Páginas

6.11.10

Plínio de Arruda Sampaio, líder do PSOL, não acredita na educação e na formação e prefere a repressão e a violência!





Como secretário de formação sindical e militante de esquerda discordo completamente da opinião do líder do PSOL em relação às suas posições favoráveis à repressão para "unificar" a esquerda e o povo.


Plínio, do PSOL, afirma o seguinte:


"No Serra, temos a repressão, em Lula a cooptação. Entre a repressão e a cooptação, acho mais favorável a repressão, que aliás já enfrentei. Mas é melhor porque a repressão unifica, as pessoas se unem, vão para as ruas. Hoje não tem ninguém na rua, é uma geleia geral. Para a esquerda, é preferível um regime repressivo que cooptador." (Em entrevista ao Jornal do Brasil de 3 de nov/2010)


COMENTÁRIO:

Sinceramente, eu até compreendo as alianças táticas com partidos mais liberais e conservadores nos momentos de construir coligações para disputar eleições e pleitos que possibilitem mudanças que favoreçam a classe trabalhadora em processos democráticos - aliás, como ocorreu em vários países latino-americanos para combater a repressão das ditaduras militares.

Agora, pregar o contrário, que é melhor a repressão para unificar, é de uma "liberdade expressiva" perigosa e diria até incentivadora para aqueles grupos da elite e de direita que já não costumam prezar e respeitar os direitos humanos de pobres, negros, nordestinos, mulheres, imigrantes, ciganos etc, ou seja, o diferente, o diverso, a alteridade.

Não à toa que, em geral, nunca me identifiquei com esses "pseudo-esquerdistas e revolucionários" que pregam teorias que na vida prática nunca pensam nas pessoas envolvidas com as situações de vida reais e objetivas.

Mas, quero fazer o debate nos espaços em que milito - movimento sindical - e junto aos trabalhadores que represento, sobre esta postura do PSOL, de preferir a repressão aos movimentos populares e sociais.


UMA PESSOA E UM PARTIDO QUE DEFENDEM A REPRESSÃO À COOPTAÇÃO, SIMPLESMENTE NÃO ACREDITAM E NÃO DEFENDEM A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO LIBERTADORA.


Acho lamentável essa opinião do Plínio de Arruda Sampaio do PSOL.


A pergunta que quero fazer é para as pessoas que eventualmente votaram no PSOL, se concordam com esse tipo de bandeira. Concordam?


Nenhum comentário: