 8 de agosto de 2024.


Opinião (2)


Como disse no texto anterior (ler aqui) sobre essa série de reflexões relativas às eleições municipais brasileiras, vou escrever a respeito de temas centrais de nossas vidas nas cidades, locais onde nossas vidas se realizam na plenitude, ou não. 

A participação política é central em nossas vidas, ela define o que acontecerá comigo e com vocês em todos os dias do ano e em todos os lugares por onde vamos ou estamos.

Saí da casa de meus pais em MG aos 17 anos e voltei para São Paulo em 1987. Fiz 18 anos, me alistei e fui dispensado, vendi minha mercadoria força de trabalho em diversos empregos e tirei meu título de eleitor. 

Meu primeiro exercício de cidadania política foi nas eleições municipais de 1988. Votei na candidata do Partido dos Trabalhadores, Luiza Erundina, em 15 de novembro. Ela foi eleita! 

Tenho certeza até hoje que fiz a escolha certa. A prefeita do PT e seu secretariado fizeram um mandato focado em gente como eu, um membro da classe trabalhadora. Foram avanços em educação, saúde, moradias populares, transporte, cultura etc. Por isso é importante a nossa participação política. 

---

O PARTIDO DOS TRABALHADORES É ESTRATÉGICO PARA O POVO BRASILEIRO 

Meus primeiros votos no PT, em Luiza Erundina (1988) e em Lula para presidente (1989), foram votos intuitivos, pois era pouco politizado.

Com o passar do tempo, virei trabalhador da categoria bancária, me sindicalizei, e fui compreendendo melhor como a vida funcionava para a nossa classe. 

Em 2002, fui eleito dirigente sindical pelos meus colegas bancários e aí me politizei mais ainda e passei a organizar e politizar uma das principais categorias do país. 

À medida que fui estudando a história das lutas de classes, a organização sindical e política do povo brasileiro, a história do Novo Sindicalismo, a criação da CUT e do PT, fui adquirindo pertencimento às nossas lutas enquanto classe, como trabalhador.

Hoje, por mais divergências que tenha em relação ao dia a dia do Partido dos Trabalhadores, tenho um respeito imenso pela história do PT, por cada liderança e militância, e sou grato por ter sido politizado pelos bancários da CUT e pelo nosso partido. 

Como estudioso da história das lutas de classes no Brasil, tenho a clareza que a Central Única dos Trabalhadores e o Partido dos Trabalhadores são estratégicos para o povo brasileiro. 

Vamos aos poucos falando de política neste espaço. Se vocês gostarem dos textos, divulguem para as pessoas que se interessam por história e cultura.

William Mendes


Nenhum comentário: