Páginas

27.1.18

Balanço do mandato na Diretoria de Saúde da Cassi (IX)




Região Nordeste - Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento cumpriu 33 agendas de gestão nos 9 Estados da região entre junho de 2014 e dezembro de 2017. Com essa atuação intensa e parceira entre o mandato e a região, as Unidades Cassi tiveram apoio e incentivo para ampliar em 22,8% a cobertura do modelo assistencial APS/ESF, com promoção de saúde e prevenção de doenças, mesmo enfrentando a crise do orçamento contingenciado e sem investimentos novos na estrutura


Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas em defesa da saúde dos trabalhadores.

Nossa agenda de trabalho na Caixa de Assistência como gestor eleito pelos associados tem sido difícil nessas últimas semanas. Diversas questões têm nos tomado um tempo precioso para o que é central e coletivo: a defesa dos direitos dos associados e a defesa e fortalecimento da Cassi, ambos sob risco (direitos dos associados e Cassi). Não tenho sequer dedicado um tempo para defender a mim mesmo contra ataques vis e maledicências. Mas a prioridade é a Cassi e os associados. 

Por essa agenda apertada que temos vivido ao longo da semana, gastei horas deste sábado fazendo mais essa pesquisa de nosso trabalho para fortalecer a Cassi no Nordeste, região tão importante e com povo tão maravilhoso.

A região Nordeste tem o IDH mais baixo do país, segundo o IBGE. Tem a segunda maior população brasileira, distribuída em 9 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Em relação à Cassi, temos uma população assistida de 225 mil pessoas, segundo dados do Relatório Anual 2016. Temos uma Unidade Cassi em cada capital. Temos 41 equipes nucleares de família distribuídas em 14 unidades de atendimento CliniCassi (ESF). Temos 9 Conselhos de Usuários constituídos. Fizemos um esforço grande em estar junto às Unidades e aos associados e suas lideranças nesses 4 anos de mandato. Foram 33 agendas nos 9 Estados. 

Imaginem vocês que mais da metade de meu mandato foi sem recursos administrativos cotidianos a que teria direito para cumprir minhas tarefas de gestor das 92 unidades administrativas e de saúde (pelas regras de funcionamento interno da operadora). Por causa do déficit, tivemos orçamento contingenciado e seus efeitos por quase 2 anos e meio. Eu não me deixei levar por essas dificuldades, pois sou um representante político dos associados e tinha um compromisso a cumprir em nome deles.

Busquei formas de fazer a agenda que vocês verão abaixo, pedindo apoio às entidades representativas e usando recursos próprios porque acabei me tornando um apaixonado pela Cassi e um militante da saúde e do modelo de Atenção Primária e Estratégia Saúde da Família. Já era um defensor dos direitos dos bancários, isso não mudou. Entendo que valeu a pena o esforço pelos resultados que alcançamos juntos.

-------------------------------------------------------

AVANÇOS NA ATENÇÃO À SAÚDE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO NORDESTE 

Quando começamos o mandato, tínhamos na região 42,6 mil participantes cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF). Mesmo com as dificuldades, que poderiam piorar a situação, ampliamos a cobertura do modelo em 9,7 mil cadastrados (22,8%). Lembrem-se: cada novo cadastrado pode ser uma vida salva porque o participante talvez estivesse com doenças crônicas em fase de agravamento e passou a ser cuidado por nós.

E nossa gestão não buscou só aumentar números, nós perseguimos melhorias de gestão e resultados em saúde nesses 4 anos, fato que pode ser visto na comparação dos dados da população que já conseguimos cuidar pela ESF e programas de saúde em relação aos não cadastrados no modelo. Tenho apresentado resultados em boletins da Diretoria que mostram o quanto os participantes vinculados à ESF têm resultados melhores no uso da rede credenciada e despesas assistenciais menores. Temos no Nordeste 52 mil cadastrados na ESF de um total de 181 mil no país.

Participamos de 18 reuniões de Conselhos de Usuários na região. Fizemos as agendas de parcerias com o BB nos 9 Estados. Participei de 18 Conferências de Saúde, sendo palestrante em praticamente todas, levando as melhores informações que pude sobre a Cassi e a sustentabilidade. Como gestor responsável, conheci 10 das 14 CliniCassi da região. E confesso que a maior parte das agendas tive que me virar e fazer sem recursos básicos para atuar e fortalecer a Cassi como fizemos. Mas tudo bem.

-----------------------------------------------------

Antes de apresentar a agenda de realizações em função do fortalecimento do pertencimento e do melhor uso da Caixa, com ampliação da participação social e compreensão sobre a Cassi em cada Estado, é importante algumas observações:

- todas as reuniões de gestão que fiz e faço como responsável pelas 27 Unidades Administrativas e 65 CliniCassi são feitas de forma técnica, com materiais, estudos e relatórios de apoio que produzimos na sede em Brasília, e também são espaços para as novas ideias e sugestões por parte dos funcionários. Nos esforçamos para ouvir os trabalhadores ao longo desses 4 anos de nosso mandato de gestão na Cassi. Iniciei o mandato reunindo gestores das 27 Unidades em 2014 e terminamos o ano de trabalho em dezembro de 2017 fazendo o mesmo. Acreditamos na participação social e no diálogo com e entre os funcionários da Cassi.

- ao ler sobre algumas agendas nos Estados, vocês verão que fui a algumas Unidades por ocasião de mudanças administrativas na gestão. Tínhamos Unidades sem gestores e algumas com necessidade de mudança. Nós iniciamos o mandato em 2014 realizando processo seletivo para novos gestores das Unidades Cassi e estamos terminando o mandato com processo seletivo para novos gestores em andamento desde o ano de 2017. Utilizei ao longo dos 4 anos todas as possibilidades permitidas nos normativos para preencher quadros nas áreas em que sou o responsável: criamos oportunidades diversas para nomeações dentro das regras da empresa que incluem processo seletivo, ascensão interna e indicação.

Recentemente, terminei a longa releitura de mais de 600 postagens que fiz para vocês, participantes da Cassi, lideranças dos trabalhadores associados, e leitores em geral que nos acompanham em nossa luta pelos colegas que representamos. Acho muito difícil encontrar algum mandato eletivo que tenha feito algum dia uma prestação de contas durante todo o período de um mandato de representação mais transparente e detalhada do que a nossa prestação de contas através das postagens no blog nesses 4 anos. Praticamente todas as minhas opiniões, o conhecimento sobre a Cassi e o modelo, o que fizemos, onde estivemos, quem pagou as agendas, tudo está lá nas postagens.

Deu muito trabalho, juro pra vocês, mas fiz de coração e por acreditar que é importante registrar a história de lutas que nós fazemos. A Cassi completou hoje, 27 de janeiro, 74 anos de existência. Eu coloquei toda a minha experiência e a minha energia na defesa dessa entidade e de seus associados nos últimos 4 anos.

A Cassi merece. Os trabalhadores associados também.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

-----------------------------------------------------

Seguem nossas realizações nos Estados da região Nordeste:

Cassi AL - 4 agendas de gestão

2014 - Participação na VII Conferência de Saúde do Estado (outubro). Fizemos reuniões de gestão com os funcionários. Estive com lideranças do Sindicato dos Bancários.

2015 - Em dezembro, fomos a Unidade para a posse da nova gerência. Pudemos contatar diversas lideranças da comunidade. Eu nunca me esquecerei do gesto da direção do Sindicato, que confeccionou uma faixa de boas-vindas para a nossa agenda de gestão naquele dia em Maceió.

2016 - Cumprimos em abril a nossa agenda de parcerias em benefício da saúde dos participantes e ampliação da ESF. Nos reunimos com o Conselho de Usuários. Estivemos com Super, Gepes, Sindicato, e nos reunimos também com os funcionários.

2016 - VIII Conferência de Saúde em outubro. Participamos da reunião do Conselho de Usuários. Fiz reunião de gestão.

Cassi BA - 4 agendas de gestão

2015 - Estivemos em outubro na VII Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários. Como os bancários estavam em greve, só confirmamos o evento depois de todos os cuidados ao contatar as lideranças locais para partilhar se adiávamos ou não o evento. Fizemos reunião de gestão na Unidade. Respondi entrevista do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista naquele ano também.

2016 - Em abril, cumprimos a agenda de parcerias pela saúde. Nos reunimos com o Conselho de Usuários. Nos reunimos com Super BB e Sindicato. Fizemos reunião de gestão.

2017 - VIII Conferência de Saúde na Bahia. Fizemos reunião de gestão. Visitamos a Super. Visitamos o Sindicato.

2017 - Em outubro, nos reunimos com o Conselho de Usuários da Cassi BA. Fizemos uma excelente reunião debatendo as mais diversas questões sobre a nossa autogestão e as perspectivas de futuro.

Cassi CE - 3 agendas de gestão

2015 - Participamos em setembro da VIII Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários. Visitamos a Super CE. Participamos de reunião com os delegad@s sindicais no Sindicato. Participamos da reunião do Conselho de Usuários. Fiz reuniões de gestão.

2016 - Cumprimos no Estado a agenda de parcerias pela saúde e para fortalecer a Cassi e a ESF/CliniCassi. Reunião com o BB através da Super e Gepes e com o Sindicato. Fizemos reuniões de gestão, a Unidade estava com gerência nova. Nos reunimos com o Conselho de Usuários. Visitamos a AABB CE onde está a equipe do Sesmt/BB. Fizemos no sábado plenária com os bancários, no Sindicato.

2017 - Participamos em outubro da IX Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários do Ceará. Nos reunimos com os conselheir@s.

Cassi MA - 4 agendas de gestão

2014 - Participamos da VII Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários em São Luís (setembro). Fizemos uma boa reunião com as lideranças locais, na sede da Cassi: estiveram presentes Sindicato, AABB, Cesabb, Aafbb, coordenação do Conselho de Usuários. Na Conferência estive com a representação da Anabb.

2015 - Em dezembro, fui ao Maranhão para agenda de gestão da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento. A Unidade recebia nova gerência e fizemos um evento com a comunidade e fiz reunião de gestão.

2016 - Em abril, foi a vez do Maranhão receber nossa agenda de parcerias para fortalecer a Cassi e o modelo assistencial, o foco na saúde dos trabalhadores e os convênios com o BB, e a relação com as entidades representativas. Nos reunimos com o Conselho de Usuários, com a Super e Gepes e fizemos reunião com os funcionários.

2016 - Em dezembro, voltamos ao Estado para fechar as Conferências de Saúde daquele ano. Foi a VII Conferência da Cassi MA e Conselho de Usuários.

Cassi PB - 5 agendas de gestão

2014 - Estivemos na VII Conferência de Saúde em novembro. Distribuímos o 2º Boletim Prestando Contas Cassi sobre judicialização porque estávamos atuando nas bases para mudar o comportamento dos associados em denunciar e judicializar contra a nossa Caixa de Assistência sem antes dar oportunidade à Cassi para resolver as divergências nas demandas de saúde.

2015 - Em dezembro, estivemos no Estado para posse de nova gerência e fizemos reunião de gestão. Realizamos à noite no Sindicato dos Bancários plenária com trabalhadores associados à Cassi.

2016 - Participação na VIII Conferência de Saúde (maio). Fizemos reuniões de gestão.

2016 - Voltamos ao Estado em outubro para realizar a agenda de parcerias em prol da Cassi e do modelo assistencial APS/ESF e CliniCassi. Nos reunimos com o Conselho de Usuários; com Super, Gepes, Sesmt e Sindicato. Fizemos reunião de gestão.

2017 - Em julho, estivemos na Unidade Cassi PB para agenda de projeto piloto que estamos desenvolvendo para implantar Rede de Referência e Contrarreferência nos demais níveis de atenção à saúde após os atendimentos primários nas CliniCassi. Visitamos a Super BB e fizemos reunião de gestão.

Cassi PE - 3 agendas de gestão

2015 - Participamos da VIII Conferência de Saúde. Visitei a CliniCassi Aflitos, que estava passando por reformas. Visitei o Sindicato dos Bancários.

2016 - Por dois dias em outubro, tivemos agenda intensa de fortalecimento da Cassi, do modelo assistencial e da participação dos associados. Reuniões de parceria com Super, Gepes e Sindicato. Reuniões com lideranças, reuniões de gestão e participamos de uma plenária à noite no Sindicato com dirigentes, delegad@s sindicais e governança da Cassi, pois além de mim estiveram mais dois Conselheir@s eleitos - Fabiano Felix e Leodete Sandra. Esta agenda em Pernambuco foi com recursos próprios e estive no 19º Congresso da Unidas com apoio do Sindicato de S. Paulo, Osasco e região, que patrocinou a inscrição do evento, por entender que era importante que o representante eleito na Cassi participasse deste fórum que debate autogestões.

2017 - Em maio, participamos da IX Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários de Pernambuco. Também fiz reuniões de gestão.

Cassi PI - 3 agendas de gestão

2014 - Estivemos no Estado em agosto para a participação na VII Conferência de Saúde. Foi minha primeira Conferência como Diretor de Saúde da Cassi. Nas agendas de contatos com lideranças da comunidade, pudemos visitar o Sindicato dos Bancários.

2015 - Fomos ao Estado (dezembro) em agenda de trabalho da Diretoria. A Unidade Piauí estava com nova gerência. Na oportunidade, pudemos fortalecer a participação social e nossos projetos de saúde para a Cassi, cumprindo Planejamento Estratégico da operadora. Me reuni com o Conselho de Usuários, com dirigentes do Sindicato, e fizemos reuniões de trabalho e gestão com os funcionários.

2016 - Neste ano, estivemos cumprindo agenda nos 26 Estados e DF para realizar os objetivos da Cassi, através de nossa Diretoria, de fortalecer as parcerias em saúde Cassi e BB, e entidades representativas da comunidade de participantes. Nos reunimos em maio com a Super, Gepes, Sesmt e Sindicato. Participamos da VIII Conferência de Saúde, nos reunimos com o Conselho de Usuários, e fizemos reuniões de gestão com os funcionários.

Cassi RN - 4 agendas de gestão

2015 - Estivemos em maio na VIII Conferência de Saúde. Visitamos o Sindicato dos Bancários. Visitamos a sede da Afabb RN e Anabb RN. Fizemos reuniões de gestão e com os funcionários. Distribuímos o 2º Boletim Prestando Contas Cassi, que aborda o tema judicialização, reclamações e canais de solução.

2016 - Em outubro, realizamos a agenda de parcerias por saúde, da Diretoria que somos responsáveis. Reuniões com Super, Gepes e Sindicato. Participamos de reunião do Conselho de Usuários. Reuniões de gestão com os funcionários.

2017 - Agenda de gestão no Estado em fevereiro aproveitando posse de nova gerência na Unidade. Prestamos contas das questões afetas à Cassi e aos associados para o Conselho de Usuários da Cassi RN.

2017 - Em maio, participamos da IX Conferência de Saúde. Também fizemos reuniões de gestão com os funcionários.

Cassi SE - 3 agendas de gestão

2015 - Em outubro, participamos da VIII Conferência de Saúde da Cassi e Conselho de Usuários. Para realizar os eventos com os associados, tivemos o cuidado nas relações em fazer acertos políticos com as entidades sindicais quando o período era complicado. Neste caso, os bancários estavam em greve e eu só realizei a Conferência após ouvir lideranças sindicais e do Banco e todas entenderem que podíamos fazer o evento. Visitamos a Super. Fizemos reunião de gestão com os funcionários. Só não deu certo ir ao Sindicato porque estavam todos nas atividades.

2016 - Cumprimos a agenda da Diretoria de Saúde em busca de fortalecer as parcerias entre Cassi, BB e entidades locais em prol do modelo assistencial. Participei de reunião do Conselho de Usuários. Nos reunimos com Super, Gepes, Sesmt, Sindicato. Reuniões de gestão com os funcionários.

2017 - IX Conferência de Saúde em agosto. Nos reunimos com o Conselho de Usuários no Sindicato dos Bancários. Realizamos reuniões de gestão com os funcionários.

Nenhum comentário: