Páginas

27.11.15

Cassi Santa Catarina realiza VIII Conferência de Saúde do Conselho de Usuários

Mesa de abertura da Conferência de Saúde em Santa Catarina.

A Cassi Santa Catarina, em parceria com o Conselho de Usuários, promoveu em 19 de novembro a VIII Conferência Estadual de Saúde. O tema do evento, realizado no Sindicato dos Bancários de Florianópolis, foi “Sustentabilidade da Cassi”, com foco nas ações de promoção de Saúde e prevenção de doenças, no contexto do Modelo de Atenção Integral à saúde. 


A Conferência contou com a participação de mais de 100 participantes, entre representantes de entidades ligadas ao funcionalismo do BB e associados das regiões de Balneário Camboriú, Joinville, Lages, Itapema, Tubarão, São José e Florianópolis. 

O diretor de Saúde e Rede de Atendimento, William Mendes de Oliveira, abriu o evento parabenizando a organização e ressaltando a importância da presença do corpo social nas discussões dos assuntos da Cassi, inclusive nas Conferências de Saúde. Durante sua apresentação, William demonstrou, através de informações estatísticas, a situação do mercado de saúde suplementar e da Cassi.

O diretor falou ainda do consumo excessivo e descoordenado, e enfatizou a sinistralidade e a tendência na curva de crescimento dos gastos com saúde. Como alternativa, apresentou o modelo integrado de saúde por meio da Estratégia Saúde da Família, onde se efetiva a saúde através de redes de atenção e gestão adequadas da população cadastrada.

As intervenções durante o debate foram muito relevantes. Os questionamentos dos participantes propiciaram mais esclarecimentos sobre a importância da participação social na busca pelo uso racional do Plano de Saúde. Vários participantes, durante o debate, agradeceram e elogiaram a forma esclarecedora da apresentação realizada.

Em sua fala, o superintendente Varejo e Governo em exercício no estado, Álvaro Fertig, ressaltou a importância da participação do Banco do Brasil em eventos como estes e agradeceu a oportunidade e a participação de todos.

Além de se apresentar aos participantes, Andrea Drumond, gerente da Unidade Santa Catarina, disse que a Conferência de Saúde é momento profícuo para discutir sobre o futuro e a sustentabilidade, visando o alcance de bons frutos para a Cassi. Relatou estar emocionada e feliz com a mobilização e a presença dos participantes de todas as entidades e regiões do estado. 

Coordenador do Conselho de Usuários de SC, Vermelho,
fala na abertura do evento.

O coordenador do Conselho de Usuários de SC, Julionir Andrighetti (Vermelho), afirmou: “Temos vários fatores para comemorar a realização da VIII Conferência de Saúde da Cassi SC: ter sido a mais participativa dos últimos 10 anos; ter tido a expressiva presença de representação de 12 cidades do interior do Estado e demonstrado a preocupação dos participantes com a sustentabilidade do Plano de Associados”.

Após a posse dos novos conselheiros para o biênio 2016/2017, os presentes foram convidados para o coquetel de confraternização.

Fonte: site da Cassi


COMENTÁRIO:

Li na última meia-hora os comentários em um fórum de discussão em rede social sobre a importância ou não em participar do Conselho de Usuário. Era um fórum que discutia a Conferência do RJ, marcada para o dia 3/12. Algumas pessoas argumentavam sobre a utilidade ou não do Conselho. E outras defendiam e explicavam a importância dele.

Eu posso dizer que ver uma conferência lotada de colegas da ativa e aposentado como esta que tivemos em Santa Catarina, nos dá um senso de estar fazendo a coisa certa, de que vale a pena todo o esforço e trabalho que estamos colocando em nosso mandato de representação na Cassi.

Uma das coisas mais comuns nos debates nas redes sociais é a quantidade de intervenções sem nenhum conhecimento sobre o que se fala. Às vezes, os associados preferem reproduzir a opinião de prestadores de serviços de saúde que podem estar mentindo a eles ou prejudicando a nossa Cassi. Mas vejo que no momento seguinte, aparece uma pessoa com mais informações ou que participa como voluntária nos conselhos e esclarece o colega com menos informação.

É isso!

Tem sido um ano de muitas conferências e com muitas pessoas participando e nos ajudando a fortalecer a nossa Caixa de Assistência.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito)

Nenhum comentário: