Reunião do SDA pela manhã e do Sistema Diretivo Sindical (SDS) do SEEB SP pela tarde (fui para a Contraf-CUT). À tarde, trabalho na secretaria de formação da Contraf-CUT. Trabalhei das 10 às 18h.
Foi encerrado na última sexta-feira, 20, o segundo módulo do Curso de Formação de Dirigentes Sindicais da Contraf-CUT. Realizado no Rio de Janeiro, na cidade de Nova Friburgo, o módulo se destinou a dirigentes das Federação do Rio de Janeiro e Espírito Santo e da Fetraf Minas Gerais.
Os temas abordados foram Origem e o papel da moeda e dos bancos; Sistema Financeiro Mundial; As instituições do Sistema Financeiro Nacional; e A reestruturação do Sistema Financeiro no Brasil. O debate contou com a participação do diretor da Contraf-CUT Miguel Pereira, que fez apresentação sobre a proposta da Contraf-CUT e do movimento sindical para a regulamentação do Artigo 192 da Constituição, que trata do sistema financeiro.
O próximo módulo será realizado entre os dias 7 e 11 de dezembro e tratará dos temas: emprego, remuneração e ação sindical no setor bancário.
"Esse é o primeiro de uma série de cursos que faremos ao longo do mandato, reforçando a contribuição da Contraf na capacitação de dirigentes de todas as regiões para seguir na ampliação da representação do ramo financeiro e na manutenção e ampliação de direitos da categoria", afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT.
Pela manhã, Seminário CSI-CSA - Centro de Solidaridad AFL-CIO sobre as IFI - Instituciones Financieras Internacionales e a IFC - International Finance Corporation. Depois das 15h estive na secretaria de formação da Contraf-CUT.