Páginas

8.3.16

Eleições Cassi 2016 - a importância da participação social



Olá colegas do Banco do Brasil,

A Cassi é a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, uma entidade de saúde gerida no modelo de autogestão compartilhada entre o patrocinador BB e o Corpo Social. O banco indica a metade da governança na entidade de saúde e os associados elegem a outra metade (aliás, é por isso que nós explicamos nas bases sociais que representamos, ao longo do ano de 2015 nos debates sobre os déficits do Plano de Associados, que o Banco é tão responsável quanto os associados pela busca de soluções, inclusive assumindo qualquer eventual aumento de contribuições ou rateio de despesas que possa ser definido pelo Corpo Social no futuro).

Nossa entidade de saúde completou 72 anos de existência e uma de suas principais características é ser uma associação criada pelos trabalhadores e ser marcada pela democracia em sua história. A cada dois anos, os associados elegem parte da governança para mandatos de 4 anos. O patrocinador Banco do Brasil pode mudar também os seus indicados a qualquer momento, como prevê o Estatuto Social de nossa entidade.

Nós participamos do processo eleitoral da Cassi em 2014 e por esse motivo somos hoje representantes do Corpo Social em um mandato que vai até 2018.

O processo eleitoral de nossa Caixa de Assistência teve início em janeiro e se estenderá até o dia 22 de abril, quando conheceremos os novos gestores eleitos para se somarem a nós que já estamos na governança desde 2014.

A primeira mensagem que gostaria de passar a todos os nosso colegas da ativa e aposentados é a mesma que disse durante as semanas que viajei o país naquele período eleitoral que participei. Peço que todos participem ativamente deste processo democrático e fortaleçam a conquista de termos uma entidade de saúde que tem a metade da sua gestão eleita pelos associados.

Esse processo democrático não existe nas demais operadoras de saúde da iniciativa privada, e é rara em outros bancos onde temos trabalhadores com planos de saúde. É uma conquista da Comunidade Banco do Brasil.

Temos 3 chapas inscritas e é fundamental que todos leiam as propostas, ouçam todos os candidatos e fortaleçam a nossa Cassi através da participação social. 

Eu desejo sinceramente que nossos colegas da ativa e aposentados sejam fraternos e respeitosos com nossos candidatos porque atuar em uma entidade como a nossa Caixa de Assistência é um verdadeiro exercício de abnegação porque os problemas que temos que enfrentar são em grande parte externos à Cassi, devido aos setores de saúde suplementar (planos de saúde) e complementar (hospitais e rede credenciada em geral) estarem vivendo graves crises no último período. 

Nem precisamos falar da dureza que é convencer banqueiros a investirem qualquer centavo na saúde. Por isso precisamos de muito apoio nos embates internos e projetos que defendemos para a Cassi em nome dos associados.

Fortaleçam a democracia que conquistamos nas entidades do funcionalismo do BB e façamos o bom debate de ideias. Nossa comunidade pode e deve dar o exemplo do que é o verdadeiro exercício da democracia com respeito e tolerância.

Abraços a tod@s e bons debates.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi
Mandato eleito 2014/18

Nenhum comentário: