Páginas

19.4.16

Eleições - Opinião e agenda do Diretor de Saúde da Cassi



Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,


Eleições Cassi – a importância da participação massiva dos associados

As eleições em nossa Caixa de Assistência seguem até a próxima sexta, 22 de abril. Poucas entidades associativas no Brasil e no mundo têm uma população de 174 mil participantes aptos a votarem e escolherem parte da direção de sua entidade, ainda mais considerando que a Cassi é a maior autogestão do país, no modelo de governança paritária entre o patrocinador patrão, o Banco do Brasil, e o patrocinador Corpo Social, associados da ativa e aposentados.

Estamos vivendo um momento muito duro para a jovem democracia brasileira, pois há um processo de impeachment em andamento no Congresso Nacional marcado, no mínimo, por forte dissenso na sociedade brasileira e nas mais diversas entidades representativas e de classe.

Sou Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi, eleito pelos associados em 2014. Fizemos uma campanha resgatando a importância da participação social em nossa autogestão em saúde. Tenho feito um mandato fortemente focado no aumento do espírito de pertencimento e no aumento da participação de todos os segmentos da comunidade Banco do Brasil no dia a dia da Cassi e nos destinos de nossa entidade de saúde.

As eleições 2016 vão até a próxima sexta-feira 22 e até o momento votaram 70 mil associados da ativa (69% do público) e 17 mil associados aposentados (24%), ou seja, temos mais de 30 mil bancários da ativa e 56 mil aposentados que não se manifestaram ainda na eleição da entidade de saúde que vai cuidar da saúde deles e dos familiares nas próximas décadas.

Colegas, participem e votem na eleição da Cassi até o próximo dia 22/4. Fortaleçam a nossa Caixa de Assistência e participem de forma vigorosa do destino da Cassi.

APOIO E PEÇO O VOTO NA CHAPA 2 JUNTOS PELA CASSI

Já me manifestei que sou eleitor e defendo a Chapa 2 Juntos pela Cassi por entender que é a composição de lideranças mais habilitada e com melhores perspectivas de enfrentamento às grandes dificuldades que teremos no próximo período para manter os direitos em saúde de nossos associados da ativa e aposentados.

A Chapa 2 é composta por lideranças que atuam na área de saúde e nos Conselhos de Usuários da Cassi, são bancários do Banco do Brasil eleitos em suas bases pelos trabalhadores para atuarem em entidades sindicais e têm forte representatividade em seus estados. Os principais sindicatos de bancários do país serão fundamentais para mobilizarem e fazerem o enfrentamento ao patrocinador Banco do Brasil, no que diz respeito ao déficit do Plano de Associados.

Ao longo de nossa história de luta dos bancários, foram os sindicatos que sempre nos defenderam em períodos de graves crises políticas e econômicas, e não teremos vida fácil com as crises atuais, tanto no setor saúde e na Cassi, como em nosso país.

Abraços a tod@s e vamos votar até sexta 22.

William Mendes

Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito)


AGENDA DO DIRETOR DE SAÚDE

Nossa semana de trabalho começou no sábado passado. Por causa da pauta gigante da reunião semanal de Diretoria Executiva desta terça-feira 19, foi necessário que eu passasse algumas horas do sábado e algumas horas do domingo estudando a pauta da reunião.

As pautas gigantes da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal se transformaram numa realidade provisória e não ideal de gestão desde a não aprovação de orçamento anual na entidade por causa da questão do equilíbrio do Plano de Associados. Os órgãos de governança na entidade (gestão compartilhada entre Banco e Corpo Social) passaram a ter um controle mais forte sobre as despesas e investimentos no dia a dia da administração desde o início de 2015.

SEGUNDA 18

O dia de trabalho foi em Ribeirão Preto, onde reinauguramos a CliniCassi. Aproveitamos a ida à região para conversarmos com as lideranças locais e fizemos reunião de gestão com os funcionários da Cassi.

Leia AQUI matéria a respeito.

Foi um dia de trabalho que começou às 4h da manhã quando saí de casa e terminou à 1h da manhã de terça, quando cheguei do compromisso em Ribeirão Preto (SP).

TERÇA 19

Dia de reunião da Diretoria Executiva da Cassi.

QUARTA 20

Dia de trabalho interno na sede da Cassi em Brasília.

QUINTA 21

Feriado.

SEXTA 22

Dia de trabalho interno na sede da Cassi em Brasília.


Post Scriptum (22:05h de terça 19):

Fim do dia de trabalho por volta das 20:30h desta terça. Somando o dia de ontem e o de hoje, trabalhei cerca de trinta e poucas horas pela nossa querida Cassi. Estou bem cansado. Amanhã tem mais.

Se eu pudesse falar com milhões de pessoas, como os golpistas donos dos meios de comunicação do P.I.G. (donos da Globo e demais pulhas), eu não usaria dessas ferramentas para manipular pessoas, para alimentar o ódio entre um mesmo povo, para construir mentiras contra pessoas e instituições sociais. Mas eu não tenho ferramenta de comunicação que fale a milhões de pessoas. Eu tenho um blog que fala com algumas dezenas de pessoas.

Eu deixo uma mensagem para esses leitores pacientes e generosos que nos acompanham: vamos seguir firmes lutando pelo nosso lado, o lado da classe trabalhadora, o lado das pessoas menos privilegiadas e despossuídas de riquezas, para as pessoas que vivem da venda de sua força de trabalho.

Não acho que valeria a pena viver alheio à injustiça social, eu nunca soube ficar quieto ou calado às injustiças praticadas ao meu redor.

Boa noite a vocês que leram essas palavras. Atuo com toda a minha ética e energia por cada um de vocês.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito)
Cidadão brasileiro bancário do BB desde 1992

Post Scriptum (19:15h de quarta 20):

Esta quarta foi de trabalho na sede da nossa Caixa de Assistência. Fizemos reunião com os funcionários da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, para atualizá-los sobre questões relativas à Cassi e para ouvir sugestões e tirar dúvidas dos nossos trabalhadores.

Também finalizamos debates e decisões de temas debatidos na pauta desta semana da Diretoria Executiva.

Bom feriado a tod@s nesta quinta.

William

Na sede da Cassi em Brasília nesta sexta, 22 de abril.

Post Scriptum (14:15 de sexta 22):

Nesta sexta, tivemos uma reunião de Diretoria Executiva para apresentação e debates sobre estudos internos inerentes à nossa Caixa de Assistência.

Cada dia de trabalho, de estudo sobre a Cassi e sobre o setor saúde, sobre estudos de sustentabilidade na área da saúde, enfim, me convencem e me dão certezas sobre o quanto estamos corretos em seguir defendendo o avanço no modelo de Atenção Integral e na Estratégia Saúde da Família (ESF) como Diretor de Saúde e Rede de Atendimento, eleito pelos associados nesta autogestão em saúde, e responsável por cuidar de mais de 700 mil vidas dos planos administrados pela Cassi.

Mas tenho dito que eu preciso de recursos para ampliar a cobertura do modelo porque nossas equipes administrativas e de saúde já dão o máximo de si e estamos no limite da capacidade instalada para cuidar de um determinado número de participantes em todo o país.

Temos feito um mandato desde o primeiro dia (junho/2014) baseado em priorizar os debates com o Corpo Social e suas representações, e com o Banco e seus indicados na gestão, explicando a importância do modelo assistencial da Cassi ser estendido para o conjunto dos associados como melhor perspectiva de alcançar a sustentabilidade ao longo do tempo cuidando de sua população com promoção de saúde e prevenção de doenças para melhor uso dos recursos arrecadados nos dois planos, o dos funcionários em parceria com o banco e o Cassi Família, para os familiares até 3º grau.

Seguiremos nos próximos anos muito focados neste trabalho que estamos fazendo em benefício dos associados e da Cassi, dando maior pertencimento e lutando por maior participação social e informação qualificada em saúde para também contribuir com educação em saúde a uma população cuidada.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento

Nenhum comentário: