Páginas

16.9.17

Cassi - Brasília sedia Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários


(comentários do Blog após a matéria)

VIII Encontro Nacional foi repleto de debates, e se pautou
pelo desejo coletivo de fortalecer o pertencimento e a unidade
na luta pela defesa da autogestão Cassi e os direitos dos associados.
Solidariedade é nossa marca e nossa história.

Publicado em: 15/09/2017 (site da Cassi)


Nos dias 13 e 14 de setembro, Brasília sediou o VIII Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários da Cassi. O objetivo foi debater temáticas relacionadas à área de saúde suplementar e ampliar a discussão sobre a importância da participação social na Cassi, para a manutenção da autogestão. O evento reuniu coordenadores, secretários e outros membros dos Conselhos de Usuários dos 26 estados e do Distrito Federal. Também participaram o Presidente em exercício, Dênis Corrêa, o Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, Humberto Santos Almeida, o Diretor de Saúde e Rede de Atendimento, William Mendes, o Presidente do Conselho Deliberativo, Fabiano Félix do Nascimento, e o Presidente do Conselho Fiscal, Adelar Valentim Dias.

Os conselheiros acompanharam a prestação de contas do VII Encontro – realizado em 2014, e conheceram as principais ações realizadas pela Instituição desde então, como a utilização dos canais de comunicação para divulgação das atividades coletivas, a atenção com a Saúde do Trabalhador, o incentivo ao autocuidado e a atualização do Regimento Interno dos Conselhos de Usuários.

Na palestra "Panorama Cassi", o Presidente em exercício, Dênis Corrêa, falou sobre a atual situação financeira da Caixa de Assistência e a importância do engajamento de todos para fortalecer a Instituição. “Precisamos levar aos associados informações claras sobre os problemas que afetam nossa operação, para que possamos propor e aprovar, junto ao Corpo Social, ações que tragam equilíbrio financeiro para a Cassi. O trabalho da consultoria, com previsão de término em novembro de 2017, nos dará informações e diagnósticos para nos auxiliar nessa discussão”, disse.

O Diretor Humberto Almeida elencou os desafios e riscos das autogestões e relembrou que os debates com o corpo social são de extrema importância para implementar novas soluções e aprimorar o atendimento aos participantes. "Além disso, buscamos a melhoria na qualidade do atendimento na Central Cassi, modernização tecnológica e a eficiência do atendimento nos serviços próprios", completou.

Sobre a área de saúde, o Diretor William Mendes apresentou indicadores sobre a Estratégia Saúde da Família, destacando a importância do modelo assistencial praticado pela Instituição. “A Cassi está em um processo de amadurecimento da sua gestão. Hoje, a Caixa de Assistência conhece mais dos seus números do que conheceu em toda a sua história. Trabalhamos para que a Cassi seja isonômica, funcione para todo mundo.”

Outro momento de destaque, foi a realização dos trabalhos em grupos pelos conselheiros, para discutir os seguintes temas propostos nos eixos temáticos: comunicação, negociação, saúde, serviços próprios como porta de entrada e funcionamento dos Conselhos de Usuários. Os grupos se organizaram e pontuaram sugestões de melhorias, as quais serão consolidadas e encaminhadas por um representante eleito de cada equipe. As propostas serão analisadas pela Gerência de Saúde e servirão como norteadores para a elaboração do plano estratégico voltado para o fortalecimento da participação social na Cassi.


Fonte: Site da Cassi


Comentário do Blog:

Olá prezad@s associados e participantes da Cassi e companheir@s de lutas.

Fechamos uma semana intensa de atuação pela defesa da nossa autogestão Cassi e dos direitos dos trabalhadores do BB e das empresas públicas e estatais.

Nossa jornada diária foi tão intensa que praticamente não dormi mais que 4 horas por noite. Na sexta-feira meu corpo sentiu e quase baqueei. Mas valeu muito a pena, porque fortalecemos a luta pela Cassi, pelos direitos em saúde, pela democracia e participação social, pelo pertencimento e auto-organização dos trabalhadores e pelas autogestões. Nossa esperança na capacidade da classe trabalhadora é infinita.

Na segunda e terça, tivemos mais de 30 horas de trabalho para debater e deliberar na reunião de Diretoria Executiva temas complexos na gestão da Cassi. A preparação do Encontro também nos demandou muito ao mesmo tempo.

Na quarta e quinta, o VIII Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários, de nossa responsabilidade na Cassi, foi para mim um momento de prestação de contas de tudo que fizemos neste mandato, foi um bate papo franco e fraterno. Eu respeito tanto, mas tanto, esse fórum de voluntários e lutadores pela Cassi e pelos associados, que faço o que posso para acatar as sugestões e atender ao que nos apontam.

Eu me emocionei com o retorno que recebi de meus companheir@s de trabalho e militância. Agradeço de coração a cada um pela dedicação à nossa Caixa de Assistência e aos colegas participantes.

O caderno com os boletins tem um conjunto de informações
e estudos na área de saúde e modelo assistencial da Cassi
como raramente se produziu na história de nossa autogestão.

Agradeço também ao Sindicato dos Bancários de Brasília, na figura do companheiro Eduardo Araújo, por mais uma vez ter patrocinado a confecção de alguns cadernos com os 37 boletins Prestando Contas Cassi, que nosso mandato produz para (in)formar associados, lideranças e entidades sobre os temas de gestão de saúde da Cassi. Cada Conselho de Usuários da Cassi recebeu um caderno com os boletins. Obrigado companheiros do Sindicato!

Por fim, na sexta-feira estivemos no seminário promovido pela Anabb, que reuniu dezenas de entidades e lideranças para unificar a luta em defesa das empresas públicas e estatais federais e suas autogestões em saúde porque há movimentações de órgãos do governo federal que ameaçam e colocam em risco de existência as entidades de saúde dos trabalhadores dessas empresas. Parabenizo mais uma vez a direção da Anabb por essa iniciativa e nos colocamos a disposição para somar esforços nessa luta.

Em nossa exposição, reforcei minha sugestão em se organizar um encontro nacional de saúde e previdência para despertar nos trabalhadores e suas lideranças e entidades a disposição pela luta e defesa nessa temática, porque é muito sério o risco colocado a nós neste momento e as pessoas estão "pescadas" pelos meios de manipulação de massa dos empresários golpistas, que financiaram o golpe e a destruição total dos direitos dos trabalhadores e extermínio do patrimônio público brasileiro. É hora de reaproximar os segmentos de trabalhadores de suas entidades e unificar a luta pela nossa existência.

Preciso descansar um pouco neste fim de semana porque terei uma semana tão intensa quanto esta a partir de segunda-feira. Finalizo agradecendo mais uma vez ao corpo de funcionários da Cassi por toda a dedicação desses trabalhadores à nós associados e à nossa Caixa de Assistência. Tenho muito respeito por vocês, colegas, e vamos seguir fazendo o que estiver ao nosso alcance para valorizar a dedicação de vocês.

Abraços,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

Nenhum comentário: