Páginas

31.7.25

Diário e reflexões


Presidente Lula fala
ao povo brasileiro

A luta por um país soberano e por cidades melhores para se viver segue firme e contamos com nossas lideranças populares para os avanços

Quinta-feira, 31 de julho de 2025.


Opinião

O mês termina com muitas incertezas para o Brasil e o mundo por causa da guerra global imposta pelos Estados Unidos a todos os países, principalmente para aqueles que não são vassalos do império decadente dos norte-americanos. O BRICS e os avanços chineses em todas as áreas são os motivos dos ataques ao país, e o clã de vira-latas do RJ é a desculpa que veio a calhar ao senhor MAGA. Se esses bolsonaros fossem de outro país, já estariam presos ou pior.

Trump liquidou as regras internacionais construídas após a 2ª Guerra Mundial. Agora as sanções econômicas e políticas são como as bombas que os EUA jogam sobre os países e povos que não se submetem a eles. Com o fim da diplomacia, a lei do mais forte e que tem poder de matar é a única regra no mundo. Imaginem o que é sofrer sanções que bloqueiam a vida de um país como Cuba enfrenta há 63 anos...

O Brasil governado pelo Partido dos Trabalhadores tenta resistir ao ataque covarde e fora da lei perpetrado pelos Estados Unidos. A luta é desigual porque dificilmente algum país importante como o nosso tenha uma quantidade tão grande de traidores da pátria, de gente quinta-coluna, como o clã Bolsonaro e seus seguidores lunáticos.

Se eu estivesse na política, estaria fazendo o que fiz por mais de duas décadas, estaria estudando os cenários e as possibilidades, pensando objetivos de curto, médio e longo prazo e estratégias e táticas para chegar aos objetivos. Mas isso é passado. Seguirei me esforçando por não dizer o que penso sobre o nosso governo, o partido, o movimento sindical e o que vejo ao meu redor no campo da esquerda.

O que sei é que o presidente Lula está fazendo o possível e o impossível para defender o Brasil e o povo brasileiro dos ataques covardes dos Estados Unidos e da extrema-direita lixo do nosso país. Lógico que Lula está fazendo do jeito dele, como conhecemos há seis décadas. Lula não é e nunca foi um revolucionário, sempre foi um conciliador. Estudei isso por duas décadas como sindicalista cutista e compreendo o presidente e o PT, por mais que discorde de algumas coisas.

Obrigado por tanta dedicação e esforço por nós, presidente Lula!

---

Heber fala em audiência sobre
o IFSP, unidade Osasco

LUNA ZARATTINI E O COLETIVO JUNTOZ: INSPIRAÇÃO E ESPERANÇA

O que tenho acompanhado minimamente na política partidária é a atuação das juventudes do Partido dos Trabalhadores que estão dando o melhor de si para renovar e revigorar a forma de fazer política do partido junto às bases sociais.

Em Osasco, Heber, Gabi e Matheus, do Coletivo JuntOz, estão atuando de forma extraordinária nesses 7 meses de trabalho no mandato parlamentar na Câmara Municipal de Osasco. Dá um orgulho danado ver a inteligência deles, o preparo e a atitude diária na busca de avanços para o povo da cidade.

Temos 1 (uma) cadeira em 21 cadeiras da Câmara, mas o trabalho deles em benefício do povo é como se eles fossem muitos mandatos, eles são muito bons. 

Ontem estive na 2ª audiência pública na Câmara para tratar do Instituto Federal em Osasco (IFSP). Todos os avanços nessa questão têm participação decisiva do Coletivo JuntOz.

Luna informa paulistanos
sobre medidas de Trump

E a nossa querida Luna Zarattini, vereadora mais votada do Partido dos Trabalhadores em São Paulo e no país, segue incansável nas diversas frentes de luta para as quais o partido destacou a companheira para liderar.

Luna, Heber, Gabi e Matheus, assim como outras lideranças do partido que admiro e respeito, são inspiração e esperança na política como meio de transformar a vida das pessoas que mais precisam, o povo pobre e trabalhador.

William Mendes

(21h)

4.7.25

Diário e reflexões



Nas eleições internas do Partido dos Trabalhadores, nem sempre os eleitores podem votar em quem desejam

Osasco, 04 de julho de 2025

Opinião


Domingo, dia 6 de julho, é dia de exercer a democracia em um dos principais partidos de esquerda e do campo democrático das Américas, é dia de Processo de Eleição Direta (PED) no Partido dos Trabalhadores. Milhões de eleitoras e eleitores vão às urnas eleger seus dirigentes partidários.

Em Osasco, concorriam às eleições três chapas: 

687 Renovação do PT em Osasco

681 Unificar e Avançar

680 Experiência e Renovação

Concorriam...

Eis que às vésperas das eleições impugnaram a chapa do Coletivo JuntOz, a chapa 687 na qual eu votaria por apoiar e acreditar no trabalho inovador que vem sendo feito por Heber, Gabi e Matheus, eleitos para a Câmara Municipal de Osasco após 8 anos sem representação do partido no legislativo.

Francamente! Conhecendo a política como quem foi sindicalista por duas décadas e conhecendo os processos eleitorais, fico imaginando em quantos locais do Brasil algo parecido aconteceu neste processo. São mais de cinco mil municípios brasileiros...

Não acho justo impedir que parte dos eleitores do partido votem em quem gostariam de votar por qualquer que seja o "pelo em ovo" que tenham usado como justificativa para pedir impugnação da candidatura do Heber a presidente e da chapa à direção municipal. 

(Post Scriptum: em vídeo, Heber explicou que desistiu de concorrer à presidência quando impugnaram a chapa)

Todas as candidaturas colocadas são valorosas e têm legitimidade para se apresentarem no processo eleitoral. Impedir uma das chapas de participar num processo de eleição proporcional é impedir que as contribuições do Coletivo JuntOz sejam consideradas no dia a dia do partido em Osasco.

Triste isso! Desanimador! Felizmente, nossos jovens vereadores estão na Câmara Municipal fazendo uma representação que nos enche de orgulho.



É isso! Em Osasco, não posso mais votar na renovação... se quiser exercer meu voto, que vote na conservação...

Histórico

Nas eleições municipais de 2024, o Coletivo JuntOz precisou de muita determinação para concorrer e ser eleito após 8 anos sem termos nenhum mantado parlamentar na cidade. Os jovens não tiveram muito apoio interno das forças políticas mais tradicionais do partido em Osasco. Mas tiveram apoio popular, trabalho de base!

Registro minha indignação com essa forma burocrática de impedir que as nossas jovens lideranças do Partido dos Trabalhadores em Osasco participem das instâncias diretivas contribuindo para a renovação de uma instituição tão importante em nossas vidas de classe trabalhadora.

Queridos companheir@s Heber, Gabi e Matheus, estou com vocês e parabenizo o trabalho excepcional que vocês estão realizando em nossa cidade.

William Mendes