Páginas

6.6.14

25º Congresso dos Funcionários do BB começa nesta sexta 6 em São Paulo


Começa nesta sexta-feira 6, e vai até domingo 8, o 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, que discutirá e aprovará a pauta específica de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2014. Participarão do encontro, em São Paulo, 341 delegados e delegadas eleitos em encontros estaduais ou assembleias, além de 17 observadores. 

Nesta quinta-feira 5, a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco, passou o dia inteiro em reunião na sede da Confederação, em São Paulo, sistematizando as propostas aprovadas nos eventos preparatórios, a fim de identificar e organizar os consensos e as polêmicas. Também foram analisadas as oito teses inscritas, verificando igualmente os pontos convergentes e os divergentes, a fim de facilitar os debates.

"Trabalhamos, e muito, para sistematizar todas as proposições enviadas de todo país, buscando criar as melhores condições para aprofundar ao máximo as discussões e fortalecer o processo democrático e participativo, para que os delegados possam aprovar deliberações para reforçar a luta e a mobilização dos funcionários do BB", afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa.

"Com isso, esperamos viabilizar que as delegações, que já estão chegando de todo o país, possam ampliar os debates sobre o papel de um banco público de verdade que o BB precisa assumir no próximo período", aponta o dirigente sindical, que acaba de ser eleito diretor de Saúde da Cassi.


Más condições de trabalho


"O Congresso e a Campanha Nacional deste ano acontecem em um momento muito importante de nossas vidas, tanto no cenário nacional quanto em relação ao que o funcionalismo está vivendo dentro das unidades de trabalho. A conjuntura é de Copa do Mundo seguida de eleições gerais, o que faz o país viver um clima de maior discussão sobre a vida nacional", acrescenta William Mendes. 

"Na questão do funcionalismo estamos vivendo momentos de muito adoecimento e falta de condições de trabalho devido às metas, ao assédio e à falta de bancários. Esperamos que o 25º Congresso tire boas bandeiras de luta e que as delegações busquem muita unidade de classe", conclui William.


Programação


Sexta-feira, dia 6

18h às 20h - Jantar
20h - Abertura política no plenário geral
21h - Votação do regimento interno

Sábado, dia 7

10h - Análise de conjuntura com o Dieese
11h - Apresentação das teses
13h às 15h - Almoço

15h às 19h - Grupos 


1- Remuneração e condições de trabalho; 
2- Saúde e Previdência;
3- Organização do movimento;
4- Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional


19h - Jantar

Domingo, dia 8

10h às 13h - Deliberações finais no plenário geral
13h às 15h - Almoço


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: