Páginas

21.5.13

Sindicato de S. Paulo, Osasco e região apoia Rafael Matos para o Caref do BB


Eleição de representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do banco público é conquista do movimento sindical

São Paulo – A eleição direta para a escolha de um representante dos trabalhadores no Conselho de Administração das empresas públicas é uma das maiores conquistas da CUT e do movimento sindical. 

No Banco do Brasil, o processo eleitoral para o Caref já teve início e a votação será realizada entre os dias 3 e 7 de junho. O Sindicato apoia a candidatura do ex-dirigente Rafael Matos, há 13 anos na instituição financeira. A votação será feita pelo número de matrícula funcional do candidato. A de Rafael Matos é F-8.369.846.

“As relações da direção do Banco do Brasil com o funcionalismo são ruins. A empresa prefere pressionar a dialogar. As pessoas colaboram com o crescimento da organização, mas não se sentem reconhecidas pelo esforço. A cada meta atingida, outra maior é cobrada. Essa postura autoritária tem de ser denunciada e combatida. Como representante dos funcionários no Conselho de Administração vou cobrar do banco o reconhecimento ao empenho dos funcionários”, afirma Rafael, que já foi lotado na Gepes (Gestão de Pessoas).

Conselho – O Conselho de Administração do BB é composto por oito integrantes: além do eleito pelos funcionários, serão mais quatro indicados pelo governo federal, o presidente do banco, dois representando os acionistas minoritários – hoje indicados pela Previ (Caixa de Previdência). Tem como função definir políticas e centralizar decisões estratégicas sobre negócios, crédito, orçamento, investimentos dentre outras questões.

A lei define que o representante dos trabalhadores não pode participar de reuniões que deliberem sobre salários e benefícios dos funcionários. O movimento sindical se mobiliza para derrubar esse impedimento.

“O papel do banco público deve ter como prioridades o auxílio ao desenvolvimento do país e o respeito aos funcionários da ativa e aposentados. Essa será nossa posição nas reuniões do conselho”, destaca Rafael.

O candidato – Rafael Matos é graduado em História pela USP e é especializado em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp. Também fez MBA em Gestão de Pessoas pela FGV-RJ, MBA em Meio Ambiente e Sociedade pela Fesp-SP e em Gestão de Previdência Complementar pelo Instituto Ideias em parceria com a Universidade Federal Fluminense.

Participou do movimento estudantil e foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região por dois mandatos.


Fonte: Seeb SP - Jair Rosa - 20/5/2013

Nenhum comentário: