Páginas

8.7.12

11º Congresso da CUT começa nesta segunda e define plano de lutas




A CUT realizará na próxima semana o 11º Congresso Nacional (Concut). Entre os dias 9 e 13 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, cerca de 2.500 dirigentes sindicais de todo o país vão debater e definir as estratégias e ações do próximo período, além de eleger a nova diretoria da entidade para o triênio 2012/2015.

O 11º Concut será um dos maiores congressos realizados pela Central nestes 28 anos de existência e contará com número expressivo de participantes, que terão a responsabilidade de elaborar propostas sobre o modelo de país que os trabalhadores desejam para as próximas décadas.

O seminário Internacional "Os Desafios dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Enfrentamento da Crise" dará início ao 11º Concut e contará com a participação do professor Vladimir Safatle, além de sindicalistas internacionais.

A solenidade de abertura, prevista para a noite da segunda-feira 9, contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Maior central

A CUT é hoje a maior central sindical do Brasil e da América Latina, além da 5ª maior do mundo, com 3.438 entidades filiadas - entre sindicatos, federações e confederações -, 7.464.846 trabalhadores associados e 22.034.145 trabalhadores na base de todos os ramos de atividade econômica do país.

Segundo levantamento feito pelo Ministério do Trabalho, a CUT representa, oficialmente, 46,6% dos trabalhadores associados a sindicatos filiados às centrais sindicais. Isso porque existem muitos sindicatos que ainda não são reconhecidos pelo MT. A segunda colocada tem 13% de representatividade.

Além disso, a CUT está organizada nos 26 estados e no Distrito Federal, por intermédio das CUT's Estaduais. No caso da CUT São Paulo, existe ainda mais 17 subsedes espalhadas por todo o estado.

História

A CUT foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). Mais de cinco mil trabalhadores ocupavam o galpão da extinta companhia cinematográfica Vera Cruz, marcando um capítulo importante da história.

Consolidava-se, naquele momento, a organização da classe trabalhadora na luta pela construção de uma sociedade livre, justa e igualitária, reflexo do momento de efervescência vivido pelos militantes em meio à luta pelo fim da ditadura.

A CUT nascia com o objetivo de solidificar um sindicalismo organizado a partir do local de trabalho, desde o sindicato de base até o conjunto da classe, como instrumento de organização e luta dos trabalhadores na sociedade. Daí a necessidade de romper e combater a estrutura sindical oficial e, com isso, avançar para democratizar as relações de trabalho.

Estes princípios norteiam até hoje a atuação e a luta da Central, que terá como tema neste 11º Concut o tema "Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as Relações de Trabalho para Garantir e Ampliar Direitos".

Seminário Internacional

"Os Desafios dos Trabalhadores e Trabalhadoras no enfrentamento da crise"

10h - Abertura

- Artur Henrique - Presidente da CUT

- João Antonio Felício - Secretário de Relações Internacionais

- Hassan Yusuff - Presidente da CSA (Central Sindical das Américas),

10h30 - Mesa: Liberdade e Autonomia: fortalecendo a organização sindical

Debatedores:

- Michael Sommer: Presidente da CSI-ITUC (Central Sindical Internacional)

- Cathy Feingold - Diretora do Departº de Relações Internacionais da AFL-CIO

- Rafael Freire - Sec. de Política Econômica e Desenv. Sustentável - CSA

- Carmem Benitez - ACTRAV/OIT

- Artur Henrique da Silva Santos - Presidente da CUT

Mediadora: Rosane Silva - Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT

14h - Mesa: "As várias faces da crise"

Debatedores:

- Vladimir Safatle - Filósofo, professor Doutor da USP

- Victor Baez - Secretário Geral da CSA

- Roland Schneider - Assessor Político Senior da Trade Union Advisory Committee (TUAC), Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) in Paris.

Mediador: João Antonio Felício - Secretário de Relações Internacionais da CUT


Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo e CUT

Nenhum comentário: