Páginas

24.10.15

Cassi em Sergipe falando sobre a sustentabilidade



Debate sobre sustentabilidade da Cassi
em Aracajú (SE) em 23/10/15.
Olá companheir@s, amig@s e colegas do BB,

Realizamos nesta sexta-feira 23, em Aracajú (SE), a VIII Conferência de Saúde da Cassi SE. Abordamos na palestra e nos debates com os participantes o tema "Sustentabilidade da Cassi". No evento também tivemos a renovação do Conselho de Usuários da Cassi SE.

Agradecemos com muito respeito a todas as pessoas e entidades envolvidas na preparação e no sucesso do encontro. Aos funcionários da Cassi, na figura da nossa gerente da Unidade Cassi SE. 

Agradecemos às entidades representativas do funcionalismo que têm nos dado um grande apoio ao mandato e na realização das Conferências, com apoio inclusive financeiro, já que não tivemos aprovados os recursos para a realização de nenhuma das 17 conferências prevista para 2015 e com este apoio da Anabb, dos Sindicatos e demais entidades do funcionalismo, estamos quase completando nossos objetivos. Agora faltam 4 Conferências. 


Boa participação social na Conferência de Saúde de Sergipe.

Declaro aqui a minha gratidão por todo esse apoio e parceria que estamos encontrando na gestão toda focada na defesa da Cassi, de seu modelo assistencial de Atenção Integral à Saúde e no aumento da participação social e fortalecimento do espírito de pertencimento de tod@s nós associados da Cassi. O desejo e o objetivo de nosso mandato é termos como consequência a manutenção dos direitos dos associados, o aumento da qualidade do atendimento das necessidades em saúde, a promoção de saúde de forma integral e o uso melhor dos recursos de nossa Caixa de Assistência, ou seja, de forma sustentável.

Agradeço também aos colegas do Banco do Brasil que estão no papel de gestores porque temos sido recebidos de forma muito respeitosa por todos os locais do País que estamos visitando para exercermos nosso mandato de gestor da Cassi e, tirando uma rara exceção até hoje, nós eleitos que representamos o Corpo Social e os administradores do BB mostramos aos funcionários e associados que as diferenças devem ser no campo das ideias, porque afinal de contas somos colegas do mesmo Banco em funções definidas.

A Conferência de Sergipe teve um conjunto de perguntas por parte dos participantes que nos permitiu explicar eixos centrais dos debates sobre a Cassi.

- Explicamos as propostas que estão em debate. Tanto a do patrocinador Banco do Brasil feita na mesa com as entidades representativas e no site "Cassi em Debate" (a do Fundo de 6 bilhões), bem como as propostas do Banco feitas através dos seus administradores indicados na governança da Cassi entre novembro de 2014 e os dias atuais: todas elas com o foco em reduzir as despesas para se adequarem às receitas do Plano de Associados. Propostas que reduzem direitos e aumentam despesas dos participantes, e que nós eleitos não concordamos e votamos contrários a elas.

- Falamos de nossa proposta de avançar no modelo de saúde nos próximos anos, estendendo para o conjunto dos associados a Estratégia Saúde da Família (ESF). E que, em relação ao déficit do Plano de Associados, o Banco do Brasil deveria fazer aportes extraordinários para 2015 e 2016, de R$ 300 milhões cada, porque é gestor da Cassi e também responsável pelo não cumprimento da extensão do modelo assistencial para tod@s os participantes.

Enfim, acabamos de pousar em Brasília, depois de dois dias de debates com a base social que representamos. Duas Conferências de Saúde - Bahia e Sergipe - e falamos com quase 200 pessoas.

Vamos descansar o domingo em casa e esperar o final das negociações entre os sindicatos e o Banco do Brasil, que se reunirá agora que a Fenaban apresentou a proposta de 10% ao Comando Nacional e as entidades sindicais optaram por apresentar a proposta da Fenaban aos bancários na próxima segunda 26.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento

Nenhum comentário: