Páginas

17.4.13

Encontro Nacional de Formação da CUT começa nesta quinta em Campinas


Estarei novamente com o companheiro Tino levando as
contribuições dos bancários para a formação da CUT.
Começa nesta quinta-feira (18), às 9h, o XVIII Encontro Nacional de Formação (ENAFOR) da CUT. O evento será realizado no Hotel Solar das Andorinhas, em Campinas (SP), com previsão de encerramento no domingo (21), por volta das 16h. 

A organização do encontro espera a participação de aproximadamente 120 dirigentes sindicais de todo o país, representando além da CUT Nacional as Secretarias de Formação das Estaduais da CUT, as confederações e federações nacionais dos ramos, bem como as Escolas Sindicais e de Turismo e Hotelaria da CUT.

Pela Contraf-CUT, participará o secretário de formação William Mendes.

Diretrizes

Ao reunir a Rede Nacional de Formação, a CUT pretende atualizar as diretrizes da Política Nacional de Formação para o período de 2013 a 2015.

O mote escolhido pela Secretaria Nacional de Formação como orientador dos debates durante estes quatro dias, segundo José Celestino Lourenço, o Tino, secretário Nacional de Formação, "faz referência a um dos princípios fundantes da concepção político-metodológica da formação sindical cutista que é o da construção coletiva do conhecimento no contexto da consolidação do projeto político e ideológico do sindicalismo propugnado pela nossa Central: classista, democrático, de massas e pela base, que busca ampliar a sua representatividade cotidianamente no processo de disputa pela hegemonia no sindicalismo brasileiro".

Na programação do XVIII ENAFOR está o resgate histórico da relação entre o processo de construção da CUT e o papel desempenhado pela formação sindical neste contexto. 

A programação prevê a participação do presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, bem como de outros dirigentes da Direção Executiva da CUT e respectivas assessorias, já que um dos objetivos é fazer avançar a relação de organicidade da formação sindical com as demais políticas da CUT.

Também foram convidadas entidades que têm grande identidade com a agenda política e sindical da CUT, bem como parcerias importantes com algumas das instâncias da CUT no tocante a temas atinentes aos seus desafios, tais como a Secretaria de Política Sindical e Educacional da Confederação Sindical das Américas (CSA), Dieese, Cesit/Unicamp, FES e Instituto Observatório Social. 

Veja os principais temas do encontro

1. A importância da Formação Sindical na consolidação da CUT 

2. O atual contexto do desenvolvimento brasileiro e o mundo do trabalho

3. Planejamento estratégico da Direção Nacional e implicações na Formação Sindical

4. Sustentabilidade da CUT e o financiamento do Plano Nacional de Formação

5. Estratégia Organizativa da CUT e as campanhas de sindicalização e filiação

6. Estratégia da Política Nacional de Formação para o período 2013 - 2015

7. Programas e Projetos Nacionais

8. Fortalecimento da Rede Nacional de Formação

9. 30 Anos da CUT


Fonte: CUT

Nenhum comentário: